Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os impactos ambientais de se fazer xixi no banho

Para os internautas, twitteiros e blogueiros de plantão, se falar em xixi por estes últimos 3 dias se remete à uma só imaginação, sim, a campanha da fundação SOS Mata Atlântica intitulada por “xixi no banho”. Este projeto tem como “lema” o seguinte fluxograma:

-> Fazendo xixi no banho, você economizaria uma descarga por dia (para qm toma um banho por dia né? Porque, convenhamos só o fato de escutar o chuveiro aberto já dá vontade de fazer xixi), o que equivale a aproximadamente 12 litros de água (potável). –> Com isto, gastanto menos água, degrada-se menos a natureza, preservando assim os recursos naturais e as nascentes dos rio. –> Com os rios cheios e saudáveis, significa mais águas para os reservatórios (sem contar que também benificia na agricultura também)

O site vem com uma questão bem peculiar, perguntando se esta ação pode vir a causar alguma doença e a resposta deles é NÃO. Pois segundo eles, além do xixi ser constituído em sua maioria de água (95%), a parte restante são substâncias como uréia e sal, no qual quando o “xixi” desce pelo ralo a água corrente leva tudo embora.

Há ainda mais algumas dicas, do que fazer, muitas delas já conhecidas do pessoal aqui do #vivoverde, mas que não custa nada relembrar:

  • VARRA (não lave) A CALÇADA
  • Não deixe a porta da geladeira aberta ( nem que seja para pensar!)
  • Elimine VAZAMENTOS
  • FECHE a torneira enquanto se ensaboa (parece ser fácil, mas…)
  • Prefira embalagens reutilizáveis
  • Prefira equipamentos com selo PROCEL
  • Abra a torneira só quando for enxaguar a louça

Eu gostei destas dicas que eles enfatizaram aqui, porque são coisas que talvez agente não perceba que faz. Abaixo assista o vídeo da campanha, eu achei uma gracinha o susto das gotinhas d’água! E a música? Háaaaa esta está uma graça mesmo!

Mas vamos aos impactos ambientais, afinal de contas é disto que esta matéria deve tratar …

De início confesso que foi bem difícil quantificá-las, porque pensando bem há mais impactos possitivos do que negativos. Estas dicas mesmo, se levadas ao pé da letra são impactos positivos e todas remetem ao uso consciênte da água.

Nestes últimos dias, ví que as pessoas ficavam com o pé atrás por causa do mau cheiro que poderia causar, vendo por este lado acho um pouco de hipocrisia até porque olha só:

Até o momento enquanto escrevia esta matéria 75% das pessoas que acessaram responderam que SIM, fazem xixi no banho, então quer dizer que a maioria das pessoas são “nojentinhas”, como disseram? Que tem o seu banheiro fedido? Eu creio verdadeiramente que não, até porque eu mesma FAÇO e meu banheiro não tem NADA de fedido, muito pelo contrário. Uma solução fácil e indolor e citada pela campanha é fazer o xixizinho no início do banho, afinal, com o banho vai lavar o chão do banheiro!

Mas eu tenho uma solução para estas pessoas. Já ouviram falar do sanitário ecológico seco? Pois é, ele existe e é desta forma:

1. O sanitário tem uma separação para fezes e urina. Assim, no momento que ele é utilizado, cada excreta cai no seu devido lugar.
2. Num coletor colocado a baixo do vaso são depositadas as fezes e a urina é levada para outro compartimento.
3.Em seguida é dado o devido tratamento para cada um, antes de retorná-los ao meio ambiente. A urina é misturada com água e serve para regar as plantas. As fezes são colocadas numa vala para maturação e após seis meses é retirada para adubar a terra. O sanitário não tem mau cheiro e excrementos são utilizados como fontes de nutrientes para o solo.

Este processo economiza água, evita a contaminação dos aqüíferos e propicia a utilização dos nutrientes das excretas humanas no solo. Eu só quero ver se estas pessoas vão querer reembolsar uma grana para monta-lo em sua casa! Penso que fazer o xixizinho lá no banho é mais fácil… Mas, tudo bem!

Hoje já se pensa em um saneamento ecológico, no qual além de evitar o desperdício reaproveitando as águas cinzas, o novo modelo de saneamento básico pretende reciclar também urina e fezes humana. […] Nós precisamos lidar com as excretas como recursos reutilizáveis e não descartáveis […] , explica a pesquisadora do grupo de Recursos Hídricos da UFBA, Martha Schaer.

Cientistas mostraram que as vantagens da uréia no que diz respeito ao aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção são muito maiores do que os possíveis impactos negativos para o meio ambiente. Apesar disso, os defensores do modelo orgânico alegam que na filosofia adotada por eles há preceitos que independem de constatação científica.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 m³ de água por mês, o correspondente a cerca de 110 litros por dia, para atender às necessidades de consumo e higiene. Entretanto, no Brasil, o consumo por habitante pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Em 2006, o prefeito de Londres pediu para […] não dar descarga no vaso sanitário […] que dessem só quando fossem fazer côco defecar, e da mesma forma me lembro bem ele foi tratado como “nojentinho”, mas as pessoas as vezes esquecem que certas regiões de seu país sofrem com secas que castigam a população, o Brasil mesmo é reflexo disto.

Há quem diga ainda que ao fazer xixi no banho pode ser que venha a ter contaminação biológica, mas eu não creio nisto, neste caso não, afinal a urina é constituída de nutrientes, agora se defecassem no ralo… aí sim a história mudaria. Uma outra questão vem até mesmo dos nutrientes, pois efluentes que tem alta concentração, podem provocar EUTROFIZAÇÃO, que é na verdade o crescimento de algas na superfície de corpos hídricos, o que dificulta a penetração da luz solar, havendo assim uma redução da taxa de oxigênio suficiente para atender a demanda dos organismos aeróbicos (os peixes e mamíferos aquáticos), que consequêntimente não conseguem sobreviver e assim aumenta o teor de matéria orgânica no meio. Neste caso, sim um impacto negativo, mas observando a porcentagem de nutrientes no xixi, acho que não é de grande relevância não, muito maior é o de detergêntes que são derramados nos corpos hídricos.

E, as pessoas que me seguem no Twitter perceberam que estou fazendo #pesquisas com relação a matéria que será vinculada aqui no VivoVerde, e desta vez a pergunta foi?

O que vc acha da campanha #xixinobanho? E o que não o faria participar?

Respostas (participação dos seguidores):

  • @RicXand - Eu já fazia #xixinobanho. Mas minha mãe reclama por causa do cheiro que fica. Sabe como é macho, né? Demarcando território. :-D
  • @luizbento - O dinheiro que as pessoas doam para as ONGs ambientalistas, visando o plantio de árvores, está indo pelo ralo, literalmente.
  • @Djowvi - Bem.. Minha mãe sempre me ensinou a nao fazer xixi no banho rs. Mas agora q fiquei sabendo q é ecologicamente correto farei hehe

Como sempre, muito obrigada pela participação!

Já há cartilhas que ensinam a população a usar a água com responsabilidade e traz uma série de dicas.

 

___________
Engenheira Daiane Santana.

  • PARTICIPE do VIVOVERDE PERGUNTA!

  • Entre na Comunidade do VIVOVERDE!

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: [email protected]



This post first appeared on Vivo Verde, please read the originial post: here

Share the post

Os impactos ambientais de se fazer xixi no banho

×

Subscribe to Vivo Verde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×