Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+

A Linux Foundation é o consórcio de tecnologia sem fins lucrativos que gerencia vários esforços de código aberto. Nesta semana, anunciou o lançamento da TLA+ Foundation para promover a adoção e o desenvolvimento da linguagem de programação TLA+. AWS, Oracle e Microsoft estão entre os membros neste começo. Assim, a Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+.

Qual é a linguagem de programação TLA+, você pergunta? É uma linguagem de “especificação” formal desenvolvida pela cientista da computação e matemática Leslie Lamport. Mais conhecido por seu trabalho seminal em sistemas distribuídos, Lamport – agora um cientista da Microsoft Research – criou o TLA+ para projetar, modelar, documentar e verificar programas de software – particularmente aqueles da variedade simultânea e distribuída.

Para dar alguns exemplos, ElasticSearch, a organização por trás do mecanismo de busca de mesmo nome, usou o TLA+ para verificar a exatidão de seus algoritmos de sistemas distribuídos. Em outro lugar, a Thales, empresa de fabricação de sistemas elétricos, usou o TLA+ para modelar e desenvolver módulos tolerantes a falhas para sua plataforma de controle industrial.

“ O TLA+ é único porque se destina a especificar um sistema, em vez de implementar software”, disse um porta-voz da Linux Foundation ao TechCrunch por e-mail. “Baseado em conceitos matemáticos, principalmente teoria dos conjuntos e lógica temporal, o TLA+ permite a expressão das propriedades de correção desejadas de um sistema de maneira formal e rigorosa.”

Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+

O TLA+ inclui um verificador de modelo e um provador de teorema para verificar se a especificação de um sistema satisfaz suas propriedades desejadas. O objetivo é ajudar os desenvolvedores a raciocinar sobre sistemas acima do nível do código, descobrindo e prevenindo falhas de projeto (espero) antes que evoluam para bugs durante os estágios posteriores da engenharia de software.

Para esse último ponto, as falhas no design de software são surpreendentemente comuns – e perturbadoras. Um relatório de 2020 do Standish Group descobriu que cerca de 66% dos projetos de software falham. E de acordo com o Consortium for Information and Software Quality, a má qualidade do software custou às empresas mais de US$ 2 trilhões em 2020.

Com o estabelecimento da TLA+ Foundation, a Linux Foundation diz que fornecerá recursos de educação e treinamento em torno do TLA+, financiará pesquisas e desenvolverá ferramentas para ele e trabalhará para promover uma comunidade de praticantes do TLA+. A Fundação TLA+ também tomará decisões sobre aprimoramentos de linguagem, abordará o feedback do usuário e orientará a evolução da linguagem.

“O TLA+ já foi usado com sucesso por grandes empresas de tecnologia como Amazon, Oracle e Microsoft para verificar e projetar sistemas em escala planetária”, continuou o porta-voz. “Ao estabelecer uma TLA+ Foundation sob a égide da Linux Foundation, a TLA+ ganhará maior visibilidade e suporte, promovendo sua adoção mais ampla na indústria de tecnologia. A missão da fundação de defender projetos de código aberto garantirá que o TLA+ continue a evoluir e permaneça acessível à comunidade tecnológica mais ampla. Além disso, a fundação facilitará uma maior colaboração entre a indústria e a academia, avançando o estado da arte em métodos formais e pesquisa de sistemas simultâneos e distribuídos”.

O post Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+ apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×