Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PDFrankenstein: Uma ferramenta para anotações em PDF no Linux!

Fazes anotações em PDFs em sistemas operacionais como o Windows e o Mac pode ser uma tarefa fácil, já que muitos aplicativos desempenham muito bem esse papel. No entanto, Mansour Behabadi descobriu que em máquinas Linux, não parecia haver uma maneira satisfatória ou uma Ferramenta simples. Sendo um hacker empreendedor, Mansour partiu para preencher essa lacuna. Ele criou o PDFrankenstein, uma ferramenta para anotações em PDF no Linux!

Ter uma ferramenta que possibilite inserir o que quiser em um PDF no Linux, é fantástico! Afinal, nem sempre temos um dispositivo com um outro sistema operacional por perto, para nos salvar em uma ocasião como essa.

Imagem: Hachaday

Processo de criação do PDFrankenstein

A principal coisa que impede a criação de uma ferramenta que permita incluir anotações em um sistema Linux é que o formato PDF é uma coisa complexa e sinuosa. Criar uma ferramenta de edição de PDF de uso geral capaz de inserir hiperlinks, notas, imagens ou desenhos não é exatamente um projeto de fim de semana.

No entanto, Mansour aceitou o desafio e não deixou que isso o detivesse. Ele aproveitou o fato de que já existem ferramentas no Linux que podem ler e criar arquivos PDF, e as uniu no que foi em um ponto “uma horrenda colcha de retalhos de ferramentas” que inspirou o nome pdfrankenstein. Mas, que atende bem às demandas que ele tinha em mente.

A ferramenta criada

A ferramenta é uma GUI que usa o Inkscape e o qpdf para converter uma página PDF em um arquivo SVG, defini-la como plano de fundo bloqueado e permitir que o usuário adicione as anotações que desejar, usando o Inkscape como editor.

Depois que as alterações são feitas, o programa remove o plano de fundo, sobrepõe as anotações de volta aos originais e exporta um arquivo final. As anotações podem, portanto, ser qualquer coisa que possa ser feita no Inkscape. Ou seja, você tem uma ferramenta que te possibilita colar imagens, textos e o que quiser em seu PDF.

Apesar de ter sido um trabalho bem árduo e demorado para o criador da ferramenta, o resultado compensa qualquer outra coisa. Esperamos que esse seja o início do desenvolvimento de excelentes ferramentas necessárias para o Linux. O PDFrankenstein traz para o sistema operacional, a possibilidade de inserir o que quiser em um PDF, desde assinaturas a imagens sobrepostas, de forma simples (depois de todo o trabalho que ele realizou).

Via: Hackaday

O post PDFrankenstein: Uma ferramenta para anotações em PDF no Linux! apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

PDFrankenstein: Uma ferramenta para anotações em PDF no Linux!

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×