Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saiba como instalar o Linux Kernel 6.3 no Ubuntu!

Os usuários do Ubuntu agora podem instalar o recém-lançado Kernel Linux 6.3 em seus computadores. Neste artigo, você terá acesso a um tutorial rápido e fácil de seguir sobre como instalar o kernel Linux 6.3 em seu PC Ubuntu.

O Linux Kernel 6.3 foi lançado no fim de semana por Linus Torvalds. Ele acaba de chegar ao Mainline Kenrel Archive oficial do Ubuntu e está disponível para todos os usuários do Ubuntu e é compatível com amd64 (x86_64), AArch64 (ARM64), ARMhf, PowerPC 64-bit Little Endian (ppc64el) e arquiteturas IBM System z (s390x).

Instalação do Linux Kernel 6.3

O pessoal do 9to5Linux afirma ter testado o kernel 6.3 do Linux em uma nova instalação do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster) e tudo correu bem. Claro, você pode instalá-lo em qualquer versão suportada do Ubuntu, como Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) ou Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), mas não recomendo instalar um kernel de linha principal em uma versão LTS do Ubuntu.

Este guia usa os pacotes OFICIAIS do kernel principal criados pelo Ubuntu Kernel Team. Esses pacotes de kernel são seguros para instalar e foram testados nas versões mais recentes do Ubuntu para inclusão em versões futuras ou para rebasear os kernels OEM do Ubuntu.

No entanto, lembre-se de que eles não são assinados como os kernels normais dos repositórios do Ubuntu, o que significa que você não poderá instalá-los em sistemas UEFI/Secure Boot se o Secure Boot estiver ativado. Portanto, desative o Secure Boot antes de seguir este guia.

Além disso, observe que esses kernels são produzidos sem garantia e o Ubuntu Kernel Team não oferece suporte para esses kernels, e eles não são responsáveis ??por quaisquer danos que possam causar como resultado de instalação ou uso inadequado.

Nota do editor

Este guia oferece dois métodos de instalação do kernel Linux mais recente em seu computador Ubuntu, um gráfico e outro de linha de comando (para usuários experientes).

O primeiro método é usar o aplicativo Ubuntu Mainline Kernel Installer, que automatiza todo o processo e também o notifica para instalar novas atualizações do kernel.

Como instalar o kernel Linux 6.3 no Ubuntu com o Ubuntu Mainline Kernel Installer

Esta é a maneira mais fácil de instalar o kernel Linux 6.3 no seu computador Ubuntu, pois tudo o que você precisa fazer é adicionar a ferramenta auxiliar Ubuntu Mainline Kernel Installer ao seu sistema e instalar o novo kernel com um único clique.

No entanto, antes de fazer isso, certifique-se de que seu sistema esteja atualizado e que você tenha um backup recente de seus arquivos mais importantes e preciosos!

Execute os comandos abaixo no aplicativo Terminal para instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer:

sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa
sudo apt update
sudo apt install -y mainline

Uma vez instalado o Instalador do Kernel Mainline do Ubuntu, execute-o no menu de aplicativos e instale o kernel Linux 6.3, que é a primeira entrada na lista de kernels suportados (veja as capturas de tela abaixo). Quando a instalação estiver concluída, você será solicitado a reiniciar o computador.

Imagem: 9to5Linux

O melhor desse método é que você receberá versões mais recentes do kernel Linux 6.3 assim que elas forem disponibilizadas no arquivo principal do kernel do Ubuntu (por exemplo, kernel Linux 6.3.1, kernel Linux 6.3.2, etc.).

O aplicativo Ubuntu Mainline Kernel Installer não alterará um único arquivo GRUB ou bootloader. Tudo o que ele faz é baixar os pacotes do kernel do arquivo principal do kernel do Ubuntu e executar o comando dpkg para instalá-los da mesma forma que faria manualmente, conforme explicado abaixo.

Como instalar o kernel Linux 6.3 no Ubuntu via CLI

Este método é recomendado para usuários experientes que sabem o que estão fazendo e não querem usar o utilitário auxiliar Ubuntu Mainline Kernel Installer. Este método implica que você baixe e instale manualmente os pacotes de kernel para sua arquitetura a partir do arquivo PPA oficial do kernel principal do Ubuntu.

Depois de baixar os pacotes de kernel para sua arquitetura, você pode instalá-los da pasta onde os baixou, todos de uma vez, executando o comando abaixo no aplicativo Terminal ou em um terminal virtual.

sudo dpkg -i *.deb

Aguarde até que o processo de instalação seja concluído e reinicie o computador. É isso, agora você está executando o kernel Linux mais recente e melhor em seu computador Ubuntu, então aproveite seus novos recursos e melhorias. Se você quiser voltar para o kernel padrão do Ubuntu, basta pressionar a tecla Esc quando o computador inicializar, acessar as opções avançadas e selecionar uma versão diferente do kernel.

O post Saiba como instalar o Linux Kernel 6.3 no Ubuntu! apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Saiba como instalar o Linux Kernel 6.3 no Ubuntu!

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×