Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Instalador do Debian 12 “Bookworm” adiciona detecção do Windows 11 e novos dispositivos ARM

O Projeto Debian lançou a primeira versão alfa de desenvolvimento do instalador para a próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, com lançamento previsto para o próximo ano. Assim, o Instalador do Debian 12 “Bookworm” adiciona detecção do Windows 11 e Novos Dispositivos Arm.

O trabalho no Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” começou há alguns meses, mas agora há também um instalador oficial para os primeiros usuários e entusiastas do Linux/Debian que querem experimentar os novos recursos e melhorias.

O instalador Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” vem com suporte para a mais recente série de kernel Linux 5.19 e apresenta várias melhorias de hardware, começando com a detecção do sistema operacional Windows 11 se você planeja inicialização dupla Debian GNU/Linux e Windows no mesma máquina.

Instalador do Debian 12 “Bookworm” adiciona detecção do Windows 11 e novos dispositivos ARM

O suporte para Novos Dispositivos ARM também foi adicionado, incluindo os computadores de placa única Banana Pi BPI M2 Ultra, ODROID-C4, ODROID-HC4, ODROID-N2 e ODROID-N2+, o smartphone Linux Librem 5r4 (Evergreen) da Purism , bem como o laptop modular MNT Reform Versão 2.

Novos dispositivos RISC-V também são suportados, incluindo o SiFive HiFive Unmatched e BeagleV Starlight Beta, bem como o Microchip PolarFire-SoC Icicle Kit, uma plataforma de desenvolvimento de baixo custo que permite a avaliação do RISC-V compatível com Linux de 5 núcleos subsistema de microprocessador.

Entre outras mudanças notáveis implementadas no instalador do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, há suporte a leitor de tela habilitado por padrão para o ambiente de desktop Cinnamon, inicialização automática de síntese de fala, detecção mais fácil de dispositivos multipath e suporte para vários caminhos initrd.

Mais detalhes do novo Debian

O instalador também adiciona suporte para a distribuição Exherbo Linux baseada em fonte, detecção de drivers NTFS3 para kernels Linux 5.15 ou posterior (além de NTFS e NTFS-3G) e detecção de arquivos initramfs do Alpine Linux. Outra mudança interessante é que o instalador não oferece mais suporte experimental dmraid.

Os leitores experientes em tecnologia podem encontrar detalhes extras sobre as mudanças que chegaram nesta primeira versão alfa do instalador do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” no anúncio da lista de discussão publicado por Cyril Brulebois. A versão final do Debian Bookworm está prevista para daqui a mais ou menos um ano, em 2023.

O post Instalador do Debian 12 “Bookworm” adiciona detecção do Windows 11 e novos dispositivos ARM apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Instalador do Debian 12 “Bookworm” adiciona detecção do Windows 11 e novos dispositivos ARM

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×