Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça as melhores distribuições Linux para 2023

A maior dúvida de qualquer usuário de sistema operacional é a escolha da melhor distribuição a ser implementada em seu dispositivo. Isso por conta da grande infinidade de opções, especialmente quando estamos falando do Linux. E, como muitos sabem, há para todos os gostos. Imagine, então, quem está chegando agora para conhecer o tux e todos os sabores dos mais variados tipos de sistemas. Assim, esta lista abaixo está longe de ser definitiva, uma vez que a escolha deve depender única e exclusivamente da finalidade para a qual o usuário quer um sistema operacional Linux. Então, conheça a seguir uma lista com algumas das melhores distribuições Linux de 2023, com base em necessidades específicas.

Conheça as melhores distribuições Linux de 2023

Quase todas as distribuições do Linux hoje oferecem compatibilidade de hardware semelhante porque o kernel do Linux já inclui suporte para o hardware mais comum. A menos que sua máquina use uma arquitetura rara, a maioria das distribuições Linux deve funcionar imediatamente.

No entanto, as distribuições Linux geralmente diferem com a disponibilidade do software. Isso ocorre porque a maioria delas constrói e fornece seus próprios repositórios de pacotes. Você precisa estar ciente de quais distribuições oferecem o software que você precisa. Por exemplo, o Slackware não fornece a maioria dos pacotes de terceiros prontos para uso.

É melhor usar uma versão sem interrupção ou uma LTS?

Isso dependerá em grande parte de como você pretende usar sua máquina. Uma distribuição de lançamento contínuo beneficia os usuários que estão constantemente em seus computadores e precisam das atualizações de software mais recentes. Por exemplo, se você estiver escrevendo um programa com o qual deseja trabalhar com o software mais recente, precisará usar uma distribuição de lançamento contínuo.

Personalização: Arch Linux

O Arch Linux cresceu e se tornou uma das principais distribuições Linux desde seu lançamento em 2002. Por padrão, ela possui uma versão bem enxuta. Porém, permite um mundo de personalizações, principalmente para usuários mais experientes.

Isso passa principalmente pela escolha do desktop a ser usado. Dá para escolher qualquer um de sua preferência, sem grandes dificuldades, desde que também se adeque à potência do seu computador. Os requisitos mínimos do Arch Linux são modestos 512 MB de RAM e uma CPU x64.

No entanto, cabe um alerta: não é uma distribuição muito fácil de manusear. Entretanto, possui uma boa documentação e está em constante evolução, tendo os recursos mais modernos quase sempre em primeira mão. Isso evita ficar usando um sistema ultrapassado.

Simplicidade: MX Linux

Descrevendo-se como uma distribuição Linux de “peso médio”, o MX Linux funciona perfeitamente, mesmo em PCs de baixo custo, e sua configuração inicial bastante mínima o torna um favorito entre os desenvolvedores. Sim, seu ambiente de desktop XFCE padrão pode parecer um pouco datado ao lado de distribuições mais renomadas como o Ubuntu.

As funções mais importantes estão a poucos cliques de distância no MX Linux. A barra de tarefas traz um menu de MX Tools, que inclui itens cruciais como manutenção do PC e opções de configuração para o som e teclado do sistema.

A instalação básica do MX Linux inclui um monte de pacotes sólidos que apresentam Firefox, VLC, LibreOffice e GIMP, e você pode, é claro, obter mais através do Synaptic Package Manager, que o direcionará para os repositórios de pacotes para MX Linux.

Facilidade de uso: Linux Mint

Se você é novo em todo esse negócio do Linux, é natural se sentir um pouco sobrecarregado se estiver migrando do Windows ou do macOS. Por esse motivo, você pode querer começar simples, e o Linux Mint é exatamente o que você precisa.

O Mint vem com grande parte do software que você precisa para trabalho, como o LibreOffice e alguns softwares de mídia integrados decentes. Você pode escolher entre quatro ambientes de desktop principais, sendo o Cinnamon o mais parecido com o Windows, com seu menu pseudo-Iniciar (embora o MATE continue sendo uma escolha popular também). Também é bastante leve em termos de recursos, carregando mais rápido e usando menos memória do que o popular Ubuntu.

O Mint está sempre sincronizado com os últimos lançamentos do Ubuntu LTS, o que significa que você não precisa se preocupar em ficar vulnerável durante sustos de dia zero ou surtos de malware.

