Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Engenheiros dizem que projeto de chip de modem da Apple falhou porque é mais difícil que CPUs

As tentativas de projetar um Chip de modem da Apple para substituir os chips de rádio Qualcomm usados ????em iPhones estão em andamento desde pelo menos 2018. No entanto, de acordo com engenheiros que trabalharam no projeto, ele é um fracasso, porque o projeto de chip de modem da Apple é mais difícil que CPUs.

Apple quer se ver livre da Qualcomm

Ainda no ano passado, descobriu-se que o chip que a Apple conseguiu produzir era mais lento que os da Qualcomm, sujeito a superaquecimento e tão grande que ocuparia mais da metade do espaço dentro de um iPhone. Os iPhones atuais usam chips de modem Qualcomm, também conhecidos como chips de rádio. Eles combinam dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth para lidar com todas as comunicações sem fio dos telefones. Mas a Apple está insatisfeita há anos com sua dependência da Qualcomm, por dois motivos.

Primeiro, em vez de cobrar da Apple uma taxa fixa de licença pela permissão de uso da tecnologia patenteada da Qualcomm em iPhones, a fabricante de chips insistiu em uma porcentagem do valor do iPhone. A Apple achou que isso era injusto, já que a Qualcomm estava se beneficiando de todos os outros recursos necessários para fabricar um dispositivo que poderia ser vendido por uma quantia de quatro dígitos.

Em segundo lugar, mesmo quando a Apple comprou os seus chips de rádio à Qualcomm, o fabricante de chips ainda insistiu que a Apple também precisava de uma licença de patente. Essa foi uma prática que a empresa de Cupertino chamou de “dupla imersão”. A batalha entre as duas empresas levou literalmente a anos de processos judiciais, antes da saída surpresa da Intel como concorrente forçar efetivamente a Apple a chegar a um acordo com a Qualcomm, a fim de garantir o fornecimento contínuo de chips de rádio.

A esperança restante da Apple era fabricar seus próprios chips de modem para poder se desfazer da Qualcomm.

Projeto de chip de modem Apple

O objetivo de longo prazo da Apple é projetar seu próprio chip de rádio, que seria então fabricado pela TSMC, o mesmo processo que a empresa adotou com as CPUs Mac, quando abandonou a Intel em favor dos processadores Apple Silicon. A empresa já trabalhava no projeto há pelo menos um ano, quando aproveitou a saída da Intel do ramo para comprar por um bilhão de dólares o negócio de modems da fabricante de chips. Isso rendeu à Apple cerca de 2.200 funcionários e mais de 17.000 patentes.

Some a experiência em design de chips da própria Apple, os engenheiros contratados da Qualcomm e a experiência em modem 5G da Intel, e você esperaria que as coisas corressem bem. Era amplamente esperado que a empresa tivesse conseguido usar seu próprio chip de modem no iPhone 15. Essas expectativas não se concretizaram, no entanto.

Projeto está falhando espetacularmente, afirma WSJ

Um novo relatório cita fontes que afirmam que o projeto tem sido até agora um fracasso espetacular. Diz que a empresa chegou a fabricar um protótipo de chip de modem no ano passado, mas era inútil. Testes no final do ano passado descobriram que o chip era muito lento e propenso a superaquecimento. Sua placa de circuito era tão grande que ocuparia meio iPhone, tornando-o inutilizável.

Um problema é que a administração da Apple parece ter subestimado as dificuldades na fabricação de um chip de rádio, aparentemente pensando que, se puder projetar chips das séries A e M, então um modem deveria ser simples. Um ex-executivo da Qualcomm disse que isso está muito longe da realidade.

Uma grande parte dessa complexidade reside no facto de, no mundo móvel, os “padrões” serem definidos por longas listas de alternativas, cada uma das quais precisa de ser suportada pelos iPhones. Os chips de rádio devem suportar não apenas as gerações atuais e anteriores de cada padrão, mas também todas as variações de cada um em uso atual por diferentes operadoras em diferentes países.

Os chips de modem são mais complicados de fabricar do que os chips de processamento porque devem funcionar perfeitamente com redes sem fios 5G, bem como com as redes 2G, 3G e 4G utilizadas em países de todo o mundo, cada uma com as suas peculiaridades tecnológicas. Os microprocessadores da Apple executam programas de software projetados exclusivamente para iPhones e laptops. 

Os executivos da Apple que não tinham experiência com chips sem fio estabeleceram prazos apertados que não eram realistas, disseram ex-engenheiros de projeto. As equipes tiveram que construir versões protótipos dos chips e certificar que funcionariam com diversas operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, um trabalho demorado.

Embora a Apple sem dúvida tenha sucesso eventualmente, os planos já foram adiados de 2023 para 2024, e o relatório diz que este prazo também foi cancelado.

Via: 9to5Mac

O post Engenheiros dizem que projeto de chip de modem da Apple falhou porque é mais difícil que CPUs apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Engenheiros dizem que projeto de chip de modem da Apple falhou porque é mais difícil que CPUs

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×