Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

KDE Plasma 5.23 foi lançado em comemoração aos 25 anos de KDE

Rate this post

O Projeto KDE anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral do ambiente de desktop KDE Plasma 5.23, uma grande atualização que traz novos recursos e melhorias, e também comemora 25 anos do KDE.

Em 14 de outubro de 2021, o Projeto KDE completa 25 anos, e que melhor maneira de comemorar do que com um novo lançamento de desktop Plasma. O KDE Plasma 5.23 já foi lançado e traz mais de 120 alterações para tornar o amado ambiente de desktop mais estável, confiável e agradável do que nunca.

O Plasma 25th Anniversary Edition é um salto em frente na busca por um desktop com mais desempenho e usabilidade. Melhoramos a velocidade e a estabilidade do Plasma, ao mesmo tempo que incluímos mudanças que o tornam mais fácil de usar tanto em desktops quanto em dispositivos com toque, disse KDE.

KDE Plasma 5.23 foi lançado em comemoração aos 25 anos de KDE

O Wayland está se tornando cada vez mais maduro e popular, usado por padrão por muitas distribuições GNU / Linux aclamadas como Fedora Linux ou Ubuntu, então o lançamento do KDE Plasma 5.23 traz inúmeras melhorias para sua sessão Plasma Wayland.

Isso inclui a capacidade de arrastar e soltar e colar coisas com o botão do meio entre os aplicativos nativos Wayland e XWayland, a capacidade de ajustar as configurações RGB Broadcast do driver gráfico da Intel, gestos de touchpad mais intuitivos, bem como suporte para lembrar desktops virtuais em um por atividade.

Há também uma nova animação de rotação de tela, troca de usuário mais rápida, ícones de feedback animados ao iniciar aplicativos, uma nova notificação na área da bandeja do sistema para avisar quando algo está gravando sua tela e permitir que você cancele, bem como a capacidade de alterar a resolução da tela ao executar o Plasma em uma máquina virtual.

Outros recursos do novo Plasma 5.23

Além disso, o texto copiado de dentro da área de trabalho do Plasma agora aparecerá na área de transferência global, reabrir um aplicativo com um estado de janela maximizado agora irá abri-lo na tela com o cursor do mouse sobre ele, e o Plasma agora mantém os layouts de várias telas nas sessões X11 e Wayland. Claro, muitos outros bugs e travamentos incômodos foram eliminados para tornar o Plasma Wayland mais utilizável como um driver diário.

Além das melhorias do Plasma Wayland, o KDE Plasma 5.23 torna o gerenciador de pacotes gráficos do Plasma Discover mais rápido e transparente, mostrando o nome de uma fonte no botão de instalação do aplicativo e adiciona um botão de fixação ao menu do aplicativo Kickoff para que você possa fixá-lo o menu na tela, junto com a capacidade de configurar o botão de ação Ligar/Sessão.

O Plasma é conhecido como um dos ambientes de desktop Linux com melhor aparência, então a edição do 25º aniversário apresenta novas opções para tornar o Plasma ainda mais agradável de usar. Isso inclui um tema Breeze atualizado com botões redesenhados, caixas de seleção, itens de menu, botões de rádio, barras de rolagem, controles deslizantes e caixas de rotação, bem como suporte para substituir a cor de destaque de um esquema de cores na página Cores das Configurações do Sistema.

E tem mais! 

O Plasma 5.23 também melhora as configurações do sistema para tornar mais fácil para os usuários encontrarem várias opções com uma funcionalidade de pesquisa muito aprimorada, alterar as taxas de atualização da tela, definir o status de seu adaptador Bluetooth no login, reverter configurações de exibição indesejadas, evitar geolocalização usando terceiros. serviços de festa na página Night Color, bem como sincronizar os arranjos de sua tela na página Tela de login.

Widgets e miniaplicativos enriquecem sua experiência de desktop Plasma, então esta versão adiciona mais detalhes sobre a rede atualmente conectada e permite que você desative o IPv6 no Plasma NetworkManager, mostra as médias de carga no Monitor do sistema e widgets de sensor, torna possível para o miniaplicativo Volume de áudio distinguir entre aplicativos que reproduzem ou gravam áudio e permitem que você exclua itens selecionados no pop-up do miniaplicativo da área de transferência.

Outras mudanças dignas de nota incluem três perfis de energia, incluindo “economia de energia”, “equilibrado” e “desempenho”, melhorias no modo tablet para tornar o Plasma mais fácil de usar em telas sensíveis ao toque, uma aparência mais “semelhante a um menu” para o Menu Global miniaplicativo, melhor suporte para aplicativos Flatpak e Snap, suporte aprimorado para configurações de vários monitores e melhor suporte para tablets de desenho Bluetooth.

O ambiente de desktop KDE Plasma 5.23 já foi lançado e em breve estará disponível nos repositórios de software de várias distribuições populares de lançamento, como KDE Neon, openSUSE Tumbleweed e Arch Linux. Em combinação com os recentes lançamentos do pacote de software KDE Frameworks 5.87 e KDE Gear 21.08.2 , o Plasma é provavelmente um dos melhores, modernos e complexos ambientes de desktop que você pode usar em sua distribuição Linux.

Via 9to5Linux

O post KDE Plasma 5.23 foi lançado em comemoração aos 25 anos de KDE apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

KDE Plasma 5.23 foi lançado em comemoração aos 25 anos de KDE

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×