Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Chegou: atualize agora para o novo Ubuntu 23.10 que vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5

Agora é oficial: já está disponível para baixar ou atualizar o novo Ubuntu 23.10. Esta versão vem repleta de novos recursos, entre eles, a opção de instalação de desktop ZFS e o kernel Linux 6.5. O Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” agora está oficialmente disponível para download como a versão mais recente (não LTS) do Ubuntu Linux com uma variedade de pacotes atualizados, melhorias contínuas no instalador de desktop e outros refinamentos antes do ciclo Ubuntu 24.04 LTS. Esta versão vem com suporte para placas Raspberry Pi 5 e SiFive HiFive Pro P550, PHP 8.2, GCC 13 e muito mais. Portanto, atualize para o novo Ubuntu 23.10 que chegou e vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5.

O Ubuntu 23.10 traz muitas melhorias, incluindo a restauração do suporte do sistema de arquivos raiz ZFS para o novo instalador de desktop, o desktop GNOME 45 por padrão e todas as inovações lá, o compilador GCC 13 é o padrão para todo o sistema, o Mesa 23.2 está fornecendo o mais novo open -source drivers gráficos e Linux 6.5 alimentam o Ubuntu 23.10. Com o Linux 6.5 vem o uso do AMD P-State por padrão em sistemas Ryzen, muitas melhorias no driver gráfico do kernel e inúmeras outras melhorias desde o Linux 6.2, conforme encontrado no Ubuntu 23.04.

Chegou: atualize agora para o novo Ubuntu 23.10 que vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5

Para aqueles que não aderem aos lançamentos do Ubuntu LTS, o Ubuntu 23.10 é uma ótima atualização graças ao kernel mais recente e inúmeras outras atualizações de pacotes. O Ubuntu 23.10 tem funcionado muito bem nos muitos sistemas de teste em que experimentei até agora.

Ubuntu 23.10 é alimentado pela mais recente série de kernel Linux 6.5 , que foi aprimorada para Ubuntu Desktop e Server com módulos compactados zstd para acelerar o tempo de inicialização, novo conjunto de patches Apparmor / Stacking LSM, conjunto de patches shiftfs atualizado, suporte para montagens Ceph mapeadas por id , recuperação de página LRU multigeração habilitada por padrão e ajustes .config orientados para desktop para o tipo de kernel de baixa latência.

Ele também apresenta a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 , que vem com novos recursos como um novo indicador de atividades, um novo indicador de câmera, uma nova configuração rápida para alterar a luz de fundo do teclado, configurações muito melhoradas e renovadas e aplicativos de gerenciamento de arquivos Nautilus, e muitas outras mudanças.

Alguns dos aplicativos Snap padrão receberam melhorias de desempenho, como o Firefox Snap, que agora vem com o modo Wayland nativo habilitado por padrão ao usar a sessão Wayland para uma experiência de navegação mais rápida.

O Ubuntu Desktop Installer também foi atualizado com uma opção experimental de instalação ZFS on Root e instalação mínima como opção de instalação padrão. Outro recurso experimental introduzido no Ubuntu 23.10 é o suporte para desbloquear instalações criptografadas de disco completo sem digitar uma senha em dispositivos compatíveis com TPM 2.0.

Mais segurança

Para melhorar a segurança geral do Ubuntu por padrão, o kernel do Mantic Minutaur foi ajustado para exigir que os programas tenham um perfil AppArmor para usar namespaces de usuários sem privilégios. Essa alteração foi feita para mitigar a maior superfície de ataque apresentada por namespaces de usuários sem privilégios.

“Nesta versão, elevamos o nível do que significa segurança por padrão para o Ubuntu e preparamos o cenário para nossa próxima versão com suporte de longo prazo.” disse Oliver Smith, gerente sênior de produtos Ubuntu da Canonical. “Estamos entusiasmados para que os usuários testem nosso armazenamento de chave de criptografia de disco apoiado por hardware no Ubuntu Desktop, juntamente com o novo App Center, que torna mais fácil do que nunca encontrar o software que você precisa.”
Além disso, o Ubuntu 23.10 traz uma App Store totalmente nova chamada “App Center” escrita no Flutter SDK do Google, assim como o Ubuntu Desktop Installer , que substitui a Snap Store anterior. A nova App Store oferece acesso total a todos os aplicativos Snap da Canonical, mas também suporta o formato de pacote DEB.

Outras mudanças incluem Netplan como back-end de armazenamento de configurações padrão para NetworkManager, aplicativo GNOME Clocks pré-instalado, um novo aplicativo autônomo de atualização de firmware para atualizar o firmware do seu dispositivo rapidamente, suporte para placas Raspberry Pi 5 e SiFive HiFive Pro P550 e certificado de máquina suporte de registro automático dos Serviços de Certificados do Active Directory.

Mais novidades

Por outro lado, o Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) usa GCC 13 como instalador de sistema padrão, GNU Binutils 2.41, PHP 8.2, GNU C Library (glibc) 2.38, Go 1.20, LLVM 17 e muitas das mais recentes tecnologias GNU/Linux.

Os sabores oficiais do Ubuntu também vêm com ambientes de desktop atualizados, incluindo KDE Plasma 5.27 LTS para Kubuntu e Ubuntu Studio, LXQt 1.3.0 para Lubuntu, Cinnamon 5.8 para Ubuntu Cinnamon e Budgie 10.8 para Ubuntu Budgie.

Aqueles que desejam baixar o Ubuntu 23.10 para experimentar podem obter os novos ISOs em releases.ubuntu.com.

Via

O post Chegou: atualize agora para o novo Ubuntu 23.10 que vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Chegou: atualize agora para o novo Ubuntu 23.10 que vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×