Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diferenças entre UNIX e Linux!

O Linux está em toda parte nos dias de hoje. Para a prova definitiva, não precisa procurar mais, além do Windows. Afinal, o Linux está praticamente dentro do Windows. Mas, essa ideia do Linux no Windows teria parecido uma piada de primeiro de abril.

Embora o Linux possa fornecer a espinha dorsal de grande parte da Internet, ele não foi criado do nada. Antes do Linux, havia o Unix, e o sistema operacional mais recente deve muito do crédito por sua popularidade atual às ideias nascidas na década de 1970 e até na década de 1960.

O que é Unix?

Embora o próprio Unix se esforce pela simplicidade, não é fácil descrever exatamente o que é. O Unix original era um sistema operacional da AT&T, mas atualmente a marca UNIX pertence ao Open Group. O Unix também é usado como uma categoria para descrever uma família inteira de sistemas operacionais.

Depois, há a filosofia Unix. Isso serve como uma diretriz geral para os programas Unix seguirem, com o núcleo sendo que cada programa deve fazer uma coisa bem. Em vez de tentar incluir todos os recursos imagináveis, uma ferramenta Unix deve simplesmente fazer seu trabalho, produzindo idealmente uma saída que possa alimentar diretamente a entrada de outro programa.

Atualmente, existem muitas variantes do Unix disponíveis, tanto em variedades gratuitas quanto comerciais.

O que é Linux?

Linux é outro termo que é mais difícil de descrever do que você imagina. Tecnicamente, uma distribuição completa do Linux é um sistema operacional “Unix-like”, mas este é apenas o começo.

Muitas pessoas usam o Linux como um termo abreviado para o que seria descrito com mais precisão como GNU/Linux. O próprio Linux é apenas o kernel, a parte do sistema operacional que faz a computação principal e faz interface com o hardware. Os principais utilitários executados no topo deste kernel são igualmente importantes.

GNU é um acrônimo recursivo que significa “GNU não é Unix”. O projeto GNU não contém nenhum código Unix original, mas fornece todos os utilitários que você esperaria encontrar em um sistema operacional Unix. Essa é a principal diferença entre Unix e Linux.

Unix vs Linux, a história!

Até os criadores do Unix não o criaram do nada. Em vez disso, Ken Thompson e Dennis Ritchie se inspiraram em um sistema operacional anterior, o Multics. No Bell Labs, esses dois pegaram conceitos desse sistema operacional e reescreveram os seus em C, que Ritchie projetou e ajudou a desenvolver.

O Unix não era um software de código aberto. Em vez disso, a AT&T vendeu licenças comerciais, mas não era a única empresa trabalhando no Unix. Os acadêmicos de Berkeley desenvolveram inicialmente um complemento chamado Berkeley Software Distribution, ou BSD. Eventualmente, o BSD se tornou seu próprio Unix completo.

Nos anos 80 e 90, várias empresas começaram a vender suas próprias ofertas Unix. Isso inclui o AIX da IBM, o Solaris da Sun e o Xenix, que mais tarde se tornou o SCO UNIX.

Linux conquista o mundo

Além das várias ofertas do Unix, várias variantes do tipo Unix também estavam disponíveis. Um deles era o MINIX, destinado ao uso acadêmico. Um desenvolvedor de software de Helsinque chamado Linus Torvalds ficou frustrado com as limitações do MINIX e pretendia criar um kernel semelhante que pudesse tirar proveito do novo PC que ele comprara.

Ao mesmo tempo, Richard Stallman estava procurando por um kernel. Ele havia iniciado o projeto GNU em 1983, criando substitutos gratuitos para vários utilitários Unix. O que ele não tinha na época era um kernel de código aberto gratuito. Torvalds já estava usando utilitários GNU com seu kernel, e eventualmente outros também.

O Linux rapidamente atraiu um interesse generalizado. Em meados dos anos 90, o projeto explodiu em popularidade devido à natureza de design livre do conjunto de ferramentas do kernel e do GNU. Mesmo quando vários outros sistemas operacionais Unix gratuitos se tornaram disponíveis, a natureza comercial dos primeiros 20 anos do Unix pairava sobre eles. Isso ainda afeta a batalha Unix x Linux até hoje.

Onde o Unix é usado atualmente?

No momento, a popularidade pode ser a principal diferença entre Linux e Unix. Dito isto, existem distribuições Unix disponíveis gratuitamente que executam muitos dos mesmos softwares que o Linux. Os dois mais populares são o FreeBSD e o OpenBSD, ambas variantes do BSD, como os nomes sugerem.

Então, é claro, há a Apple. Qualquer dispositivo Apple que você compra atualmente, seja um MacBook, iPhone ou até o Apple Watch, está executando um sistema operacional semelhante ao Unix. Em um iPhone ou Apple Watch, você nunca saberia disso ao usá-los. Esse não é o caso em um computador Mac.

Basta iniciar o aplicativo Mac Terminal e você terá acesso aos utilitários padrão do Unix, como ls, pwd e até editores como vim. Essas ferramentas podem ser bastante poderosas.

Linux está em todo lugar

O Linux pode estar em qualquer lugar, mas isso não significa que você o veja. O Android, o sistema operacional móvel mais popular do mundo, é um fork do Linux. Você não saberia ao executá-lo, mas nos bastidores há uma versão do kernel Linux modificada para uso em dispositivos móveis.

Grande parte da internet roda em Linux. Enquanto as variantes Windows e Unix alimentam alguns servidores, a grande maioria dos servidores executa uma distribuição Linux. Muito disso tem a ver com a natureza livre do sistema operacional, mas também com a robustez dele, o que significa menos tempo de inatividade.

O Unix não é menos robusto de forma alguma, mas a popularidade do Linux significa que a maioria das pessoas o escolherá em um combate entre Unix e Linux.

Uma das aparições mais destacadas do Linux nos últimos anos é o Windows Subsystem for Linux. Isso permite que você execute utilitários Linux no Windows, o que é um grande benefício para desenvolvedores da Web e engenheiros de software.

Você é novo no Unix ou Linux?

Rodar um computador com Unix ou Linux é mais fácil do que nunca. O Windows não executa o Linux em sua essência, mas ainda é possível, pelo menos, executar o Linux em cima do Windows. Qualquer dispositivo Apple que você compra também possui uma variante do Unix.

Se você deseja executar um Linux “verdadeiro” no seu computador, também é fácil. Você sempre pode instalar uma das inúmeras distribuições Linux no seu computador. Conheça as melhores distribuições Linux.

Além dessas distribuições que citamos, também há as melhores distribuições Linux para PC antigo. Há uma lista com as melhores distribuições Linux para programar, note que as possibilidade com o uso do Linux são muitas.

O post Diferenças entre UNIX e Linux! apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Diferenças entre UNIX e Linux!

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×