Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como corrigir pacotes quebrados no Ubuntu, Debian ou Linux Mint

Quem nunca teve problemas com Pacotes em duas distribuições Linux? Eu já tive vários, e claro, no decorrer dos anos os pacotes passaram a não quebrar tanto, mas como nada é perfeito vou deixar um dica de como corrigir os pacotes quebrados em sistemas baseados no Debian, como o Ubuntu, Linux Mint e outras derivações.

As causas das quebras dos pacotes podem ser várias, geralmente pode ser pacotes conflitantes, em especial quando se instala pacotes que não são oficiais da distribuição, e aí esquecemos de verificar as dependências do pacote a ser instalado.

Mas por sorte e dedicação, o Debian e as suas distribuições filhas vem trabalho com força para que isso ocorra cada vez menos. Neste artigo veja alguns comandos que podem te ajudar quando estes pacotes quebram.

Saiba como corrigir pacotes quebrados no Ubuntu, Debian ou Linux Mint

Caso você tenha instalado algo que gerou algum erro, ou as dependências estão ausentes nada melhor do que executar o comando abaixo para corrigir estes dois erros, ele vai checar a instalação dos pacotes de forma geral, mas nem se preocupe é bem rápido:

$ sudo apt -f install && sudo dpkg --configure -a

Existem outros erros comuns que são causados quando alguém interrompe bruscamente a instalação dos pacotes, e aí realmente os pacotes podem quebrar e você vai precisar resolver o problema, em alguns casos pode haver um bloqueio no cache do apt e aí você terá que remover este bloqueio, não se preocupe, essa remoção é segura e não vai afetar nada no sistema, para desbloquear execute um dos comandos abaixo:

$sudo fuser -cuk /var/lib/dpkg/lock
$ sudo rm -f /var/lib/dpkg/lock
$ sudo fuser -cuk /var/cache/apt/archives/lock
$ sudo rm -f /var/cache/apt/archives/lock

Agora, caso você encontre um erro com algum palavra como MergeList, isso quer dizer que o seu sistema não conseguiu baixar todas as informações dos pacotes disponíveis nos repositórios, este erro não e tão comum mas também é fácil de resolver, isso acontece geralmente quando a internet cai ou quando o mirror que esta na sua sourcelist não esta disponível, então gente deleta o arquivo atual com falhas e pede ao sistema que gere um novo, lá terá todas informações dos pacotes e aí sim você vai conseguir instalar qualquer coisa, desde que esteja disponível no seu repositório:

$ sudo rm /var/lib/apt/lists/* -vf
$ sudo apt update
Espero que eu tenha conseguido ajudar você a resolver o seu problema com pacotes quebrados, lembrando que os comandos acima só funcionam em distribuições como Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados! Se você souber de mais alguma coisa que pode ajudar quem estiver com este problema, deixe nos comentários!

Segunda opção sobre como corrigir pacotes quebrados no Ubuntu

Se você souber o nome do pacote quebrado, poderá removê-lo manualmente usando o seguinte comando.

sudo dpkg --remove -force --force-remove-reinstreq NOME_DO_PACOTE_VAI_AQUI

Se você não tiver certeza sobre o nome do pacote quebrado, siga os comandos abaixo:

Comando 1

sudo apt-get --fix-broken install

Comando 2

Se uma instalação do pacote do Ubuntu falhar (devido às dependências), execute os seguintes comando:

sudo apt-get clean
sudo apt-get install -f
sudo dpkg --configure -a

Comando 3

sudo rm /var/lib/apt/lists/* -vf
sudo apt-get update

Comando 4

sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get autoremove

Comando 5

sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get update

Conclusão

Espero que uma dessas correções tenham funcionado para você e que o sistema volte a trabalhar normalmente. Lembre-se que a melhor maneira de lidar com uma situação totalmente é tentar voltar ao que era antes.

OBS:. Tente não instalar novos pacotes pensando em resolver uma quebra no Ubuntu, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo. É provável que você acabe com um emaranhado de coisas quebradas que serão mais difíceis de resolver.

Agora basta aproveitar e usufruir o Ubuntu da melhor maneira que você puder. Caso, venha acontecer novamente este problema, basta recorrer novamente aos comandos aqui listados. Qualquer coisa, estamos à disposição em nosso grupo público no Telegram. Lá terão mais de 2000 pessoas dispostas a te ajudar.

Para te auxiliar, segue o link abaixo da documentação:

[button href=”https://help.ubuntu.com/community/SynapticHowto” type=”btn-default” size=”btn-sm”]Documentação do Ubuntu[/button]

O post Como Corrigir Pacotes Quebrados no Ubuntu, Debian ou Linux Mint apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Como corrigir pacotes quebrados no Ubuntu, Debian ou Linux Mint

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×