Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Hackers Sandman miram em empresas de telecomunicações com novo malware LuaDream

Um grupo de hackers até então desconhecido, apelidado de Sandman, tem como alvo provedores de serviços de telecomunicações no Oriente Médio, Europa Ocidental e sul da Ásia, usando um malware modular para roubo de informações chamado LuaDream.

Esta atividade maliciosa foi descoberta pelo SentinelLabs em colaboração com a QGroup GmbH em agosto de 2023, que nomeou o ator da ameaça e o Malware com o nome interno do backdoor de cliente DreamLand.

Sandman miram em empresas de telecomunicações

O estilo operacional do Sandman é manter-se discreto para evitar a detecção enquanto realiza movimentos laterais e mantém acesso de longo prazo a sistemas violados para maximizar suas operações de ciberespionagem. O ator de ameaça Sandman tem como alvo provedores de serviços de telecomunicações nos subcontinentes do Oriente Médio, Europa Ocidental e sul da Ásia.

SentinelOne diz que o agente da ameaça primeiro obtém acesso a uma rede corporativa usando credenciais administrativas roubadas. Depois que a rede é violada, Sandman Foi Visto usando ataques “pass-the-hash” para autenticar servidores e serviços remotos, extraindo e reutilizando hashes NTLM armazenados na memória.

O relatório do SentinelLabs explica que, num caso, todas as estações de trabalho visadas pelos hackers foram atribuídas a pessoal gerencial, indicando o interesse do invasor em informações privilegiadas ou confidenciais.

Malware LuaDream

SandMan foi visto implantando um novo malware modular chamado ‘LuaDream’ em ataques usando sequestro de DLL em sistemas direcionados. O nome do malware vem do uso do compilador just-in-time LuaJIT para a linguagem de script Lua. O malware é usado para coletar dados e gerenciar plugins que ampliam sua funcionalidade, que são recebidos do servidor de comando e controle (C2) e executados localmente no sistema comprometido.

O desenvolvimento do malware parece estar ativo, com uma string de versão recuperada indicando o número de lançamento “12.0.2.5.23.29”, e os analistas viram sinais de logs e funções de teste já em junho de 2022. A preparação do LuaDream depende de um sofisticado processo de sete etapas na memória com o objetivo de evitar a detecção, iniciado pelo serviço Windows Fax ou Spooler, que executa o arquivo DLL malicioso.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

O SentinelLabs relata que os carimbos de data e hora nos arquivos DLL usados para sequestro de pedidos estão muito próximos dos ataques, o que pode indicar que eles foram criados de forma personalizada para invasões específicas. LuaDream é composto por 34 componentes, sendo 13 componentes principais e 21 de suporte, que utilizam o bytecode LuaJIT e a API do Windows por meio da biblioteca ffi. Os componentes principais lidam com as funções primárias do malware, como coleta de dados do sistema e do usuário, controle de plug-ins e comunicações C2, enquanto os componentes de suporte lidam com os aspectos técnicos, como fornecer bibliotecas Lua e definições de API do Windows.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Após a inicialização, LuaDream se conecta a um servidor C2 (via TCP, HTTPS, WebSocket ou QUIC) e envia as informações coletadas, incluindo versões de malware, endereços IP/MAC, detalhes do sistema operacional, etc.

Devido aos invasores implantarem plug-ins específicos por meio do LuaDream em cada ataque, o SentinelLabs não possui uma lista exaustiva de todos os plug-ins disponíveis.

No entanto, o relatório aponta um módulo chamado ‘cmd’, cujo nome sugere que ele fornece aos invasores capacidades de execução de comandos no dispositivo comprometido.

Sandman se junta a uma lista crescente de invasores avançados que visam empresas de telecomunicações para espionagem, usando backdoors furtivos exclusivos que são difíceis de detectar e impedir.

Via: Bleeping Computer

O post Hackers Sandman miram em empresas de telecomunicações com novo malware LuaDream apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Hackers Sandman miram em empresas de telecomunicações com novo malware LuaDream

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×