Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fedora 38 deve criar imagem Phosh para dispositivos móveis

A distribuição Fedora Linux parece procurar novos rumos. Assim, o novo Fedora 38 deve criar imagem Phosh para dispositivos móveis. A proposta é executar esse shell Wayland com foco em smartphones e tablets, oferecendo uma boa experiência baseada no GNOME. De uma forma paralela, espera-se uma proposta de mudança para também introduzir uma imagem do Fedora Linux com o KDE Plasma Mobile.

Phosh é um shell Wayland para dispositivos móveis baseado no Gnome. O SIG de mobilidade empacotou o Phosh e pacotes relacionados em um grupo de pacotes ‘phosh-desktop’ e gostaria de começar a criar imagens x86_64 e aarch64 para dispositivos móveis.

Uma proposta de mudança enviada hoje é para o Fedora 38 fornecer uma imagem Mobility Phosh. A proposta ainda precisa ser votada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas equivaleria ao grupo de interesse especial de mobilidade (SIG) do Fedora para fornecer imagens de instalação AArch64 e x86_64 que executam o Phosh e os aplicativos GNOME relevantes.

Fedora 38 deve criar imagem Phosh para dispositivos móveis

O Mobility SIG do Fedora já criou o pacote Phosh shell e outros pacotes relacionados no grupo de pacotes “phosh-desktop”, enquanto esta proposta é sobre oferecê-lo como uma imagem de instalação para download. Separadamente, o KDE Plasma Mobile também está sendo empacotado e será enviado para uma nova imagem como parte de uma proposta de alteração separada.

O Phosh “Phone Shell” iniciado por Purism.

A justificativa para uma imagem móvel do Fedora Phosh é promovida como:
Há vários tablets x86_64 e aarch64 e outros dispositivos móveis que podem usar uma interface/desktop mais centrada em dispositivos móveis do que os desktops/labs/spins tradicionais do Fedora. Ter imagens do Fedora para esses dispositivos tornará mais fácil instalá-los e usá-los. Ter uma imagem também ajudará a remixar os esforços, permitindo que eles reutilizem pacotes e metadados do espaço do usuário (kickstarts etc) com um kernel modificado.

Estas imagens vão espalhar o Fedora para dispositivos móveis e trazer mais usuários para a comunidade Fedora, bem como mostrar o trabalho upstream para fornecer uma interface de telefone 100% de código aberto para dispositivos, uma vez que eles sejam viáveis a partir de kernels vanilla.

Veja a proposta de mudança para mais detalhes sobre esse possível recurso com o Fedora 38 na próxima primavera.

O post Fedora 38 deve Criar Imagem Phosh para dispositivos móveis apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Fedora 38 deve criar imagem Phosh para dispositivos móveis

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×