Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sucesso nos anos 2000, Skype agoniza e está perto do fim

O Skype, um programa que fz muito sucesso no início deste século, está morrendo. Segundo especialistas, a plataforma não aproveitou sua grande oportunidade. Aquela que já foi a maior ferramenta de reunião on-line foi deixada de lado e trocada por outras como o Zoom, o Google Meets ou mesmo o independente Jit.si. O aplicativo de voz, vídeo e mensagens se tornou um sucesso nos anos 2000 ao permitir que você converse com amigos e familiares sem pagar por chamadas de longa distância. Pessoalmente, foi um milagre.

O mais incrível é que a decadência começou justamente quando o aplicativo passou para as mãos da gigante Microsoft. Dentro dela mesmo passou a concorrer com o Teams.

Skype, a estrela dos anos 2000, agoniza e está perto do fim

Em 2006 estudei na Suíça e mesmo naquela época o Skype não era muito conhecido e gastava muito dinheiro em cabines para falar por voz com minha família. Minha irmã estava aprendendo a ler porque ela é muito mais nova do que eu e o velho Mensageiro não valia a pena estar em contato com ela e ouvir como ela estava aprendendo a ler.

O mesmo com minha avó, escrever um para o outro não era uma possibilidade viável (ela agora é a maior usuária do Facebook aos 91 anos, mas naquela época ela estava totalmente perdida com esses teclados). Quando voltei a morar na Suíça em 2009 e já tinha descoberto o Skype, toda vez que ligava para minha avó, ela tentava desligar rápido para eu não gastar dinheiro. Expliquei a ele que não havia nada de errado, que era gratuito e que as informações não se fixavam em seu cérebro.

Essa revolucionária plataforma “flow 2000”, que agora ainda tem configurações muito boas, caiu com o tempo. Caiu apesar de fazermos mais videochamadas do que nunca. E sua queda veio de mãos dadas com um gigante da tecnologia que é a Microsoft. Em 2020, com a pandemia e a necessidade de videochamadas para tudo, o Skype ainda era um dos mais avançados programas para isso.

Como a CNBC agora diz:

“Mesmo com o apoio da maior empresa de software do mundo, o Skype está caindo no esquecimento . Durante a pandemia, consumidores e trabalhadores empresariais recorreram a ferramentas como o Zoom”. É verdade que plataformas amplamente utilizadas, como o WhatsApp, têm funções melhores do que há alguns anos.

Mas, para uma chamada, muitas plataformas colocaram restrições, como o Google Meet, que leva ao pagamento se você gastar tempo na chamada. “O Skype ainda é visto principalmente como um serviço de um para um”, disse Jim Gaynor, vice-presidente de pesquisa da empresa de consultoria Directions on Microsoft, em entrevista à CNBC.

A Microsoft promoveu o Skype no Outlook e no Windows e até enriqueceu o aplicativo com seu chatbot de inteligência artificial generativa Bing. Mas os números ainda não são bons.

Em março de 2020, a Microsoft disse que o Skype tinha 40 milhões de usuários ativos diários, número que caiu para 36 milhões desde então, de acordo com informações internas compartilhadas com o referido veículo.

Em vez disso, o novo aplicativo de comunicação da Microsoft, Teams, está crescendo em popularidade, passando de quase 250 milhões de usuários mensais em julho de 2021 para um recorde de mais de 300 milhões no primeiro trimestre.

Apesar de adorar o Skype e ainda achar ótimo, toda vez que alguém me diz para me encontrar no Skype (geralmente são pessoas de outra geração que são mais velhas) eu o vejo como desatualizado, ultrapassado. E que posso usá-lo sem baixar nenhum aplicativo. Da mesma forma, faltou algo em marketing para chegar a outras gerações e acompanhar quem começou sua vida digital em grande estilo graças ao Skype.

Do lado do Skype, eles dizem: não está claro por quanto tempo mais o Skype continuará existindo, mas por enquanto não vai desaparecer. “O Skype continuará sendo uma ótima opção para quem gosta e quer se conectar por meio de mensagens, chamadas de áudio e vídeo e Bing Chat”, é o que diz a Microsoft sobre esta ferramenta.

O post Sucesso nos anos 2000, Skype agoniza e está perto do fim apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Sucesso nos anos 2000, Skype agoniza e está perto do fim

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×