Tendo isso em mente, alguns também podem recomendar o Ubuntu ou o Elementary OS, mas estamos aderindo ao Linux Mint.

Privacidade: Tails

Privacidade é um conceito estranho, mas que está se tornando mais importante à medida que a tecnologia se torna inerentemente tecida em nossas vidas diárias. Tudo se resume ao que você percebe como seu modelo de ameaça.

Se você está tentando ser 100% anônimo na Internet, por exemplo, terá que se esforçar muito. Se você deseja impedir que as empresas criem um perfil de dados sobre você, as coisas são mais fáceis.

Uma boa maneira de ser mais anônimo online é usar o Tails.

Tails é uma distribuição Linux baseada no Debian que vem pré-configurada para uso com a Rede Tor. Tor é uma rede pública descentralizada que permite aos usuários enviar e receber tráfego através de vários relés. O conceito é simples – cada relé tem seu próprio endereço IP que oculta a localização original do usuário criando várias “camadas”. Isso é especialmente útil para indivíduos ou usuários preocupados com a privacidade em países que possuem governos opressivos.

O Tails foi projetado para ser executado a partir de armazenamento portátil, pois ele usa apenas sua RAM e não deixa rastros permanentes do que você está fazendo (embora você possa salvar dados em sua mídia portátil).

Ele vem com várias ferramentas criptografadas baseadas em privacidade, como um mensageiro instantâneo, gerenciador de senhas KeePassX e ferramentas de criptografia de e-mail. Crucialmente, o LibreOffice está lá para a maioria das suas necessidades de produtividade.

Forense: Kali Linux

O Linux é um jogador forte na área forense. Existem muitas distribuições para escolher nesta categoria, mas escolhemos o Kali Linux .

Kali Linux é uma distribuição Linux derivada do Debian projetada para forense digital e testes de penetração. É mantido e financiado pela Offensive Security Ltd.

O conjunto de ferramentas é muito abrangente e o conhecimento prévio seria útil. Iniciantes devem aproveitar os cursos da Offensive Security para se tornarem um Kali Ninja.

Executa a partir da RAM: Puppy Linux

Puppy Linux é uma distribuição super leve que será executada inteiramente na RAM da sua máquina. Isso é incrivelmente útil se você precisar executar tarefas rapidamente. Todo o sistema pode ser executado a partir da RAM, com as versões atuais geralmente ocupando cerca de 210 MB, permitindo que a mídia de inicialização seja removida após a inicialização do sistema operacional.

Possui variações construídas no Slackware e no Ubuntu, mas ambos possuem as mesmas ferramentas na maior parte.

Geralmente, tendemos a usá-lo quando precisamos redirecionar e limpar discos rígidos usando o comando dd ou hdparm, mas é uma distribuição totalmente preparada para uma variedade de tarefas.

Computadores e netbooks antigos: Bodhi Linux

Apesar da ascensão do tablet, ainda há usuários que possuem netbooks portáteis mais leves que fazem uso do Linux. O mesmo pode ser dito para máquinas mais antigas que podem receber uma nova vida. Uma ótima distribuição para isso é o Bodhi Linux.

Embora seja um derivado do Ubuntu, é uma distribuição elegante e leve com o Moksha, um ambiente de desktop baseado no Iluminismo. Junto com a área de trabalho polida, o Bodhi oferece uma instalação mínima, que deixa o usuário livre para personalizar facilmente. O Bodhi oferece uma variedade de arquivos ISO e pode ser instalado em Chromebooks e dispositivos legados.

Rolling Release: Manjaro

Se você está cansado de ter que atualizar constantemente sua distribuição Linux de versão para versão, o Arch Linux é o ideal para você. O Manjaro é baseado no Arch Linux e vem com todos os benefícios de uma instalação completa do Arch, mas deixa essa complicação de lado. Manjaro é Arch sem necessidade de montagem.

O Arch Linux Wiki é incomparável quando se trata de documentação de distribuição. Tudo nele se aplica a Manjaro. Você também tem o benefício dos enormes repositórios do Arch que estão sempre atualizados e dos vários auxiliares AUR.

Se você está mais confortável com o Linux e está procurando por uma nova distribuição cheia de poder e opções, definitivamente vale a pena considerar Manjaro.

