Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’

A nova versão do Ubuntu Linux 23.04 Lunar Lobster deve sair até o dia 20 de outubro, portanto, já na próxima semana. Entretanto, você já já ouviu falar de todas as novidades da distribuição? Então, conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 Lunar Lobster.

Este é mais um lançamento de curto prazo. Assim sendo, o Lunar recebe 9 meses de atualizações contínuas, patches de segurança e correções críticas. Isso pode não parecer muito longo, mas o Ubuntu 23.10 chega 6 meses depois e os usuários serão encorajados a atualizar para a versão do final do ano. Lembrando que alguns detalhes podem sofrer alteração até o dia 20 próximo.

Novos recursos no Ubuntu 23.04

Novo instalador

Ubuntu 23.04 tem um novo instalador

O Ubuntu 23.04 inclui um novo instalador de sistema operacional. Em termos de recursos, o novo instalador do Ubuntu não é muito diferente do antigo, mas a tecnologia subjacente certamente é! O novo instalador foi criado usando o Flutter (uma estrutura de interface do usuário multiplataforma) e aproveita o Subiquity , o instalador da CLI da Canonical para o Ubuntu Server e o Curtin .

Novo instalador, nova apresentação de slides

Cada página do instalador foi revisada e atualizada para ser o mais clara e concisa possível, e há uma apresentação de slides renovada (agora com controles de apresentação de slides) durante a instalação real. No geral, o novo assistente baseado em Flutter causa uma boa “impressão”. Acho que algumas interações da interface do usuário são lentas e algumas partes do instalador congelam momentaneamente.

Mas ainda assim: uma melhoria – e se você não gostar, não se preocupe, pois poderá baixar uma ISO herdada com o instalador antigo nos dias de lançamento.

GNOME 44

Alight, o grande problema: o Ubuntu 23.04 vem com o Gnome 44, a última versão estável deste imensamente popular ambiente de desktop de código aberto.

Há muitos novos recursos no GNOME 44. Algumas mudanças são pequenas, outras grandes, mas todas se combinam para aprimorar a experiência da área de trabalho. Eu direi que o tema Yaru do Ubuntu (exceto futuras correções) faz com que alguns dos novos recursos do GNOME 44 pareçam um pouco … inacabados/estranhos, então tenha isso em mente enquanto você rola para baixo.

As telas de login e bloqueio agora usam um avatar de usuário maior e uma caixa de entrada de senha mais ampla. Existem ajustes sutis em termos de tema para que aqueles que usam a navegação pelo teclado saibam qual elemento está ativo.

Os designers upstream do GNOME fizeram algumas grandes melhorias na forma e na funcionalidade do menu Quick Settings (que são um pouco silenciadas pelo tema Yaru do Ubuntu – embora as correções estejam chegando).

À primeira vista, agora é mais fácil ver quais recursos possuem submenus graças aos botões ‘divididos’ (além disso, agora você pode abrir submenus usando o teclado). Novas legendas transmitem informações relevantes, como a qual rede Wi-Fi você está conectado ou qual Power Mode está ativo:

Ubuntu 23.04: Configurações rápidas

Os desenvolvedores do GNOME adicionaram um novo submenu ao botão bluetooth. Usando o submenu, você pode conectar/desconectar rapidamente dispositivos bluetooth emparelhados anteriormente. Você não pode emparelhar novos dispositivos neste menu (vá para Configurações> Bluetooth para fazer isso), mas uma vez emparelhados, eles aparecerão aqui – esta é uma adição épica:

Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’

Ubuntu 23.04: Controle Bluetooth

O GNOME 44 apresenta uma nova seção de ‘aplicativos em segundo plano’ no menu Configurações rápidas. Essa área aparece sob demanda e somente quando os aplicativos compatíveis são executados em segundo plano. Não consegui que o recurso aparecesse com nenhum dos aplicativos pré-instalados do Ubuntu (como Rhythmbox ), mas os aplicativos Flatpak (como Amberol ) são detectados instantaneamente:

Ubuntu 23.04: IU de aplicativos em segundo plano

Mergulhe em Configurações e você notará uma série de refinamentos, reorganizações e novos recursos em muitos dos painéis incluídos.

A seção Mouse & Touchpad foi amplamente reformulada pelos desenvolvedores do GNOME, ganhando mais controles (como aceleração do mouse) e novas animações que tocam quando você passa o mouse sobre as opções para cada comportamento:

Novas configurações de mouse e touchpad

Ser capaz de encontrar rapidamente a versão do seu kernel é importante, então o GNOME adicionou as informações à seção ‘Sobre’ em Configurações , basta rolar até o final para encontrá-lo.

