Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Opera One é um navegador Web com IA que acaba de chegar ao Linux

Mais uma boa opção de Navegador web acaba de chegar ao Linux: é o Opera ON, um navegador que vem IA. Na verdade, trata-se apenas de mais uma atualização do velho navegador Opera que chegou à versão 100 e resolveu mudar o nome para Opera One.

O comunicado de imprensa oficial diz : “O navegador principal do Opera hoje passa o bastão para o novíssimo Opera One no Windows, Mac e Linux”. — mas a marca dentro do próprio navegador não usa o apelido “One”. Ainda se chama apenas “Opera”.

O que é o Opera One?

Opera One-hundred no Ubuntu 23.04

O Opera tem forma quando se trata de lançar versões “sob medida” de seu navegador sob medida para casos de nicho específicos. Ele tem um popular “navegador de jogos” no Opera GX, houve o Opera Neon de curta duração e o (icônico) Opera Mini, e um spin baseado em Android chamado Opera para Chromebooks.

Opera One é uma nova versão do navegador Opera. Sua principal USP é a integração de inteligência artificial (IA).

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, pois as compilações de desenvolvimento da IA ??do navegador – ou “AI” se você for de uma persuasão mais cínica, eu também, amigo – as adições foram disponibilizadas em abril.

“O Opera One é o primeiro navegador a vir com uma IA de navegador integrada, Aria. Aria pode ser acessado por meio de uma nova linha de comando, bem como da barra lateral do navegador. Ele oferece acesso gratuito a uma solução líder baseada em GPT, juntamente com informações atualizadas da Web”, diz o comunicado à imprensa.

Para usar o Aria do Opera (o nome da IA ??integrada), você precisa se inscrever em uma conta do Opera, aceitar vários termos e condições e (suponho) permitir alguma invasão de privacidade. Recusei, portanto não experimentei os recursos de IA.

Opera One é um navegador Web com IA que acaba de chegar ao Linux

A barra de prompt do Aria é fofa

Você acessa a IA a qualquer momento no Opera. Há um botão na barra lateral que abre um painel de conversação AI ao lado do seu conteúdo da web, permitindo que você digite seu prompt. Uma maneira mais fofa de usá-lo: pressione ctrl/para abrir uma paleta de comandos e coloque sua pergunta lá.

O navegador possui integrações adicionais (por exemplo, acesso lateral ao Facebook Messenger e WhatsApp), além de “Ilhas de guias” contextualizadas que agrupam suas guias com base no que você está navegando.

Tab Islands são um recurso Open One

A interface do usuário do Opera One parece chamativa em capturas de tela para macOS e Windows, mas no Ubuntu parece completamente deslocada. A preferência do modo escuro do sistema é respeitada e posso dizer que o navegador fica muito melhor no modo escuro. Enfim, é mais ou menos isso.

O Opera One (ou Opera, ainda não sei) é um software de código fechado. É gratuito para baixar no Windows, macOS e Linux (disponível como DEB). Os usuários do Ubuntu podem preferir obter o Opera na Snap Store ou experimentar a versão (aparentemente não oficial) no Flathub.

O post Opera One é um Navegador Web com IA que acaba de chegar ao Linux apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Opera One é um navegador Web com IA que acaba de chegar ao Linux

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×