Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Distribuição Porteus Linux 5.01 baseado em Slackware chega com Linux Kernel 6.5

A distribuição Porteus Linux 5.01 baseado em Slackware chega com Linux Kernel 6.5 e outras novidades. Esta versão também vem com o ambiente de desktop LXQt 1.3 mais recente e um novo script para converter módulos xz em zstd.

A equipe do Porteus Linux anunciou o lançamento e disponibilidade geral do Porteus Linux 5.01 como uma pequena atualização do lançamento do Porteus 5.0 do ano passado desta distribuição portátil GNU/Linux baseada no Slackware Linux.

Baseado nos repositórios do Slackware 15.0 dos patches do Slackware-15.0 de 21 de setembro de 2023, o Porteus 5.01 recebeu um grande aumento no kernel em comparação com o Porteus 5.0 , que era alimentado pelo kernel Linux 5.18, ou seja, o melhor e mais recente kernel Linux 6.5 . Isso fornecerá aos usuários que desejam instalar o Porteus em dispositivos mais recentes melhor suporte de hardware.

Porteus 5.01 também vem com um novo script chamado convertz para permitir a conversão de uma pasta de módulos compactados xz em módulos compactados zstd para aumentar o desempenho, módulos de driver NVIDIA 535 e 470 pré-construídos com suporte multilib e um novo tema inicial de inicialização.

Distribuição Porteus Linux 5.01 baseado em Slackware chega com Linux Kernel 6.5

Assim como o Porteus 5.0, a versão Porteus 5.01 está disponível em oito versões de desktop com ambientes gráficos KDE Plasma, GNOME, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt, LXDE e Openbox. No entanto, apenas a variante LXQt foi atualizada para a versão mais recente do LXQt 1.3.

Os demais sabores permanecem com suas versões de alguns anos atrás e receberam apenas pequenas alterações na interface. Estes incluem GNOME 41.5, Cinnamon 5.2.7, MATE 1.26, Xfce 4.16, bem como KDE Plasma 5.23.5, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.90 e KDE Gear 21.12.1.

Nos bastidores, o BusyBox foi atualizado da versão 1.35 para 1.36.1, junto com as outras libs e bins, o binário estático SysVinit foi atualizado para a versão 3.07, junto com o pacote Slackware correspondente para corresponder, e a pilha xcb-util foi movido para 002-xorg para suporte ao VirtualBox e para fornecer um uso mais integrado do módulo Qt5 com ambientes de desktop não-Qt.

Por último, mas não menos importante, Porteus 5.01 inclui o mais recente reprodutor de mídia MPV 0.36.0 e documentação atualizada de perguntas frequentes integradas sobre gerenciamento de pacotes.

Porteus Linux 5.01 está disponível para download agora mesmo no site oficial. Sete dos oito sabores disponíveis também são suportados em computadores mais antigos de 32 bits (i586).

9to5Linux

O post Distribuição Porteus Linux 5.01 baseado em Slackware chega com Linux Kernel 6.5 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Distribuição Porteus Linux 5.01 baseado em Slackware chega com Linux Kernel 6.5

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×