Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 40 anos do Projeto GNU

Pare um instante para pensar como seria o mundo da tecnologia sem a existência do Projeto Gnu ou da Linux Foundation. Os dois representam um grande marco para o Software Livre e código aberto em um mundo praticamente comandado pela tecnologia. Nesta semana, comemorou-se o 40º aniversário do sistema operacional GNU, e vários de seus usuários reuniram-se ao redor do mundo para celebrar a data especial.

GNU é um sistema operacional de código aberto semelhante ao Unix, criado em 1983 por Richard Stallman. Em 2019, após a controvérsia em torno das declarações que ele fez sobre Jeffrey Epstein e acusações de assédio sexual no passado, muitos membros do projeto GNU pressionaram por sua remoção do cargo de chefe do projeto, embora ele tenha finalmente permanecido a bordo. Ele deixou seu cargo no MIT e na Free Software Foundation (FSF), mas retornou à FSF em 2021.

O GNU é mantido e apoiado pela FSF, que foi fundada principalmente em torno do projeto, embora hoje tenha crescido para apoiar outros projetos de software livre.

“Quando olhamos para trás, para a história do movimento do software livre – ou para a ideia de que os usuários deveriam ter o controle de sua própria computação – tudo começa com o GNU”, disse Zoë Kooyman, diretora executiva da FSF. “O Sistema GNU não é apenas o sistema operacional mais utilizado baseado em software livre. O GNU também está no centro de uma filosofia que tem guiado o movimento do software livre há quarenta anos.”

Os 40 anos do Projeto GNU

O sistema operacional é fundamental para a Internet como a conhecemos hoje, pois atualmente alimenta milhões de servidores, desktops e outros dispositivos de computação incorporados, explicou a FSF.

De acordo com a FSF, o GNU foi pioneiro no conceito de “copyleft”, que exige que trabalhos derivados de um software incluam os mesmos direitos. Desde então, a Licença Pública Geral GNU (GPL) se tornou uma das licenças de código aberto mais populares e houve três iterações principais dela.

“O objetivo do GNU era dar liberdade aos usuários, não apenas ser popular. Portanto, precisávamos usar termos de distribuição que impedissem que o software GNU fosse transformado em software proprietário. O método que usamos é chamado de ‘copyleft’”, escreveu Stallman em um post.

Uma retrospectiva dos 40 anos do GNU e da Free Software Foundation

Quando o Linux surgiu, quase 10 anos depois, foi lançado sob a GNU GPL. Outros projetos de código aberto com GNU GPL incluem Ansible, Drupal, Git e WordPress.

“Esperamos que o quadragésimo aniversário inspire hackers, antigos e novos, a se juntarem ao GNU em seu objetivo de criar, melhorar e compartilhar software livre em todo o mundo. O software está controlando nosso mundo atualmente, e o GNU é uma crítica e uma solução para o status quo que precisamos desesperadamente para que nossa tecnologia não nos controle”, disse Kooyman.

Fonte

O post Os 40 anos do Projeto GNU apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Os 40 anos do Projeto GNU

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×