Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diferenças entre o GNOME 44 e GNOME 45?

O Gnome é um dos ambientes de desktop mais populares e usados no Linux. A cada seis meses, uma nova versão do GNOME é lançada, trazendo novidades e melhorias para os usuários. Neste post, vamos comparar as principais diferenças entre o GNOME 44 e o GNOME 45, que são as duas últimas versões estáveis do projeto.

GNOME 44

O GNOME 44 foi lançado em setembro de 2021, com o tema “Mais simples, mais rápido, mais seguro”. Entre as novidades desta versão, podemos destacar:

  • Um novo aplicativo de Configurações, que foi redesenhado para ser mais intuitivo e organizado, permitindo aos usuários ajustar facilmente as preferências do sistema e do GNOME.
  • Um novo assistente de boas-vindas, que ajuda os novos usuários a configurar o GNOME pela primeira vez, oferecendo dicas e orientações sobre o uso do ambiente.
  • Um novo modo multitarefa, que permite aos usuários gerenciar facilmente as janelas e áreas de trabalho virtuais, usando gestos de toque ou o teclado.
  • Uma nova central de notificações, que reúne as notificações, o calendário e o menu do sistema em um único lugar, facilitando o acesso às informações e ações rápidas.
  • Uma nova experiência de pesquisa, que foi melhorada para ser mais rápida e precisa, permitindo aos usuários encontrar facilmente aplicativos, arquivos, contatos, configurações e muito mais.
  • Uma nova versão do navegador web GNOME (antigo Epiphany), que foi atualizada para usar o motor WebKitGTK 2.34, trazendo melhor desempenho, segurança e compatibilidade com os padrões web.
  • Uma nova versão do editor de texto GNOME (antigo Gedit), que foi reformulada para ser mais moderna e funcional, oferecendo recursos como destaque de sintaxe, pesquisa incremental, suporte a vários documentos e plugins.
  • Uma nova versão do visualizador de imagens GNOME (antigo Eye of GNOME), que foi redesenhada para ser mais simples e elegante, oferecendo recursos como zoom, rotação, recorte e impressão de imagens.
  • Uma nova versão do gerenciador de arquivos GNOME (antigo Nautilus), que foi aprimorada para oferecer melhor integração com o GNOME Shell, suporte a miniaturas de vídeo e áudio, suporte a arquivos compactados e muito mais.
  • Uma nova versão do leitor de música GNOME (antigo Rhythmbox), que foi renovada para oferecer uma interface mais limpa e intuitiva, suporte a podcasts, rádios online e serviços de streaming como Spotify e SoundCloud.
  • Uma nova versão do leitor de documentos GNOME (antigo Evince), que foi otimizada para oferecer melhor visualização e navegação de documentos PDF, DjVu, PostScript e outros formatos.
  • Uma nova versão do gravador de som GNOME (antigo Sound Recorder), que foi simplificada para oferecer uma forma fácil e rápida de gravar áudio usando o microfone ou a entrada de linha.
  • Uma nova versão do visualizador de mapas GNOME (antigo Maps), que foi melhorada para oferecer melhor suporte a rotas, pontos de interesse, geolocalização e outros recursos.
  • Uma nova versão do gerenciador de senhas GNOME (antigo Seahorse), que foi atualizada para oferecer melhor integração com o navegador web GNOME e outros aplicativos que usam senhas.
  • Uma nova versão do gerenciador de energia GNOME (antigo Power Statistics), que foi refinada para oferecer melhor monitoramento e controle do consumo de energia do sistema e dos dispositivos conectados.

Além disso, o GNOME 44 trouxe várias melhorias internas, como o uso do systemd para gerenciar os serviços do ambiente, o suporte a Wayland por padrão em mais distribuições Linux, o suporte a gestos multitoque em mais dispositivos e aplicativos, o suporte a temas escuros em mais aplicativos e componentes do ambiente, entre outras.

GNOME 45

O GNOME 45 foi lançado em março de 2022, com o tema “Mais bonito, mais inteligente, mais divertido”. Entre as novidades desta versão, podemos destacar:

  • Um novo tema visual para o GNOME Shell, que foi inspirado no design do sistema operacional móvel Librem 5 da Purism. O novo tema traz cores mais vivas, ícones mais arredondados, sombras mais suaves e transições mais fluidas para o ambiente.
  • Um novo aplicativo de Fotos, que foi criado para substituir o antigo Shotwell. O novo aplicativo oferece uma forma fácil e divertida de organizar, editar e compartilhar fotos, com recursos como álbuns, etiquetas, filtros, ajustes, colagens e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Jogos, que foi criado para substituir o antigo GNOME Games. O novo aplicativo oferece uma forma simples e prática de jogar jogos de várias plataformas, como Linux, Windows, DOS, Atari, Nintendo, Sega e outras, usando emuladores integrados e uma interface unificada.
  • Um novo aplicativo de Podcasts, que foi criado para oferecer uma forma conveniente e agradável de ouvir podcasts, com recursos como assinaturas, downloads, reprodução offline, controle de velocidade e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Clima, que foi criado para oferecer uma forma rápida e precisa de consultar as condições climáticas atuais e futuras em qualquer lugar do mundo, com recursos como previsão do tempo, alertas de clima severo, mapas meteorológicos e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Calculadora, que foi criado para oferecer uma forma simples e eficiente de realizar cálculos matemáticos, com recursos como modos básico, científico e programador, conversão de unidades, histórico de cálculos e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Calendário, que foi criado para oferecer uma forma fácil e organizada de gerenciar eventos, compromissos e lembretes, com recursos como sincronização com contas online, integração com o GNOME Shell e o GNOME To Do, visualização por dia, semana ou mês e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Contatos, que foi criado para oferecer uma forma simples e intuitiva de gerenciar contatos pessoais e profissionais, com recursos como sincronização com contas online, integração com o GNOME Shell e o GNOME Mail, agrupamento por categorias e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Música, que foi criado para oferecer uma forma moderna e elegante de ouvir música, com recursos como biblioteca musical local e online, listas de reprodução inteligentes, letras sincronizadas, equalizador gráfico e muito mais.
  • Um novo aplicativo de Vídeo (antigo Totem), que foi criado para oferecer uma forma simples e poderosa de assistir vídeos locais ou online, com recursos como suporte a vários formatos e codecs, legendas integradas ou externas

O post Diferenças entre o GNOME 44 e GNOME 45? apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Diferenças entre o GNOME 44 e GNOME 45?

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×