Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tudo sobre o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur

O Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo, tanto em computadores pessoais quanto em servidores, dispositivos móveis e na nuvem. O Ubuntu é conhecido por sua facilidade de uso, segurança, estabilidade e comunidade ativa de desenvolvedores e usuários. Além disso, temos uma lista com as melhores distribuições Linux para iniciantes.

O Ubuntu tem um ciclo de lançamento semestral, ou seja, a cada seis meses uma Nova versão do sistema é lançada com novos recursos, melhorias e correções de bugs. As versões do Ubuntu são identificadas por um número composto pelo ano e pelo mês do lançamento, seguido por um nome-código formado por um adjetivo e um animal, ambos iniciados pela mesma letra.

A próxima versão do Ubuntu será a 23.10, que tem o nome-código de Mantic Minotaur, ou Minotauro Mágico em português. O Mantic Minotaur está previsto para ser lançado no dia 12 de outubro de 2023, e trará uma série de novidades e mudanças para os usuários do Ubuntu. Neste post, vamos destacar algumas das principais alterações esperadas para o Ubuntu 23.10.

Nova loja de aplicativos baseada em Flutter

Uma das mudanças mais visíveis no Ubuntu 23.10 será a nova loja de Aplicativos, que será baseada no Flutter, um framework de desenvolvimento de interfaces gráficas criado pelo Google. O Flutter permite criar aplicativos bonitos, rápidos e responsivos para diversas plataformas, incluindo Linux.

A nova loja de aplicativos do Ubuntu terá um layout mais limpo e moderno, com uma melhor funcionalidade de busca, uma melhor visualização dos aplicativos e a capacidade de alternar entre pacotes Snap e Debian. Os pacotes Snap são um formato de distribuição de software criado pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, que permite instalar aplicativos isolados e atualizados automaticamente. Os pacotes Debian são o formato tradicional de distribuição de software no Ubuntu e em outras distribuições baseadas em Debian.

A nova loja de aplicativos não vai substituir a antiga loja de aplicativos, chamada de Ubuntu Software ou GNOME Software, mas sim se apresentar como uma evolução das lojas de software no Ubuntu. A nova loja de aplicativos já está disponível nas versões diárias do Ubuntu 23.10 para quem quiser testar.

Mudanças importantes nos PPAs

Outra mudança significativa no Ubuntu 23.10 será a forma como os PPAs (Personal Package Archives) serão gerenciados. Os PPAs são repositórios de software mantidos por desenvolvedores independentes ou comunidades que permitem instalar aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Os PPAs serão agora gerenciados por arquivos .sources formatados em deb822, onde as chaves GPG são diretamente integradas no mesmo arquivo, eliminando o antigo método de arquivos .list, aumentando a segurança dos PPAs. As chaves GPG são usadas para verificar a autenticidade e a integridade dos pacotes instalados pelos PPAs.

Essa mudança vai facilitar a adição e a remoção dos PPAs no Ubuntu, além de evitar possíveis conflitos ou erros nos repositórios de software.

Kernel Linux 6.5

O kernel Linux é o núcleo do sistema operacional, responsável por gerenciar os recursos do hardware e fornecer uma camada de abstração para os programas. O kernel Linux está em constante desenvolvimento e evolução, trazendo novas funcionalidades, melhorias de desempenho e correções de segurança.

O Ubuntu 23.10 vai utilizar o kernel Linux 6.5, que é a versão mais recente do kernel lançada em setembro de 2023. O kernel Linux 6.5 vai trazer uma variedade de melhorias críticas para o Ubuntu, tais como:

  • Suporte ao MIDI 2.0, o novo padrão de comunicação musical que permite maior expressividade, resolução e compatibilidade entre dispositivos musicais.
  • Suporte aprimorado ao Rust, uma linguagem de programação moderna e segura que pode ser usada para desenvolver módulos do kernel.
  • Suporte ao ACPI em RISC-V, uma arquitetura de processadores de código aberto que promete maior eficiência energética e desempenho.
  • Melhorias para a arquitetura Loongarch, uma arquitetura de processadores desenvolvida na China que visa reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras.
  • Suporte à interface “Topology Aware Register and PM Capsule” da Intel, que oferece melhores recursos de gerenciamento de energia.
  • E muito mais.

GNOME 45

O GNOME é o ambiente gráfico padrão do Ubuntu, que oferece uma interface intuitiva, elegante e funcional para os usuários. O GNOME também está em constante desenvolvimento e evolução, trazendo novos recursos, melhorias e correções de bugs.

O Ubuntu 23.10 vai utilizar o GNOME 45, que é a versão mais recente do ambiente gráfico lançada em setembro de 2023. O GNOME 45 vai introduzir uma série de novidades e mudanças para os usuários do Ubuntu, tais como:

  • Novos aplicativos padrão, como um novo aplicativo de webcam e um novo visualizador de imagens.
  • Um retorno ao antigo aplicativo de terminal, que foi substituído pelo GNOME Terminal no GNOME 44.
  • Melhorias na escala fracionária, que permite ajustar o tamanho dos elementos da interface para telas de alta resolução.
  • Um novo indicador de áreas de trabalho no canto superior esquerdo, que substitui o botão “Atividades” e mostra o número e a disposição das áreas de trabalho virtuais.
  • Uma busca mais rápida na visão geral de aplicativos, que permite encontrar e abrir aplicativos com mais agilidade.
  • Um indicador de uso da câmera, que mostra quando um aplicativo está acessando a webcam do usuário.
  • Novos estilos de aplicativos, que seguem o padrão do GNOME 40 e usam cantos arredondados e barras de título integradas.
  • Inúmeras melhorias no gerenciador de arquivos, que incluem uma nova barra lateral, uma nova barra de caminho, uma nova barra de pesquisa, uma nova visualização em grade e novas opções de ordenação e filtragem.

Extensão Ubuntu Tiling Assistant

O Ubuntu 23.10 também vai introduzir uma nova extensão do sistema chamada Ubuntu Tiling Assistant, que oferece recursos de organização e agrupamento de janelas. A extensão permite dividir a tela em metades ou quartos e encaixar as janelas nessas áreas, tanto arrastando com o mouse quanto usando atalhos de teclado. A extensão também permite criar grupos de janelas que se movem e redimensionam juntas, facilitando a multitarefa no Ubuntu.

Instalação mínima padrão

Uma mudança controversa no Ubuntu 23.10 será a escolha da instalação mínima como padrão no instalador do sistema. A instalação mínima exclui vários aplicativos que normalmente vêm pré-instalados no Ubuntu, como o LibreOffice, o Thunderbird, o Rhythmbox e outros. A ideia é reduzir o tamanho da imagem ISO do Ubuntu, que vem crescendo a cada lançamento e já ultrapassa os 4 GB.

No entanto, os usuários ainda poderão optar pela instalação completa, que inclui todos os aplicativos padrão do Ubuntu, bastando marcar uma caixa no instalador. Além disso, os aplicativos excluídos na instalação mínima poderão ser instalados posteriormente pela loja de aplicativos ou pelo gerenciador de pacotes.

O post Tudo sobre o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Tudo sobre o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×