Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Distribuição livre de Systemd Nitrux 2.9.1 lançada com Linux Kernel 6.4

A distribuição imutável e livre de Systemd Nitrux 2.9.1 acaba de ser lançada com Linux Kernel 6.4. O desenvolvedor Uri Herrera, desenvolvido pela Nitrux, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 2.9.1 como uma nova mídia de instalação para esta distribuição GNU/Linux imutável, livre de systemd e baseada em Debian, construída em torno do ambiente de desktop KDE Plasma e apresentando sua própria interface gráfica chamada NX Área de Trabalho.

Mesmo que o número da versão pareça um pequeno lançamento pontual para o lançamento do Nitrux 2.9 do mês passado, o Nitrux 2.9.1 obteve um grande aumento do kernel do Linux 6.3, que chegou ao fim da vida útil em 11 de julho de 2023, para o kernel Linux 6.4 mais recente Series. O Nitrux 2.9.1 vem com um kernel Linux 6.4.8 com sabor de Liquorix.

Além disso, esta versão vem com o software KDE mais recente, incluindo o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.7 LTS , bem como os pacotes de software KDE Frameworks 5.108 e KDE Gear 23.04.3 , todos construídos com base no Qt 5.15.5 LTS estrutura de aplicativo de código aberto.

Distribuição livre de Systemd Nitrux 2.9.1 lançada com Linux Kernel 6.4

Várias novas ferramentas chegaram a esta versão, incluindo o utilitário Kernel Boot (kboot) para ajudá-lo a carregar outros kernels em tempo real, Hardware Probe Tool para sondar hardware, VMetal para executar Windows junto com Nitrux e fuse-overlayfs como uma implementação de sobreposição +shiftfs no FUSE para contêineres sem raiz.

O Nitrux 2.9.1 também é fornecido com o mecanismo de tema baseado em SVG Kvantum Manager para Qt4/Qt5 e KDE, os populares utilitários de particionamento fdisk, cfdisk e sfdisk, cliente/servidor de banco de dados MariaDB, o utilitário Toolbox para gerenciamento de contêineres e slirp4netns para gerenciamento de usuários -mode networking para namespaces de rede sem privilégios.

Como esperado, vários componentes foram atualizados para fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível e os aplicativos mais recentes. Isso inclui o driver gráfico proprietário NVIDIA 535.86.05 mais recente, pilha de gráficos MESA 23.3-git, um microcódigo AMD atualizado com um patch para a vulnerabilidade “Zenbleed” para processadores AMD Zen2, OpenRC 0.48.0, firmware Intel SOF 2.2.6 e Navegador Mozilla Firefox 116.

Por último, mas não menos importante, o Nitrux 2.9.1 oferece suporte para fornecer compactação e descompactação de alguns formatos de arquivo usados pelo Microsoft Windows, como SZDD, HLP, KWAJ, CAB, CHM, LIT, WIM e LZX.

Você pode baixar o Nitrux 2.9.1 agora mesmo no site oficial ou clicando no link de download direto abaixo se quiser instalá-lo em um novo computador. Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações usando o novo utilitário de atualização introduzido na versão 2.9.

Fonte

O post Distribuição livre de Systemd Nitrux 2.9.1 lançada com Linux Kernel 6.4 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Distribuição livre de Systemd Nitrux 2.9.1 lançada com Linux Kernel 6.4

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×