Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Modders conseguem descompilar código-fonte do Super Mario 64

Sem dúvida, um dos jogos mais conhecidos e, especialmente, o personagem principal da Nintendo foi o Mario e é que, desde os jogadores antigos até as novas gerações, que mal estão conhecendo os consoles da Nintendo, apenas vendo a imagem desse personagem icônico que já o conhecem rapidamente. No entanto, um grupo de modders conseguiram descompilar Super Mario 64 e publicar o código na linguagem C, acredito que eles também sejam fãs da série de jogos da Nintendo.

E ainda mais, todos os jogadores dos anos 90 sabem e, acima de tudo, ouso dizer que um dos jogos de maior sucesso da Nintendo é o Super Mario 64 em seu console Nintendo 64. Desde 1998 até hoje, mais de vinte anos se passaram e Este jogo ainda é o favorito de jogadores de todas as idades.

Desde então, os fãs deste jogo criaram muitos recursos torno do jogo, no entanto, as modificações foram limitados pela falta de código-fonte.

Agora isso é coisa do passado, pois foram divulgadas recentemente as notícias de que alguns modders conseguiram descompilar o código-fonte e lançaram um arquivo reconstituído do Super Mario 64.

Do código-fonte do Super Mario 64

Então, este código fonte consiste em cerca de 15 megabytes, incluindo o gerenciamento de caracteres Mario (na linguagem C).

Os modders explicam que eles fizeram isso porque a Nintendo não permitiu otimizações durante a compilação.

No entanto, a manobra permite que os editores de videogame reduzam o tamanho do código-fonte e ocultem sua estrutura, pois os modders perceberam que os desenvolvedores do editor japonês compilaram sem o indicador “-O” para obter o binário que o console está executando.

Com base nessa omissão, os modders precisaram apenas ler o código de montagem e reescrever as funções que foram testadas posteriormente até obterem uma ROM funcional.

Essa base de código é um tesouro para preservar a todo custo. Acontece que, se você compilar sua ROM sem otimizações, é muito fácil obter o código não compilado do assembler. A Nintendo deveria ter revisado os CFLAGS antes de publicar as versões americana e japonesa, disseram eles.

No entanto, o sucesso da operação exigiu que eles conseguissem emular uma versão antiga do IRIX para executar um kit de desenvolvimento Nintendo 64 idêntico ao que os desenvolvedores da empresa confiavam.

Com o lançamento dessa base de código, agora aqueles que estão interessados em conhecer seu código e aqueles que desejam fazer modificações podem fazê-lo.

Em teoria, essa situação abre as portas para portar o jogo em outras plataformas de computador. Em termos de desempenho, a experiência pode ser benéfica porque a disponibilidade de versões nativas pode ser feita sem emuladores.

Além disso, existe a possibilidade de os modders poderem detectar e corrigir alguns erros do editor japonês. Entretanto, os comentários iniciais mostram que a compilação com opções de otimização fornece uma experiência de jogo mais fluída.

Direitos legais da Nintendo

Por outro lado, alguns internautas comentaram que essa situação é cuidadosa, pois a empresa japonesa zela por seus interesses.

Isso é dito em referência ao fato de que, há mais de um ano, a Nintendo iniciou ações legais contra sites que oferecem ROMs de jogos recentes ou retrô, onde a acabou ganhando a causa e agora os sites envolvidos devem pagar $12 milhões por violação de direitos de autor direto e indireto.

Da mesma forma, é possível dar uma olhada no código fonte do Mario 64 ou, para aqueles que estão interessados em poder descompilar o código, os modders indicam que é necessário ter uma cópia anterior do jogo para poder descompilar o jogo. uma distribuição Linux ou para usuários do Windows precisará fazer uso da WSL.

Será que a Nintendo age contra isso ou simplesmente ignora a situação e tenta se beneficiar? Pois, melhorias e detecção de erros poderiam ser implementadas pela comunidade.

Você pode seguir as instruções detalhadas nesse link.

Fonte: DesdeLinux

O post Modders conseguem descompilar código-fonte do Super Mario 64 apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Modders conseguem descompilar código-fonte do Super Mario 64

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×