Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça 10 melhores recursos do GNOME 45

Uma versão do Gnome 45 já está disponível com muita coisa interessante para aqueles que são fãs deste desktop. Ele será padrão do Ubuntu 23.10, que saiu com versão beta e também do novo Fedora 39 WorkStation. No entanto, nem tudo o que foi mencionado aparecerá no Ubuntu 23.10, pois, como outras distros Linux, o Ubuntu “faz a curadoria” da experiência do desktop GNOME para atender às suas próprias necessidades, vontades e desejos. Porém, é bem fácil de adicionar, caso queira.

1. Novo indicador de espaço de trabalho

Existe um novo Indicador de Atividades. Os desenvolvedores do GNOME substituíram o rótulo de texto simples “Atividades” (que era um botão clicável, embora nem todos percebessem) por um Indicador dinâmico que permite aos usuários saber em qual espaço de trabalho estão.

Continua sendo um botão; qualquer pessoa acostumada a clicar nele para entrar no alternador de espaço de trabalho não terá seu fluxo de trabalho interrompido. Também é possível rolar a roda do mouse enquanto passa o mouse sobre o indicador para alternar entre os espaços de trabalho, o que considero muito útil.

Não é tão perceptível imediatamente, mas o ‘menu de aplicativos’ (em grande parte inútil) que era mostrado na barra superior quando um aplicativo estava em foco foi totalmente removido.

2. Barras laterais de altura total

Barras laterais de altura total em vários aplicativos – estes incluídos!

Uma série de aplicativos principais adotam barras laterais de altura total no GNOME 45. Elas não existem para parecerem bonitas (embora eu ache que existem), mas melhoram a “adaptabilidade” dos aplicativos à medida que alternam entre diferentes larguras e alturas.

Essas novas barras laterais estão presentes no Nautilus (que faz algumas acomodações extras para melhor suportá-las, como mover o indicador de transferência de arquivos para a barra lateral), bem como em Calendar, Characters, Contacts e Settings.

3. Gerenciador de arquivos mais rápido

Tudo sobre Arquivos é mais rápido no GNOME 45

Durante esse ciclo, os desenvolvedores do GNOME gastaram muito tempo tornando mais rápidas várias partes da experiência principal do GNOME Shell – e esse trabalho se estende ao elemento fundamental da experiência de desktop: o gerenciador de arquivos Nautilus .

O GNOME diz que o gerenciador de arquivos se beneficia de um “aumento significativo de velocidade”, com resultados de pesquisa retornados em meros milissegundos, mesmo ao vasculhar diretórios cheios de arquivos! A pesquisa mais rápida é algo que a maioria de nós apreciará, embora não seja tão “na sua cara” quanto outras mudanças.

Outras mudanças na pesquisa de arquivos incluem geração mais rápida de miniaturas, melhor ordenação dos resultados da pesquisa e – minha adição favorita – novo botão para expandir uma determinada pesquisa para ‘pesquisar em todos os lugares’, em vez de apenas no local iniciado (e nas pastas nele contidas).

4. Novos aplicativos principais

O GNOME 45 vem com 2 novos aplicativos principais: Loupe , um visualizador de imagens; e Snapshot , um aplicativo de câmera. Ambos são aplicativos modernos, bem projetados e competentes que funcionam como substitutos de primeira linha para Eye of GNOME e Cheese , respectivamente.

A lupa funciona muito bem com telas sensíveis ao toque e trackpads multitoque. Todos os gestos comuns, incluindo pinçar para ampliar e girar com dois dedos, são suportados, com animações suaves para acompanhá-los. As informações da imagem podem ser obtidas por meio de uma barra lateral de propriedades e há uma caixa de diálogo de impressão nativa.

O Snapshot deixa de lado os filtros enigmáticos do Cheese para se posicionar como uma ferramenta de câmera e não como um aplicativo inovador. Ele continua útil para verificar o funcionamento da sua webcam, mas também foi projetado para tirar fotos adequadas – com controles na tela, um botão para alternar a câmera, suporte de vídeo e muito mais.

