Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Distribuição Linux Nitrux 1.8 ganha suporte para Maui Shell e XFS por padrão

A distribuição Linux Nitrux 1.8 é lançada com suporte inicial para Maui Shell e XFS por padrão, entre muitas outras características. O sistema não possui Systemd. O anúncio com as novidades foi realizado pelo desenvolvedor da distribuição, Uri Herrera. O Nitrux tem como base o Debian e possui o ambiente de desktop KDE Plasma por padrão. Esta versão chegou apenas 3 semanas depois da anterior. O Nitrux 1.7.1 foi o primeiro lançamento da distribuição baseada em Debian a ser fornecido com o kernel Linux 5.15 LTS por padrão.

Deste modo, a distribuição Nitrux 1.8 possui o kernel Linux 5.15.11 LTS. Além disso, vem com o atual KDE Plasma 5.23.4, o KDE Frameworks 5.89 e o KDE Gear 21.12. No entanto, remove a sessão do Plasma Wayland da instalação padrão.

Por outro lado, o Nitrux usa Latte Dock como o dock padrão para sua sessão de desktop KDE Plasma. Com esta versão, o layout do Latte Dock foi alterado para mostrar também um pager que permite alternar facilmente entre os quatro espaços de trabalho e uma lixeira.

Distribuição Linux Nitrux 1.8 ganha suporte para Maui Shell e XFS por padrão

Distribuição Linux Nitrux 1.8 ganha suporte para Maui Shell e XFS por padrão

Entre outras mudanças interessantes, o Nitrux 1.8 adiciona suporte CSD (decorações do lado do cliente) por padrão para Maui Apps, muda para o sistema de arquivos XFS no instalador gráfico do Calamares como sistema de arquivos padrão para novas instalações, adiciona 113 perfis AppArmor e adiciona dois personalizáveis páginas para o aplicativo Plasma System Monitor para permitir que você rastreie taxas de E/S, espaço em disco e estatísticas de GPU. Ele também vem com novos papéis de parede e aplicativos atualizados.

Porém, o mais importante é que este é o primeiro lançamento do Nitrux a incluir uma prévia da tecnologia do Maui Shell. Essa tecnologia teve os primeiros detalhes revelados recentemente. Trata-se de um shell de desktop convergente para desktops, tablets e telefones Linux. Para testar o Maui Shell, você encontrará sessões autônomas do Wayland e do X11 na tela de login.

Projeto Maui

Projeto Maui tem desenvolvido um conjunto de aplicativos e ferramentas gratuitos e de código aberto para uma experiência de computação convergente que permite que você use os mesmos aplicativos em um telefone Linux que você usaria em um computador desktop Linux.

Agora, a equipe por trás desses aplicativos Maui está um passo mais perto de oferecer um ambiente de desktop convergente completo, graças à introdução do Maui Shell, um novo shell de desktop convergente.

Via 9to5Linux

O post Distribuição Linux Nitrux 1.8 ganha suporte para Maui Shell e XFS por padrão apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Distribuição Linux Nitrux 1.8 ganha suporte para Maui Shell e XFS por padrão

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×