Finalmente – veja rapidamente sua versão do kernel

Os desenvolvedores do Ubuntu desejam incluir a extensão Tiling Assistant na próxima versão do Ubuntu. À frente, há um pequeno ovo de Páscoa. Se você instalar esta extensão dos repositórios do Ubuntu no Lunar, você desbloqueia as configurações de ‘lado a lado aprimorado’ em Configurações > Ubuntu Desktop . Para ser claro: eles só aparecem quando a extensão está instalada.

Novidades

Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’.

Como já entusiasmei anteriormente, o GNOME 44 vem com uma nova versão do Nautilus (também conhecido como Arquivos ) que restaura a capacidade de ‘expandir’ pastas na exibição de lista para uma navegação mais rápida. Esse recurso (muito útil) não é ativado por padrão, portanto, se você quiser usá-lo, precisará acessar Preferências e ativá-lo.

As pastas expansíveis no Nautilus estão de volta

Já ficou frustrado com a falta de exibição de miniaturas/ícones no seletor de arquivos GTK? Bem, os desenvolvedores do GNOME adicionaram um! Sempre que o seletor de arquivos GTK aparecer, basta clicar no botão de exibição para alternar da exibição de lista (com seus ícones minúsculos) para o novo modo de miniatura:

Miniaturas no seletor de arquivos — finalmente!

Mais recursos

O Ubuntu Dock agora exibirá um selo de contagem para (todas) as notificações não lidas geradas por um aplicativo quando aberto no Dock. Esta não é a antiga API não lida do Unity (usada por aplicativos como o Telegram ), mas um novo recurso que os desenvolvedores de aplicativos não precisam oferecer suporte explicitamente. Se um aplicativo mostra notificações nativas, ele pode mostrar distintivos não lidos.

A desvantagem disso é que se você usar um aplicativo (como o Telegram) que, por exemplo, mostra 1 mensagem não lida, se uma notificação também for enviada, o badge exibirá ‘2’, um para a mensagem não lida e outro para a notificação sobre a mensagem não lida.

Se ele enviar notificações, receberá um selo…

O Ubuntu Software foi atualizado para mostrar categorias para aplicativos instantâneos (tbh, eu não sabia que ainda não fazia isso). Uma peculiaridade irritante: clicar no aplicativo Ubuntu Software fixado no Ubuntu Dock … abre um aplicativo Snap Store com seu próprio ícone de encaixe (desafixado). Comportamento estranho – qual é o objetivo do ícone laranja?

Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’

Mudanças Visuais

Novo papel de parede do Ubuntu 23.04

O Ubuntu 23.04 inclui um novo papel de parede (naturalmente) e revisa seu tema Yaru GTK e Shell baseado em Adwaita para se adaptar às alterações feitas pelos desenvolvedores upstream do GNOME.

No lado do ícone, há algumas mudanças notáveis: há um novo ícone para o botão de captura de tela no menu Configurações rápidas (uma reação à atualização dos desenvolvedores do GNOME); e em vez de mostrar os novos ícones de aplicativos do LibreOffice (realmente bastante brilhantes), a equipe de design do Ubuntu os substituiu por um conjunto de novos ícones personalizados.

Software e Utilitários

O Ubuntu 23.04 vem com novas versões de seu conjunto de software principal, incluindo:

  • Mozilla Firefox 111
  • Thunderbird 102
  • LibreOffice 7.5
  • Shotwell 0.30.17
  • Remmina 1.4.29
  • Transmissão 3.0

Além disso, a versão mais recente do novo editor de texto do GNOME  está incluída, o que melhora a rolagem para zoom, o manuseio de rascunhos e a verificação ortográfica. Ele também inclui uma série de ajustes de interface do usuário para popovers, menus, páginas de status, pesquisa e caixa de diálogo de preferências. Sou um grande fã disso, embora o Gedit permaneça (como antes) disponível nos repositórios.

versão do kernel

O Ubuntu 23.04 usa o kernel Linux 6.2 e os drivers gráficos Mesa 23.0 estão presentes para alimentar algumas experiências de jogos de primeira linha.

Quando posso baixar o Ubuntu 23.04?

O Ubuntu 23.04 sairá em 20 de abril de 2023. Nesta data, você poderá baixar a versão final e estável do site do Ubuntu, servidores de imagem e espelhos oficiais. Além disso, é possível atualizar para o Ubuntu 23.04 a partir do Ubuntu 22.10.

Não que você precise esperar até 20 de abril para experimentar o Ubuntu 23.04. O Ubuntu 23.04 Beta chega em 30 de março, enquanto novas compilações diárias do Ubuntu 23.04 saem todos os dias.

O post Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’ apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Conheça todos os recursos do novo Ubuntu 23.04 ‘Lunar Lobster’

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×