Uma desvantagem (superável) para quem usa o Ubuntu: nem o Loupe nem o Snapshot estão atualmente disponíveis nos repositórios do Ubuntu, então se você os quiser em 23.10, sua melhor aposta é obtê-los no Flathub. (A lupa está na Snap Store , mas alguns recursos, como impressão, estão listados como ‘não disponíveis’ no Snap).

5. Controle de luz de fundo do teclado

O menu Configurações rápidas agora inclui (em hardware compatível) um botão para controlar a luz de fundo do teclado. Clicar no botão de alternância ligará/desligará totalmente a luz de fundo, enquanto o brilho da luz de fundo do teclado pode ser ajustado no controle deslizante no submenu.

6. Atalho de teclado para configurações rápidas

No GNOME 45 é possível abrir o menu de status do sistema no canto superior direito, também conhecido como Quick Settings , usando um novo atalho de teclado: supers. É uma mudança que parece pequena, mas uma vez armazenada na memória, torna muito mais fácil navegar pela área de trabalho.

7. Indicador de atividade da webcam

Alguns lançamentos atrás, o GNOME adicionou um indicador de microfone. Isso aparece na barra superior para que você saiba qual aplicativo está usando seu microfone. O GNOME 45 introduz um indicador semelhante para atividade de câmera. Aparece quando uma câmera está ativa via Pipewire.

8. Aprimoramentos gerais de aplicativos

Uma série de aplicativos principais do GNOME foram atualizados para aproveitar as vantagens das tecnologias mais recentes, mudanças na interface do usuário, tendências de design e assim por diante. Algumas melhorias notáveis ????que valem a pena comemorar:

  • O Calendário adiciona atalhos para sincronizar ( f5) e gerenciar calendários ( ctrlaltm)
  • Software pode remover dados de apps ao desinstalar Flatpaks
  • O console ganha uma caixa de diálogo de preferências para, por exemplo, personalizar fontes
  • O Maps adiciona botões de zoom à tela e um indicador de direção à barra de cabeçalho
  • O Connections oferece suporte à cópia de texto, imagens e arquivos por RDP
  • Simple Scan (scanner de documentos) portado para GTK4
  • A calculadora pode converter mais moedas, incluindo o dólar taiwanês
  • Web (também conhecido como Epiphany) adiciona visão geral de guias animadas

Ao todo, coisas épicas – e a maioria desses aplicativos estão ausentes apt installno Ubuntu 23.10.

9. Estilo ‘leve’ oficial

Um toque mais leve – agora disponível OOTB

No Ubuntu, o GNOME Shell usa um design leve por padrão, mas nas distribuições Linux que enviam o GNOME conforme pretendido, a interface do shell é escura. Para torná-lo leve, são necessários temas de terceiros. Não é assim no GNOME 45.

O GNOME 45 oferece suporte a um estilo leve que pode ser ativado por meio de uma opção de linha de comando ou pela instalação de uma extensão do GNOME. A falta de uma opção acessível ao usuário é apenas temporária enquanto os desenvolvedores do GNOME exploram como e onde trazer a configuração à tona.

10. Buffs de configurações

As informações do sistema recebem apresentação aprimorada

O aplicativo Configurações foi equipado com uma série de novas opções. Agora é possível configurar o formato de data/hora na Barra Superior (sem necessidade de instalação do app Tweaks); Compartilhamento e usuários usam balões de informações para explicar opções; aqui está um novo painel de privacidade; e um novo visualizador de layout de teclado.

Mas minha mudança favorita é a caixa de diálogo redesenhada de Detalhes do Sistema, acessível na seção Sobre . Isso obtém um design compacto que ocupa menos espaço, mas mostra mais informações de forma mais ordenada. Saber quais versões de software seu sistema é executado nunca foi tão fácil no GNOME.

Fonte

O post Conheça 10 melhores recursos do GNOME 45 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Conheça 10 melhores recursos do GNOME 45

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×