Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 2.2. Esta é, portanto, a mais recente imagem ISO estável ao vivo/instalável desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian e sem sistema. Ela foi construída em torno do moderno ambiente de desktop KDE Plasma. A principal novidade do Nitrux 2.2 é que ele muda para o kernel Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo.

O Nitrux 2.2 é o primeiro lançamento da distribuição a abandonar o kernel Linux 5.15 LTS suportado a longo prazo e mudar para a série mais recente do kernel Linux 5.17 por padrão, é claro em um sabor XanMod, assim como nas versões anteriores. Infelizmente, o kernel Linux 5.18 lançado recentemente não foi lançado nesta versão devido ao módulo broadcom-sta-dkms não compilar no DKMS.

Uma das mudanças mais interessantes nesta versão é a capacidade de os usuários realizarem a criptografia de disco completo de suas novas instalações do Nitrux ao usar as opções de partição automatizada (Substituir Partição e Apagar Disco) no instalador gráfico Calamares. A opção pode ser encontrada na parte inferior da tela de particionamento e exige que você insira uma senha forte, que será solicitada toda vez que você inicializar o sistema.

O lançamento do Nitrux 2.1.1 do mês passado introduziu uma imagem ISO dedicada com o driver gráfico NVIDIA proprietário para aqueles que queriam instalar a distribuição sem sistema em um computador com uma GPU NVIDIA. 

Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo

O Nitrux 2.2 vem com não um, mas dois ISOs NVIDIA, um apresentando um driver gráfico NVIDIA mais recente para GPUs NVIDIA modernas e o outro apresentando os drivers NVIDIA legados para placas gráficas mais antigas. Os desenvolvedores observam o fato de que você pode precisar adicionar a configuração X11 do Nitrux para que o NVIDIA PRIME funcione corretamente em alguns laptops.

Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo.

Além disso, o Nitrux 2.2 melhora o suporte de hardware, incluindo mais pacotes contendo firmware Broadcom e atualizando o driver de código aberto AMDVLK AMD Vulkan, microcódigo amd64 e pacotes de firmware linux. Além disso, esta versão melhora o suporte a jogos incluindo o pacote vkBasalt, uma camada de pós-processamento Vulkan para aprimorar os gráficos visuais dos jogos, bem como a pilha de gráficos Mesa 22.2-git.

A seleção de software padrão do Nitrux foi atualizada nesta versão para as versões mais recentes, incluindo KDE Plasma 5.24.5, KDE Frameworks 5.94, KDE Gear 22.04.1, Mozilla Firefox 101, LibreOffice 7.3.1, MauiKit 2.1.2 e NX Software Center 2.1.2 com AppRepo como uma nova fonte de repositório AppImage. Um novo aplicativo também foi introduzido no Nitrux 2.2, o Bonsai, um gerenciador de versões de controle Git simples e rápido.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Nitrux 2.2 adiciona um pacote que inclui utilitários para detectar e configurar automaticamente as impressoras, juntamente com um ajudante do PolicyKit para configurar o servidor de impressão CUPS com privilégios refinados e atualiza a configuração KWin do desktop Plasma para organizar as janelas em uma grade quando o efeito Visão geral está ativado.

Se você quiser experimentar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar o Nitrux 2.2 agora mesmo no site oficial. Os usuários existentes do Nitrux poderão atualizar suas instalações executando os comandos a seguir em um emulador de terminal:

Terminal
pkcon refresh && pkcon update
Baixar o Nitrux 2.2

Via 9to5Linux

O post Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×