Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS e Linux 6.1 LTS

NixOS, uma distribuição Linux e um conjunto de pacotes utilizáveis ??em outros sistemas Linux e macOS, foi atualizado para a versão 23.05. Esta versão vem com novos componentes e vários novos recursos. Portanto, o NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS e Linux 6.1 LTS.

Apelidado de “Stoat”, o NixOS 23.05 está aqui exatamente seis meses após o NixOS 22.11 e é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo. A versão anterior estava usando a série de kernel Linux 5.15 LTS, então você deve ver o suporte de hardware aprimorado na próxima vez que instalar o NixOS ou mesmo para instalações existentes.

Outra novidade no NixOS 23.05 é o suporte para as mais recentes séries de ambiente de desktop GNOME 44 e KDE Plasma 5.27 LTS , que são usadas por padrão para as principais edições do NixOS em ambientes ao vivo, para que você possa experimentá-los antes de instalá-los. Além disso, o ambiente de desktop Cinnamon 5.6 agora está disponível para instalação.

Esta versão também usa o systemd 253.1 como o sistema init padrão. Os desenvolvedores recomendam que os usuários usem nixos-rebuild boote rebootdevido nixos-rebuild switchao fato de que existem alguns casos raros em que a troca de um sistema ativo pode falhar.

Vários novos serviços foram adicionados ao NixOS 23.05, além de fornecer aos usuários várias novas funcionalidades. Notável aqui é o compositor Wayland dinâmico hyprland, o renderizador UPnP/DLNA headless gmediarender e o ambiente de desktop Budgie.

NixOS 23.05 lançado com GNOME 44

Fora isso, há uma nova opção –specialisation adicionada à ferramenta nixos-rebuild para permitir que você altere a especialização switche test os comandos, a implementação do Python foi atualizada com PEP 668 para fornecer aos usuários um melhor feedback ao executar pip install em todo o sistema, a opção boot.bootspec.enable interna agora está habilitada por padrão, e a biblioteca libxcrypt de hash de senha foi criada sem suporte para algoritmos que não são sinalizados como strong.

Por último, mas não menos importante, para aqueles que desejam instalar o NixOS com o ambiente de desktop Pantheon do elementary OS, os desenvolvedores observam o fato de que agora o padrão é Mutter 43 e gnome-settings-daemon 43, e que todos os pacotes relacionados ao Pantheon agora estão rastreando as atualizações mais recentes do elementary OS 7. Para obter mais detalhes, confira as notas de lançamento completas.

O NixOS 23.05 está disponível para download agora no site oficial como edições GNOME, KDE Plasma e Minimal para arquiteturas de 64 bits, AArch64 (ARM64) e 32 bits. Esta versão receberá suporte até o final de dezembro de 2023.

O post NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS e Linux 6.1 LTS apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

NixOS 23.05 lançado com GNOME 44, KDE Plasma 5.27 LTS e Linux 6.1 LTS

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×