Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fedora Linux 38 é lançado com Linux Kernel 6.2 e muitas novidades

O Projeto Fedora acaba de lançar o Fedora Linux 38 como a versão mais recente e melhor de sua distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat para todos trazendo a você as mais recentes tecnologias e software de código aberto.

Lançado o Fedora Linux 38

Alimentado pelo kernel Linux 6.2 e a pilha de gráficos Mesa 23, o Fedora Linux 38 inclui o recém-lançado ambiente de desktop GNOME 44 “Kuala Lumpur” para sua principal edição Workstation, que vem com vários novos recursos e melhorias. Ele ainda conta com uma nova tela de bloqueio, novas configurações rápidas, novas configurações de acessibilidade e muito mais.

O Fedora Linux 38 Spins também vem com novos lançamentos de ambiente de desktop, incluindo KDE Plasma 5.27 LTS , Xfce 4.18, Cinnamon 5.6 , LXQt 1.2.0, MATE 1.26, Budgie 10.7 , LXDE, i3 e SoaS. Falando sobre Spins, dois novos foram introduzidos nesta versão, Fedora Budgie e Fedora Sway Spins apresentando o ambiente de desktop Budgie e o gerenciador de janelas lado a lado Sway, respectivamente.

A distribuição ainda traz umanova imagem para a arquitetura AArch64 (ARM64) que apresenta o leve ambiente de desktop LXQt, que pode ser útil para quem deseja usar o Fedora Linux em computadores de placa única como o Raspberry Pi, por exemplo.

Além disso, esta versão reduz os tempos de desligamento, habilita o Wayland por padrão para o gerenciador de login SDDM, adiciona permissões de chaves de host SSH mais rígidas, oferece suporte para sobreposições persistentes para a mídia live quando flashadas em pendrives USB e traz para você um repositório Flathub não filtrado para um melhor experiência de aplicativo Flatpak.

Mais novidades

O Fedora Linux 38 também traz um novo instalador chamado “Simplified Installer” para a edição Fedora IoT para facilitar a criação e implantação de imagens de disco Fedora IoT personalizadas, substitui dmraid por mdadm para suportar BIOS RAID (Firmware RAID ou Fake RAID) durante as instalações, bem como ponteiros de quadro embutidos nos pacotes oficiais.

Os pacotes incluídos na nova versão do Fedora Linux, são construídos com sinalizadores de compilador mais rígidos para protegê-los contra estouros de buffer. Além disso, o gerenciador de pacotes RPM agora usa um analisador OpenPGP baseado em Sequoia em vez de sua própria implementação para fornecer a você uma melhor segurança geral ao usar o Fedora Linux.

Essa nova versão apresenta uma cadeia de ferramentas GNU atualizada que consiste em GCC 13.0, GNU Binutils 2.39, GNU C Library 2.37, GNU Make 4.4 e GDB (GNU Debugger) 12.1. Também estão incluídos Golang 1.20, LLVM 16, Ruby 3.2, ImageMagick 7.x, SWIG 4.1.0, PHP 8.2, PostgreSQL 15, GHC Haskell 9.2, libpinyin 2.8 e outros componentes.

O post Fedora Linux 38 é lançado com Linux Kernel 6.2 e muitas novidades apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Fedora Linux 38 é lançado com Linux Kernel 6.2 e muitas novidades

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×