Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lenovo X1 Extreme 2nd Generation deve ter melhor entrada no touchpad no Linux 5.4

Com uma mudança mesclada na noite de sexta-feira durante o ciclo 5.4 do Linux, o Lenovo ThinkPad X1 Extreme 2nd Gen deve ter um melhor suporte à entrada do touchpad. Lyude Paul, da Red Hat, ativou o modo RMI para o X1 Extreme 2nd Generation.

Generation acabou de adquirir um desses para depurar alguns problemas não relacionados e percebeu que a Lenovo parece ter voltado a usar o RMI4 sobre smbus com os touchpads Synaptics em alguns de seus novos sistemas, especialmente este. Então, vamos ativar o modo RMI para o X1 Extreme 2nd Generation.

Lenovo X1 Extreme 2nd Generation deve ter melhor entrada no touchpad no Linux 5.4

O modo Synaptics RMI (4) é o protocolo moderno usado pelo hardware para manipulação de entrada por toque e deve proporcionar uma melhor experiência de entrada para usuários com menos peculiaridades.

Com a habilitação do modo RMI para este laptop, apenas exigindo que seu ID LEN0402 fosse adicionado a uma lista, era seguro para o atual ciclo Linux 5.4 (e para retroceder para séries estáveis) em vez de precisar esperar pelo Linux 5.5.

O ThinkPad X1 Extreme Gen 2 foi lançado no início deste ano com processadores Intel 9th Gen Core, opções para GPUs NVIDIA, até dois SSDs NVMe, até 64 GB de RAM e outras especificações impressionantes.

EXT4 no Linux 5.5 vai oferecer suporte à criptografia em tamanhos de bloco menores

Nos últimos quatro anos, voltando ao Linux 5.5, a criptografia do sistema de arquivos nativo EXT4 utiliza a estrutura FSCRYPT do kernel, que é compartilhada entre vários sistemas de arquivos. Esse suporte continuou a melhorar com o tempo e com o Linux 5.5 outra limitação será descartada.

Uma das limitações remanescentes do código de criptografia EXT4 é que ele não funcionou onde o tamanho do bloco de arquivos é diferente do tamanho da página do sistema. Contudo, começando com o Linux 5.5, um tamanho de bloco diferente comparado ao tamanho da página do kernel será suportado, enquanto ainda permite a criptografia ser ativada. Portanto, isso ajudará aqueles que preferem tamanhos de bloco não padrão para obter melhor eficiência em diferentes dispositivos de armazenamento.

A limitação foi superada depois de adicionarem suporte para blocos com tamanho de subpágina. Atualmente, o trabalho está na fila de espera no ramo de desenvolvimento do EXT4, antes da janela de mesclagem do kernel do Linux 5.5 ser aberta no final deste mês.

AMD OverDrive Overclocking finalmente funciona para GPUs Radeon Navi com kernel Linux 5.5

Embora a maioria dos usuários de Linux não pareça estar com overclock de GPU, uma das limitações do suporte da série Radeon RX 5000 “Navi” com o driver de código aberto AMD até o momento não foi suportado por overclocking. Com o próximo kernel Linux 5.5 isso está definido para mudar.

Com o kernel Linux 5.5, está previsto o suporte ao overclock “OverDrive” para os processadores gráficos Navi com o driver AMDGPU.

O suporte ao Navi OverDrive foi enviado como parte do pull amdgpu drm-next-5.5 de sexta-feira . Além do overclock da Navi, há manipulação de tensão fixa para hardware SMU7 com tabelas de potência personalizadas, correções de manipulação de limite de energia para SMU11, parando corretamente os encadeamentos do trabalhador de gerenciamento de memória no desligamento,

Como não há “Radeon Software Settings” ou outro painel de controle oficial da GUI para o driver gráfico AMD Radeon no Linux, o suporte de overclocking da GPU OverDrive para placas gráficas AMD permanece baseado na linha de comando. O overclock do OverDrive Linux é feito através da leitura e gravação de valores nas respectivas interfaces sysfs. Houve tentativas de terceiros no painel de controle da AMD Linux GUI, porém não há suporte oficial em vários anos.

O suporte ao overclocking AMD Navi OverDrive via sysfs é semelhante ao suporte existente do OverDrive para Vega, Polaris e anterior no AMDGPU. Além de definir as frequências, o suporte também permite editar a curva de tensão do Navi 10.

Além desse suporte do Navi OverDrive, que leva meses até o lançamento de julho para se materializar para os usuários do Linux, tornando esse suporte ainda mais peculiar é o fato de ser liderado por um desenvolvedor aparentemente independente. Matt Coffin, que é um usuário ativo do Linux, mas sem aparente afiliado à AMD, contribuiu com os patches entre seus primeiros compromissos de upstream com o AMDGPU.

Fonte: Phoronix

O post Lenovo X1 Extreme 2nd Generation deve Ter Melhor Entrada no touchpad no Linux 5.4 apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Lenovo X1 Extreme 2nd Generation deve ter melhor entrada no touchpad no Linux 5.4

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×