Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto

Valve é uma Das Maiores Colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto. Isso não deveria ser nenhuma surpresa para entusiastas dedicados de código aberto/Linux, mas a Valve, com seu trabalho no Steam Deck e no SteamOS, tem levantado o ecossistema de código aberto como um todo. Uma palestra esta semana no Open-Source Summit da Linux Foundation Europe destacou algumas das grandes e contínuas contribuições da Valve e seus parceiros.

Alberto Garcia, da empresa de consultoria de código aberto Igalia, que continua a colaborar com a Valve em algumas dessas melhorias no ecossistema Linux, falou longamente sobre como o SteamOS está contribuindo para o ecossistema Linux.

SteamOS é construído sobre Arch Linux com um espaço de usuário GNU e systemd, o modo desktop apresenta KDE Plasma para o qual a Valve financiou algumas melhorias lá, Steam Play/Proton da Valve que aproveita o Wine tem sido imensamente valioso para jogadores e entusiastas de Linux junto com relacionados projetos de código aberto como DXVK/VKD3D-Proton, e também há trabalhos que estão fazendo em torno do gerenciamento de cores/HDR da AMD. Os engenheiros da Igalia estiveram envolvidos com a Valve no trabalho de gerenciamento de cores da AMD, bem como em outras áreas, como a habilitação de novos recursos do kernel Linux para permitir melhor suporte ao Steam Play.

Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto

Enquanto isso, o elefante na sala são as inúmeras melhorias que os engenheiros da Valve fizeram nos drivers Mesa OpenGL e Vulkan, bem como nos componentes do driver gráfico do kernel. Não apenas aos drivers gráficos AMD para beneficiar o hardware do Steam Deck, mas também ao Zink OpenGL-on-Vulkan e outras infraestruturas comuns. Mas nesta área de suporte ao driver gráfico Linux, as contribuições da Valve e de seus parceiros têm sido incrivelmente benéficas para o ecossistema de desktop Linux, mesmo fora dos jogos.

Também houve outros esforços em que a Valve esteve envolvida, como a expansão do suporte a sistemas de arquivos que não diferenciam maiúsculas de minúsculas no Linux, vários outros recursos do kernel, seu compositor Gamescope Wayland, atualizações de software imutáveis e Flatpak. Igalia diz que faz parte da política da Valve “upstream tudo” em que estão trabalhando.

Portanto, para aqueles que questionam as contribuições da Valve para os ecossistemas Linux e de código aberto ou para ajudar a convencer amigos/colegas sobre o trabalho de software de código aberto da Valve, confira a apresentação OSS EU 2023 de Alberto Garcia para uma visão mais abrangente de todos os grandes produtos da Valve com as contribuições originais do SteamOS.

Fonte

O post Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×