Para os experientes: Gentoo

O Gentoo pode parecer uma escolha estranha se você prestou atenção em todos os memes e ruídos ao redor dele. Gentoo não é brincadeira, no entanto. É facilmente a distribuição mais flexível e você pode configurá-la para ser tão estável ou de ponta quanto você precisar. Essencialmente, o Gentoo é o que você fizer dele.

Conheça as melhores distribuições Linux de 2023

O Gentoo é uma distribuição baseada no código-fonte, o que significa que você compila cada pacote instalado a partir de seu código-fonte ao instalá-lo. Embora isso leve mais tempo, também apresenta uma oportunidade de personalizar cada pacote para atender às suas necessidades.

Esteja você instalando o Gentoo em um desktop ou servidor, você pode adaptá-lo com precisão. Para desktops, você pode escolher seu ambiente de desktop ou gerenciador de janelas sem qualquer inchaço desnecessário. Os servidores fornecem uma situação semelhante, permitindo instalações leves e específicas. Como um bônus adicional, o Gentoo não toma nenhuma decisão por você, nem mesmo para algo como Systemd. Se você não quer, você não precisa.

Do lado da segurança, o projeto Gentoo Hardened é um dos melhores, se não o melhor, projetos dentro de uma distribuição Linux para aumentar sua segurança geral. Mesmo sem os patches GRSecurity que anteriormente eram uma grande parte do projeto, o Gentoo Hardened é uma excelente opção para segurança de servidores ou desktops.

Reprodutível: GNU Guix

GNU Guix é uma distribuição Linux brilhante que permite construir sistemas que você pode recriar em qualquer computador. Isso pode ser especialmente útil se você for um administrador de sistemas e quiser uma maneira rápida de implantar o Linux.

A maneira como o GNU Guix faz isso é usando apenas uma única linguagem de programação para gerenciar todo o sistema. Ao contrário de outras distribuições, você só precisa lembrar de um único formato para todas as configurações do seu programa.

Além disso, o GNU Guix também cria um histórico de sandbox transacional de cada pacote que você instala. Semelhante ao NixOS, isso permite que você retroceda e salte facilmente por diferentes versões do seu software. É útil se você deseja experimentar um novo software ou deseja um sistema de pacotes confiável.

Jogos e multimídia: Pop!_OS

Pop!_OS é uma distribuição simples, mas eficaz, que visa criar um ambiente fácil de usar para multimídia e jogos no Linux. Foi originalmente um fork do Ubuntu e atualmente é o sistema operacional padrão em laptops System76.

Conheça as melhores distribuições Linux de 2023

Além de seu suporte multimídia, o Pop!_OS também possui uma versão personalizada do GNOME que inclui vários recursos extras. Por exemplo, é possível converter sua área de trabalho em um layout de empilhamento ou lado a lado. Pode ser especialmente útil para usuários avançados que desejam ter uma maneira rápida de gerenciar janelas.

Além disso, o Pop!_OS também oferece amplo suporte para vários softwares científicos e de desenvolvimento. Por padrão, inclui IDEs, como Jupyter, MATLAB e Android Studio. Pop!_OS pode ser uma opção se você estiver procurando por uma distribuição que possa ser usada tanto para trabalho quanto para diversão.

Estabilidade: Slackware Linux

Uma das melhores distribuições Linux que você pode instalar é o Slackware e é uma das três distribuições originais do Linux. Juntamente com o Debian e o Red Hat, ele visa fornecer a você uma experiência simples e flexível semelhante ao UNIX.

Uma de suas melhores características é seu compromisso com a estabilidade. Ele se esforça para manter as mesmas ferramentas e processos para seus usuários em diferentes versões. Por exemplo, você pode seguir um guia para uma versão mais antiga do Slackware e ainda funcionará hoje.

Essa abordagem incentiva os usuários a investirem tempo para aprender como o sistema funciona, pois podem ter certeza de que ele não mudará com o tempo. Além disso, isso também significa que os programas que você instala em sua máquina raramente serão interrompidos. O Slackware é uma distribuição altamente atraente para usuários que desejam um sistema no qual possam aprender e confiar.

O post Conheça as melhores distribuições Linux para 2023 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Conheça as melhores distribuições Linux para 2023

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×