Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Debian 10 “Buster” está agora disponível

Foi uma longa espera. Depois de dois anos, finalmente foi lançado neste sábado oficialmente a versão final do Debian 10 Buster. Já se passaram dois anos desde o lançamento do Debian 9 “Stretch”. Até agora, esta era a versão mais recente desta distribuição Linux. Foi considerada  uma das versões mais avançadas e estáveis até hoje. Embora o Debian não seja a distribuição Linux mais amplamente instalada nos computadores, as distribuições maiores, como o Ubuntu, são baseadas nele. Portanto, seu desenvolvimento e manutenção são vitais para o ecossistema Linux continuar avançando. Após muitos meses de trabalho e semanas de testes, finalmente o Debian 10 “Buster” está agora disponível.

A imagem oficial foi lançada no sábado. E o Debian 10 “Buster” vem com muitas mudanças e melhorias, como veremos abaixo.

Após 25 meses de desenvolvimento, o projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável 10 (codinome buster), que será suportada pelos próximos 5 anos graças ao trabalho combinado da equipe de segurança do Debian e do suporte a longo prazo do Debian. equipe, diz o anúncio de lançamento.

Notícias do Debian 10 Buster que está agora disponível

Além de trazer muitas mudanças que farão esta nova distro funcionar mais rápido e mais suave do que nunca, o novo Debian 10 vem com uma série de mudanças e melhorias muito solicitadas pelos usuários.

As primeiras mudanças, que são as que veremos assim que esta distribuição Linux for lançada, é que agora um novo tema foi incluído. Assim, há um novo papel de parede, além de ter atualizado o desktop para GNOME 3.30. Então, os usuários poderão desfrutar de todos os recursos desta área de trabalho. Além disso, um novo instalador Live baseado em Squids foi incluído .

Os responsáveis pelo desenvolvimento desta distro optaram por utilizar o Kernel Linux 4.19.0-4 , versão LTS que terá até 5 anos de suporte. Além disso, a partir de agora, o AppArmor será ativado por padrão para controlar melhor tudo o que acontece na distro. Em relação às medidas de segurança, o firewall iptables foi finalmente substituído pelo NFtables, uma medida muito popular entre a comunidade.

Outra mudança importante é que agora o Debian 10 é compatível com um grande número de placas ARM 64 e ARMHF. Do mesmo modo, um sistema de inicialização segura foi implementado  para poder usar essa distro nos sistemas que possuem esse recurso ativado.

Muitos pacotes e aplicativos e novas adições à distribuição também foram atualizados:

  • OpenJDK 11.0
  • Nodejs 10.15.2
  • Substitui o Python 2 pelo Python 3.
  • Carteiro 3
  • Bash 5.0

Como baixar o Debian 10 “Buster”

Como sempre, podemos encontrar a ISO desta nova versão do Debian em seu site principal. Esta nova ISO nos permitirá realizar uma instalação limpa da distribuição em qualquer computador.

Se não conseguirmos baixar a ISO no site oficial, também podemos escolher baixá-lo manualmente a partir do FTP da Debian. As imagens vêm com ambientes de desktop KDE, GNOME, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon e MATE.

Como atualizar para o Debian 10 sem formatar ou perder dados

Nem todos os usuários querem formatar os computadores para instalar a distribuição do zero. Portanto, é possível forçar nossa distro a baixar e instalar os novos pacotes, mantendo todos os programas, configurações e arquivos pessoais inalterados.

Para isso, a primeira coisa que faremos é executar o comando “aptitude search ‘~ or’ ” . Isso para pesquisar e excluir todos os pacotes que foram marcados como obsoletos. É aconselhável fazer um backup das coisas mais importantes antes de continuar (como se tivéssemos um banco de dados) para o caso.

Depois, basta executar os seguintes comandos em um terminal para baixar e instalar todos os pacotes Debian 10.

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Quando o processo terminar, teremos o Debian 10 “Buster” instalado em nosso computador. Então, para evitar problemas, precisamos executar alguns comandos adicionais. Eles nos permitirão verificar se não há dependências quebradas. Além disso, pode-se verificar se estamos usando os repositórios oficiais do Buster e não os de versão anterior:

dpkg -C
sed -i ‘s/stretch/buster/g’ /etc/apt/sources.list
apt-get update

Agora é só desfrutar do Debian 10. Para mais informações, consulte as notas de lançamento da versão.

O post Debian 10 “Buster” está agora disponível apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Debian 10 “Buster” está agora disponível

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×