Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Baidu usa RISC-V para datacenter

A startup chinesa RISC-V StarFive revelou que a gigante da web chinesa Baidu se tornou um investidor deste recurso. A ideia é acelerar o uso do RISC-V de código aberto no datacenter. Então, a Baidu vai investir pesado no RISC-V para uso em um datacenter próprio.

A StarFive escreveu no serviço de mídia social chinês QQ, que trabalharia com o Baidu. O objetivo é “promover a implementação de diferentes formas de produtos RISC-V de alto desempenho em cenários de datacenter”.

“A estreita cooperação entre as duas partes promoverá o processo de industrialização do RISC-V, acelerará a inovação do poder de computação em datacenters e fornecerá novas possibilidades para as demandas complexas e mutáveis ??de poder de computação na era da IA”.

Não está claro se isso significa que a Baidu está interessada em CPUs RISC-V ou se o investimento é somente pelo desejo de que a arquitetura de código aberto sirva a outras funções em sua infraestrutura.

A mão de um engenheiro enluvado segurando um moderno processador Intel Core
As ‘contribuições substanciais’ que a Intel prometeu para impulsionar a adoção do RISC-V.

Baidu usa RISC-V para datacenter

A StarFive já oferece dois processadores RISC-V que, segundo ela, podem preencher uma função no datacenter. A série U de 64 bits é sugerida como capaz de aplicativos de big data. A série Dubhe é sugerida para funções como armazenamento computacional ou condução de um SmartNIC. O último aplicativo é auxiliado pelo StarFive, alegando que o Dubhe é o primeiro silício RISC-V a oferecer suporte à virtualização.

O Baidu é um usuário conhecido do SmartNIC , mas parece não ter divulgado o processador que usa nos dispositivos.

A gigante chinesa também disse anteriormente não é afetada pelas sanções dos EUA sobre algumas exportações de tecnologia para a China. Mas os executivos também afirmaram que a Baidu tem planos de desenvolver alternativas às importações proibidas.

E agora, apenas quatro meses após essas observações, chega a notícia de que a Baidu está investindo dinheiro em uma das casas RISC-V mais capazes da China.

A Baidu, é claro, há muito tempo baseia seus negócios em IA e recentemente anunciou seu chatbot ERNIE. Com essa revelação, detalhou o que os executivos afirmaram ser uma nova reviravolta nas pilhas de computação de datacenter, projetadas para facilitar implantações de IA em grande escala.

Essas plataformas sugerem claramente a necessidade de muito silício de datacenter. E o StarFive já sugere que seus processadores estão prontos para trabalhos de IA, como visão de máquina para carros autônomos.

Enquanto isso, a Tencent, disse aos investidores que pode obter todos os chips necessários para construir seus próprios grandes modelos de IA. 

O post Baidu usa RISC-V para datacenter apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Baidu usa RISC-V para datacenter

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×