Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Linux 6.1 vai facilitar detecção de CPUs defeituosas

Embora beneficie principalmente os administradores de servidor com grande quantidade de hardware, o Linux 6.1 deve facilitar a identificação de CPUs/núcleos problemáticos. Para isso, vai relatar o soquete e o núcleo prováveis ??quando ocorre uma falha de segmentação. Isso pode ajudar a identificar quaisquer tendências se encontrar rotineiramente a mesma CPU/núcleo está causando problemas.

Na fila agora na ramificação x86/cpu do TIP para a janela de mesclagem do Linux 6.1 em outubro está um patch para imprimir a CPU provável no momento da falha de segmentação. Imprimir o provável núcleo e soquete da CPU quando ocorre uma falha de seg pode ser benéfico se encontrar rotineiramente falhas de seg que ocorrem no mesmo pacote de CPU ou núcleo específico.

Rik van Riel, autor da mudança, resumiu assim:

No entanto, os tipos de falha em CPUs que deram errado ao longo dos anos são bem específicos, e o único mau comportamento visto pode ser em relação a falhas de segmentação em programas como bash, python ou vários daemons de sistema que funcionam bem em qualquer outro lugar.

Adicione um printk() a show_signal_msg() para imprimir a CPU, o núcleo e o soquete em tempo de segfault.

Isso não é um processo perfeito, já que a tarefa pode ser reprogramada em outra CPU entre quando a falha ocorre e quando a mensagem é impressa, mas na prática isso tem sido bom o suficiente para ajudar as pessoas a identificar vários núcleos de CPU ruins.

Linux 6.1 vai facilitar detecção de CPUs defeituosas

Em uma frota de computadores grande o suficiente, é comum ter algumas CPUs ruins. Esses podem ser identificados ao ver que alguns códigos de kernel comumente executados, que funcionam bem em todos os outros lugares, continuam travando no mesmo núcleo da CPU em um sistema ruim em particular.

Este pequeno recurso que ajuda a identificar processadores potencialmente defeituosos estará disponível para uso a partir do Linux 6.1 ainda este ano.


Camadas de memória podem estar prontas para Linux 6.1

O Linux 6.1 planeja o MGLRU como uma grande melhoria no código de recuperação de página e bons benefícios de desempenho. Além disso, outra mudança relacionada ao gerenciamento de memória que está no ramo “mm-unstable” de Andrew Morton recentemente tem suportado camadas de memória explícitas e trabalho em torno da melhoria do suporte de memória em camadas do kernel Linux.

Esses patches decorrem de discussões do kernel upstream meses atrás sobre possíveis melhorias na camada de memória com alguns dispositivos de memória não sendo colocados na camada melhor ou mais relevante, bem como a falta de informações de espaço do usuário em torno da hierarquia da camada de memória.

Esse suporte de memória em camadas diz respeito a servidores Linux. Neles pode haver várias classes de memória. Assim, o Linux reconhece isso e aloca a memória mais rápida para as tarefas mais importantes, sendo capaz de rebaixar para camadas de memória mais lentas para alocações menos importantes da infraestrutura de camadas de memória Linux foi iniciada pela Intel para Optane DC Persistent Memory que agora está sendo abandonada, a memória em camadas ainda é ainda mais importante para futuros servidores com Compute Express Link (CXL), alguns SKUs Xeon Sapphire Rapids que vêm com memória HBM2 integrada, e outras inovações que levam a várias classes/camadas de RAM endereçável em sistemas.

Este suporte Linux pendente para camadas de memória explícita foi projetado com isso em mente.

Este patch em mm-unstable dá o novo design de camadas de memória explícita do próximo código. Os outros patches também são enfileirados como parte dessa ramificação do Git para revisar o código de rebaixamento de memória. Dado que esses patches estão sendo lançados na área de testes de gerenciamento de memória de Andrew Morton, se tudo correr bem, poderemos ver essas melhorias na camada de memória provavelmente mescladas para o Linux 6.1.

O post Linux 6.1 vai facilitar detecção de CPUs defeituosas apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Linux 6.1 vai facilitar detecção de CPUs defeituosas

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×