Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ubuntu 23.10 Beta lançado com GNOME 45 e Linux 6.5

Após a chegada da versão beta do Fedora Linux 39, acaba de ser lançado o Ubuntu 23.10 Beta e que vem com GNOME 45 e Linux Kernel 6.5 por padrão. Esta versão ativa o modo Wayland nativo no Firefox Snap e traz de volta a instalação do ZFS. Portanto, a Canonical lançou a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” para testes públicos para usuários comuns, desenvolvedores e usuários avançados que desejam uma amostra antecipada dos novos recursos e melhorias.

Alimentado pela melhor e mais recente série de kernel Linux 6.5 com módulos compactados zstd para acelerar o tempo de inicialização, novo conjunto de patches Apparmor/Stacking LSM, conjunto de patches shiftfs atualizado, suporte para montagens Ceph mapeadas por id, recuperação de página LRU multigeração habilitada por padrão, e ajustes de .config orientados para desktop para o tipo de kernel de baixa latência.

A Canonical também observa o fato de que o kernel do Ubuntu 23.10 agora exige que os programas tenham um perfil AppArmor para usar namespaces de usuários sem privilégios, em uma tentativa de mitigar a maior superfície de ataque apresentada por namespaces de usuários sem privilégios.

O Ubuntu 23.10 beta também inclui o recém-lançado ambiente de desktop GNOME 45 (sim, a versão final) por padrão e todos os seus novos recursos interessantes, para a edição principal do Ubuntu Desktop, é claro, e para o sabor Edubuntu voltado para a educação.

Com o GNOME 45, você obtém um novo indicador de atividades, um novo indicador de câmera, uma nova configuração rápida para alterar a luz de fundo do teclado, configurações muito melhoradas e renovadas e aplicativos de gerenciamento de arquivos Nautilus e muitas outras mudanças.

O Ubuntu 23.10 ainda não foi totalmente Snap, pois a Canonical planejou uma atualização futura, mas alguns dos aplicativos Snap padrão receberam melhorias de desempenho, como o Firefox Snap, que agora vem com o modo Wayland nativo habilitado por padrão ao usar o Wayland . sessão para uma experiência de navegação mais rápida.

Ubuntu 23.10 Beta lançado com GNOME 45 e Linux Kernel 6.5

Outra mudança interessante que pode agradar se você quiser seu Ubuntu no ZFS é o retorno da opção de instalação ZFS on Root no instalador. No entanto, este recurso será marcado como “EXPERIMENTAL” no Ubuntu 23.10 porque usa uma versão de desenvolvimento do OpenZFS para oferecer suporte ao kernel Linux 6.5, portanto, use-o com cuidado.

Além disso, o instalador agora tem como padrão Instalação Mínima, portanto, será necessário um clique extra se você quiser uma instalação normal.

Outro recurso experimental introduzido no Mantic Minotaur é o suporte para desbloquear instalações do Ubuntu 23.10 criptografadas em disco completo sem digitar uma senha. Isso só é possível em dispositivos compatíveis com TPM 2.0 e não é compatível com placas gráficas NVIDIA.

Claro, você também receberá os lançamentos de software mais recentes, incluindo o pacote de escritório LibreOffice 7.6 e o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 115 “Supernova”.

Além disso, o Ubuntu 23.10 traz uma App Store totalmente nova chamada “App Center” escrita em Flutter, que substitui a Snap Store anterior, para dar a você acesso total a todos os Snaps da Canonical. Fique tranquilo, pois o LibreOffice e o Thunderbird (ainda) não estão instalados como Snaps.

Nos bastidores, o Mantic Minotaur usa GCC 13 como instalador de sistema padrão, GNU Binutils 2.41, PHP 8.2, GNU C Library (glibc) 2.38, Go 1.20, LLVM 17 e muitas das mais recentes tecnologias GNU/Linux.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Ubuntu 23.10 usa Netplan como back-end de armazenamento de configurações padrão para NetworkManager, vem com o aplicativo GNOME Clocks instalado por padrão e adiciona um novo aplicativo Firmware Updater independente para atualizar rapidamente o firmware do seu dispositivo.

Os sabores oficiais do Ubuntu também vêm com ambientes de desktop atualizados, incluindo KDE Plasma 5.27 LTS para Kubuntu e Ubuntu Studio, LXQt 1.3.0 para Lubuntu, Cinnamon 5.8 para Ubuntu Cinnamon e Budgie 10.8 para Ubuntu Budgie.

O lançamento final do Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” está previsto para 12 de outubro de 2023. Até então, você pode baixar a versão beta agora mesmo no site oficial. Tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto não a instale em uma máquina de produção.

Fonte

O post Ubuntu 23.10 Beta lançado com GNOME 45 e Linux 6.5 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Ubuntu 23.10 Beta lançado com GNOME 45 e Linux 6.5

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×