Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como encontrar aplicativos no Linux

Como encontrar Aplicativos no Linux, é uma pergunta frequente. Para resolver esta questão, selecionamos quatro sites que ajudarão a encontrar novos aplicativos à serem instalados em várias distribuições Linux.

Encontrar aplicativos para Linux é simultaneamente simples e complicado. Há décadas, você só precisa abrir um gerenciador de pacotes ou uma loja de aplicativos e digitar o nome do programa que está procurando. Feito. Fácil.

Mas, como um novo usuário do Linux, há uma boa chance de você não saber realmente o que está procurando. E com o novo software sendo lançado mais rapidamente, os usuários experientes podem facilmente perder as últimas descobertas. Felizmente, surgiram vários sites que fazem um ótimo trabalho apresentando os aplicativos Linux que você nunca viu antes.

1. Flathub – Loja de Aplicativos Linux

Flathub é uma app store universal que contém software que você pode instalar independentemente de qual distribuição Linux você usa. Os programas aqui estão disponíveis no formato Flatpak , que várias distros escolheram como seu formato de pacote de aplicativo universal preferido.

O Fedora Silverblue e o Endless OS distribuem tudo como um Flatpak e, desde a versão 6.0, o sistema operacional elementar mudou em uma direção semelhante.

O Flathub é defendido principalmente pela comunidade Gnome, então você pode encontrar muitos aplicativos feitos sob medida para essa área de trabalho em particular. Dada a posição do GNOME como a área de trabalho padrão na maioria das distros Linux, isso não é um problema para a maioria dos usuários.

Dito isso, o Flathub dificilmente se limita ao GNOME. Muitos dos aplicativos aqui são independentes de desktop, especialmente jogos. Flathub também é o lar de uma quantidade crescente de aplicativos comerciais e proprietários conhecidos, como Steam, Discord e Slack.

Instalando aplicativos do Flathub

Flathub coloca as instruções de configuração no topo da página inicial. Algumas distros vêm com Flatpak pré-instalado. Se você estiver usando o GNOME, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão Instalar em um aplicativo para obter os produtos.

Se não estiver usando o GNOME, você pode seguir as instruções da linha de comando para adicionar o Flathub à lista de fontes que sua distro verifica para software. Você também pode, independentemente da distro, recorrer à linha de comando para instalar e remover programas.

O comando flatpak faz um ótimo trabalho em adivinhar qual programa você está procurando, mesmo se você não souber o nome correto. Você também pode copiar e colar comandos de instalação diretamente do site.

2. Snap Store – Loja de Aplicativos Linux

Snap Store é outra loja de aplicativos universal que revolucionou a facilidade de encontrar aplicativos para Linux. Como a loja de aplicativos padrão do Ubuntu, a distribuição Linux mais popular, a Snap Store provavelmente recebe mais tráfego.

Snap Store usa o formato snap , que funciona em praticamente qualquer distribuição Linux. Ele vem da Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, que fez uma ampla divulgação para ajudar e encorajar outras empresas a lançar seu software para Linux como um pacote instantâneo.

Como resultado, o Snap Store contém uma quantidade muito maior de software proprietário. Este e outros aspectos do design instantâneo limitam a aparência da loja aos entusiastas de software livre e de código aberto, mas é um ótimo destino para pessoas que estão mudando do macOS ou do Windows na esperança de ver se um programa que já usam também está disponível para Linux.

Os usuários do KDE Plasma também encontrarão mais aplicativos de desktop disponíveis em um piscar de olhos do que em um flatpak.

Instalação de aplicativos da Snap Store

Há um botão Instalar no canto superior direito da página que contém o aplicativo que você deseja. Ao clicar neste botão, um menu aparecerá. Os usuários do Ubuntu só precisam tocar no botão que aparece solicitando que abram o aplicativo em sua loja de desktop.

Se você usar outra distro, este menu o levará às instruções para configurar o snapd, que é necessário para instalar os snaps. Se você já estiver pronto para começar, poderá copiar e colar o comando fornecido.

3. KDE.org

O projeto KDE fornece uma página útil listando mais de 200 aplicativos produzidos pela comunidade. Este software é destinado ao KDE Plasma, mas você pode usá-lo em qualquer desktop Linux. Alguns também estão disponíveis no Windows e macOS.

Mesmo que o KDE Plasma não seja o desktop Linux mais usado, sua comunidade é de longe a mais prolífica quando se trata de criação de aplicativos.

Longe de recriar e redesenhar o básico, a comunidade KDE também possui aplicativos para funcionalidades mais avançadas, como suítes de escritório e várias ferramentas de criação de mídia. Há também o KDE Connect , para sincronizar o telefone e o PC, e o Kirogi , um aplicativo para pilotar drones.

A página do KDE é ótima para ajudar os puristas do Plasma a encontrar todos os softwares projetados especificamente para seus desktops, já que esses são os aplicativos que se integrarão melhor.

Instalando aplicativos do KDE.org

KDE.org não fornece aplicativos diretamente. Cada aplicativo contém um botão Instalar que se integra à sua loja de aplicativos Linux, como KDE Discover ou GNOME Software. Se um aplicativo não estiver disponível nos repositórios de sua distribuição, este botão não conseguirá abrir o aplicativo.

Os aplicativos disponíveis por outros meios contêm botões para outros métodos de distribuição. No momento em que este livro foi escrito, não havia links para a Snap Store, mas os botões para fazer o download via Flathub aparecem com frequência. O aplicativo educacional infantil GCompris inclui até links para F-Droid, Google Play e Microsoft Store.

4. GNOME.org

O projeto GNOME também fornece uma lista de aplicativos disponíveis para a área de trabalho GNOME. Ao contrário do KDE, que fornece uma lista abrangente de programas antigos e novos, a lista do GNOME contém principalmente aqueles que seguem as diretrizes de design atuais do desktop.

Tudo, desde os ícones do aplicativo ao tema e layout, parecerá bastante consistente entre os softwares aqui. Se você ama a aparência do GNOME, esta página da web é o lugar para estar.

O catálogo do GNOME não é tão longo quanto o do KDE, nem você encontrará software tão complexo como digiKam e Kdenlive . Mas a equipe do GNOME fornece uma quantidade útil de informações sobre cada aplicativo. Além de baixar links e páginas da web relevantes, o GNOME também apresenta os mantenedores de cada aplicativo, colocando nomes e rostos por trás do código.

Instalando aplicativos do GNOME.org

O GNOME é all-in no Flathub, portanto, cada aplicativo listado contém um link para esse site. Atualmente, alguns aplicativos GNOME Core ainda não estão listados em parte porque ainda não estão disponíveis no Flathub. Mas, no momento, a página é muito nova e isso pode mudar em breve.

Um AppCenter para todos?

As páginas acima listam todos os aplicativos que você pode instalar na maioria das versões do Linux. Outro site está em processo de elaboração da lista. Como parte da campanha AppCenter para Todos, a equipe elementar do SO trabalhou para disponibilizar os aplicativos AppCenter para outras distros.

Appcenter.elementary.io lista os aplicativos disponíveis para o sistema operacional elementar. Para obter acesso a alguns deles em outras distros, você pode adicionar o repositório remoto AppCenter Flatpak do elementary ao seu sistema.

Loja Aplicativos Linux – Elementary

Conclusão

Agora você aprender a encontrar e poderá selecionar a melhor loja de aplicativos Linux para seu uso.

Fonte: MakeUseOf

O post Como encontrar aplicativos no Linux apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Como encontrar aplicativos no Linux

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×