Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como evitar um ataque de Ransomware?

Ransomware é um tipo de software malicioso que emprega criptografia para manter as informações da vítima em resgate. O hacker usa o Ransomware para criptografar os dados essenciais de um usuário ou organização para que eles não possam acessar arquivos, bancos de dados ou aplicativos. Um resgate é então exigido para fornecer acesso. É uma ameaça crescente, que gera bilhões de dólares em pagamentos para criminosos cibernéticos e causa danos e despesas significativas para empresas e organizações governamentais.

Mas como se proteger de um ataque de ransomware? Neste post, vamos apresentar algumas dicas práticas para evitar que Seus Dados sejam sequestrados por hackers mal-intencionados.

1. Faça backup de seus dados

Se você obtiver um ransomware, deverá desconectar imediatamente todos os dispositivos infectados de suas redes para evitar que ele se espalhe. Isso significa que você terá seus arquivos bloqueados pelo ransomware e não poderá mover os arquivos infectados. Portanto, é fundamental que você sempre tenha cópias de backup dos arquivos, de preferência na nuvem e em um disco rígido externo. Dessa forma, se você pegar uma infecção de ransomware, poderá limpar seu computador ou dispositivo e reinstalar seus arquivos do backup. Os backups protegem seus dados e você não ficará tentado a recompensar os autores do malware pagando um resgate. Os backups não impedem o ransomware, mas podem atenuar os riscos.

2. Altere suas credenciais

Se você descobrir que um vazamento de dados ou um ataque de ransomware comprometeu uma empresa com a qual interagiu, aja imediatamente e altere as senhas de todas as suas contas. Isso pode impedir que os hackers usem suas informações pessoais para acessar outros serviços ou plataformas online. Além disso, use senhas fortes e únicas para cada conta, evitando repetir as mesmas combinações em diferentes sites. Você também pode usar um gerenciador de senhas para criar e armazenar senhas seguras sem precisar memorizá-las.

Evite clicar em links em mensagens de spam ou em sites desconhecidos. Se você clicar em links maliciosos, um download automático pode ser iniciado, levando à infecção do seu computador. Além disso, verifique sempre o endereço do site antes de acessá-lo, pois os hackers podem usar domínios falsos ou similares aos originais para enganar os usuários. Se o site não tiver um certificado SSL (indicado pelo cadeado verde na barra de endereços), não insira nenhuma informação pessoal ou financeira nele.

4. Não abra anexos de e-mail suspeitos

O ransomware também pode entrar em seu dispositivo por meio de anexos de e-mail. Evite abrir qualquer anexo de aparência duvidosa, especialmente se vier de uma fonte desconhecida ou não solicitada. Os hackers podem usar técnicas de phishing para enviar e-mails falsos que parecem vir de instituições legítimas, como bancos, empresas ou órgãos governamentais, mas que na verdade contêm arquivos maliciosos. Se você receber um e-mail suspeito, não responda nem clique em nenhum link ou botão nele. Em vez disso, entre em contato diretamente com a entidade supostamente responsável pelo e-mail para confirmar sua autenticidade.

5. Mantenha seu software atualizado

Uma das formas mais comuns de os hackers explorarem as vulnerabilidades dos sistemas é por meio de softwares desatualizados. Se o seu dispositivo tem software desatualizado, os navegadores e/ou sistemas operacionais não recebem mais patches de segurança, o que facilita a infiltração de malware. Por isso, é importante manter seu software sempre atualizado com as versões mais recentes disponíveis pelos desenvolvedores. Você pode configurar as atualizações automáticas ou verificar manualmente se há atualizações disponíveis regularmente.

6. Use um software de segurança

Uma das melhores formas de se proteger contra o ransomware é usar um software de segurança confiável, como um antivírus ou uma ferramenta anti-ransomware. Esses programas podem detectar e bloquear tentativas de infecção, bem como remover qualquer malware que já esteja em seu dispositivo. Além disso, eles podem realizar uma verificação de vulnerabilidades, que pode corrigir possíveis brechas de segurança no sistema operacional ou nos programas instalados no computador. Ao usar um software de segurança, você pode evitar uma situação em que tenha que pagar valores exorbitantes para a possível liberação de seus dados.

Como evitar um ataque de Ransomware em sistemas Linux?

Ransomware é um tipo de malware que criptografa os dados ou bloqueia o sistema operacional de um dispositivo, seja ele um computador, um servidor ou um smartphone, e exige um pagamento para liberá-los. É uma forma de extorsão digital que pode causar prejuízos financeiros, operacionais e reputacionais para as vítimas.

Quais são os sintomas de um ataque de ransomware? Alguns sinais que podem indicar que seu sistema Linux foi infectado por ransomware são:

  • Arquivos com nomes ou extensões alterados, como .lilocked, .encrypted, .locked, etc.
  • Mensagens de erro ao tentar abrir ou executar arquivos, ou programas.
  • Notas de resgate em arquivos de texto, imagens ou páginas da web, com instruções para pagar uma quantia em criptomoedas para obter a chave de descriptografia.
  • Lentidão, travamento ou comportamento anormal do sistema operacional, ou dos aplicativos.
  • Aumento do tráfego de rede ou da atividade do disco rígido.

Para evitar ser vítima de um ataque de ransomware em sistemas Linux, é preciso adotar algumas medidas preventivas, como:

  • Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados com as últimas correções de segurança, que podem fechar as brechas que os cibercriminosos usam para invadir os dispositivos.
  • Fazer backup regularmente dos dados importantes em um dispositivo externo ou na nuvem, para poder restaurá-los em caso de criptografia ou perda.
  • Usar um antivírus ou antimalware de qualidade, que possa detectar e bloquear tentativas de infecção por ransomware ou outros tipos de malware.
  • Evitar clicar em links suspeitos ou abrir anexos não solicitados em e-mails, mensagens ou sites, pois eles podem conter códigos maliciosos que iniciam o download do ransomware.
  • Não divulgar informações pessoais ou confidenciais para fontes não confiáveis, que podem usar esses dados para personalizar ataques de phishing ou extorsão.
  • Monitorar o acesso de terceiros ao servidor, restringindo as permissões e os privilégios de acordo com a necessidade de cada usuário ou serviço.
  • Oferecer treinamento para os funcionários ou usuários do sistema Linux, para que eles saibam como se proteger e como agir em caso de um ataque de ransomware.

Seguindo essas dicas, você pode reduzir as chances de ser alvo de um ataque de ransomware em sistemas Linux e manter seus dados e seu sistema seguros.

O post Como evitar um ataque de Ransomware? apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Como evitar um ataque de Ransomware?

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×