Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fedora 38 lançado com desktop GNOME 44 e Linux 6.2

O Fedora 38 acaba de ser lançado e vem com o novo desktop GNOME 44, além do Linux 6.2, GCC 13 e muito mais novidades. A confirmação desta nova versão ocorreu após atingir a meta de lançamento antecipado sem nenhum problema detectado nos testes.

Matthew Miller anunciou hoje:

Nossa programação de lançamento tem duas datas: uma data-alvo principal (que você normalmente deve esperar) e uma meta “antecipada” (que é como aquela coisa em que você acerta o relógio cinco minutos antes, para que você Não estou atrasado). Desta vez, graças ao trabalho árduo de nossa incrível comunidade, atingimos nossos critérios de lançamento na meta inicial, então estamos lançando hoje!

O Fedora 38 traz muitas mudanças, incluindo o compilador de sistema GCC 13 e outros componentes atualizados da cadeia de ferramentas, como GNU Make 4.4, Glibc 2.37, Binutils 2.39, Golang 1.20, Ruby 3.2 e muito mais.

Fedora 38 lançado com desktop GNOME 44 e Linux 6.2

Também há uso expandido de fontes Noto, temporizadores de desligamento mais curtos, o trabalho inicial no suporte unificado do kernel, os pacotes de desktop Xfce 4.18 estão disponíveis e os componentes do GNOME 44 estão alimentando o Fedora Workstation 38. Aqueles que desejam baixar os vários tipos de lançamento do Fedora 38 podem encontrá-los no site recém-projetado em FedoraProject.org.

Novo site

Você clicou no link de download acima? Você deve ter notado que o site está diferente. Este é o resultado de mais de um ano de trabalho da nossa Equipa de Websites & Apps, em parceria com a equipa de Design e Infraestrutura, bem como com a comunidade em geral. Neste momento, você verá as páginas de cada uma das nossas cinco edições, mas isso é apenas o começo. Os sites Spins and Labs serão atualizados no futuro. Eventualmente, isso fornecerá uma base para reunir mais de nossos sites. Estou muito animado com a atualização visual e com o fato de que isso tornará nossos sites mais autossuficientes para as equipes do Fedora — e muito orgulhoso da incrível equipe da comunidade que se juntou para criar isso.

Novos spins

O Fedora Linux 38 apresenta vários novos Spins – variantes que mostram diferentes ambientes de desktop. O popular ambiente Budgie Desktop, primeiro empacotado para Fedora em F37, agora tem seu próprio Spin. O Fedora Budgie Spin tem como objetivo fornecer a melhor experiência Budgie Desktop sobre o Fedora Linux, a plataforma de ponta para desenvolvedores e usuários.

Para os fãs de gerenciadores de janelas lado a lado, agora oferecemos o gerenciador de janelas Sway em um Spin e em uma versão rpm-ostree que chamamos de “Sericea”. O Sway usa o moderno protocolo Wayland e visa ser um substituto imediato para o gerenciador de janelas i3.

Se você quiser usar o Fedora Linux em seu dispositivo móvel, o F38 apresenta uma imagem Phosh. Phosh é um shell Wayland para dispositivos móveis baseado no Gnome. Este é um esforço inicial do nosso Mobility SIG. Se o seu dispositivo ainda não for compatível, suas contribuições serão bem-vindas!

Melhorias na área de trabalho

O Fedora Workstation se concentra na experiência de desktop. Como de costume, o Fedora Workstation apresenta a versão mais recente do GNOME. O GNOME 44 inclui muitas melhorias excelentes, incluindo uma nova tela de bloqueio, uma seção de “aplicativos em segundo plano” no menu rápido e melhorias nas configurações de acessibilidade. Além disso, habilitar repositórios de terceiros agora permite uma visão não filtrada de aplicativos no Flathub. 

Com esta versão, reduzimos o tempo limite padrão quando os serviços são encerrados. Isso ajuda o sistema a desligar mais rápido — importante quando você precisa pegar seu laptop e ir embora. 

Claro, produzimos mais do que apenas as Edições. Os Fedora Spins and Labs visam uma variedade de públicos e casos de uso, incluindo o Fedora Comp Neuro, que fornece ferramentas para neurociência computacional e ambientes de desktop como o Fedora LXQt, que fornece um ambiente de desktop leve. E não se esqueça de nossas arquiteturas alternativas: ARM AArch64, Power e S390x .

Melhorias no administrador do sistema

Microdnf — a versão mais leve do gerenciador de pacotes padrão — foi substituído por dnf5. O dnf5 traz melhorias de desempenho, um consumo de memória menor e um novo daemon que pode fornecer uma alternativa ao PackageKit. Você pode começar a testar o dnf5 agora antes que ele se torne o padrão em uma versão futura do Fedora Linux.

Para administradores de mainframe, aumentamos o nível mínimo de arquitetura do hardware IBM Z para z13. Isso permite que você se beneficie dos novos recursos dessa plataforma e obtenha melhor desempenho da CPU.

Nós sempre nos esforçamos para trazer novos recursos de segurança para os usuários rapidamente. Os pacotes agora são construídos com sinalizadores de compilador mais rígidos que protegem contra estouros de buffer. O gerenciador de pacotes rpm usa um analisador OpenPGP baseado em Sequoia em vez de sua própria implementação.

Outras atualizações

Se você estiver criando perfis de aplicativos, apreciará os ponteiros do framer agora integrados aos pacotes oficiais. Isso torna o Fedora Linux uma ótima plataforma para desenvolvedores que buscam melhorar o desempenho de aplicativos Linux.

Seguindo nossa base “ First ”, atualizamos os principais pacotes de linguagem de programação e biblioteca do sistema, incluindo gcc 13, Golang 1.20, LLVM 16, Ruby 3.2, TeXLive2022, PHP 8.2 e muitos mais.

Estamos ansiosos para que você experimente o novo lançamento! Acesse https://fedoraproject.org/ e faça o download agora. Ou se você já estiver executando o Fedora Linux, siga as instruções fáceis de atualização. Para obter mais informações sobre os novos recursos do Fedora Linux 38, consulte as notas de lançamento.

O post Fedora 38 lançado com desktop GNOME 44 e Linux 6.2 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Fedora 38 lançado com desktop GNOME 44 e Linux 6.2

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×