Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Distribuição Finnix Linux para Sysadmins ganha nova versão

O desenvolvedor Ryan Finnie anunciou o lançamento da distribuição Linux Finnix 124 voltada especificamente para Sysadmins. Esta é, portanto, a mais nova versão estável da distribuição Linux live com base no Debian para atender administradores de sistema casuais com centenas de utilitários para recuperação de sistema, manutenção, teste e muito mais.

A nova versão está aí quase sete meses após o Finnix 123. No entanto, esta é uma das distribuições Linux mais antigas ainda em pleno funcionamento. Deste modo, o lançamento do Finnix 124 “Sturgeon Bay” comemora 22 anos desde o primeiro lançamento público do Finnix em 22 de março de 2000. O sistema adicionando novos recursos e várias melhorias às ferramentas existentes, bem como atualizações e novos componentes e suporte de hardware aprimorado.

Alimentado pela série de kernel Linux 5.16, o Finnix 124 é o primeiro lançamento da distribuição baseada em Debian a adicionar suporte para a arquitetura RISC-V (riscv64). No entanto, esta é uma porta não oficial ao lado de 32 bits (i386), AArch64 (ARM64), ARMhf, PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el) e IBM System/390 (s390), pois 64 bits (amd64) é o única arquitetura oficialmente suportada para Finnix.

Confira a nova versão da distribuição Finnix Linux para Sysadmins

Outra mudança interessante nesta versão é uma implementação do utilitário strings GNU Binutils em Python puro. Ele pode ser usado para verificação casual. No entanto, os usuários devem estar cientes do fato de que esta não é uma implementação completa do utilitário strings do projeto GNU Binutils.

“Não é uma reimplementação 100% completa do GNU Binutils’ strings, mas é bom para verificação casual. Isso também está configurado para que, se você fizer isso usando o comando

Terminal
apt install binutils

no ambiente live, as strings tenham precedência sobre a versão do Python ”, disse Ryan Finnie.

Vários novos pacotes chegaram à imagem ISO live, como o analisador gduan de uso de disco, inxia ferramenta de informações do sistema, lz4o compressor LZ sem perdas rápido, o lzip compressor de dados sem perdas baseado em LZMA, lzopo programa de compactação rápido, nwipeo utilitário de apagamento seguro de disco, o pwgen, o rename utilitário de renomeação de banho, rmlinto arquivo ferramenta de remoção de fiapos do sistema, sntpcliente NTP e zstd compressor rápido sem perdas.

Mudanças importantes

Distribuição Finnix Linux para Sysadmins ganha nova versão

A versão Finnix 124 atualiza o utilitário auxiliar wifi-connect para exibir APs próximos quando é invocado sem nenhum argumento de linha de comando, substitui a execução systemd finnix.target pela mais tradicional multi-user.target, atualiza a ip=configuração de rede de linha de comando do kernel com suporte para máscaras de rede, além de comprimentos de prefixo e remove os pacotes pppoeconfe .crda

Várias outras pequenas correções e melhorias também estão presentes. juntamente com todos os pacotes e atualizações de segurança mais recentes dos repositórios Debian GNU/Linux upstream. Você pode baixar o Finnix 124 agora mesmo no site oficial ou através do botão de download direto abaixo.

Baixar Finnix 124

Via 9to5Linux

O post Distribuição Finnix Linux para Sysadmins Ganha Nova versão apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Distribuição Finnix Linux para Sysadmins ganha nova versão

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×