Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“A Terra está agora bem fora do espaço operacional seguro para a humanidade”: planeta ultrapassou seis dos nove limites de estabilidade



Um novo estudo publicado na revista “Science” esta quarta-feira alerta que o planeta ultrapassou seis Dos Nove Limites de estabilidade e resiliência, podendo colocar a Terra num novo período geológico. “A Terra está agora bem fora do espaço operacional seguro para a humanidade”, alerta a investigação.

Em causa estão os limites para além dos quais os principais sistemas do planeta Terra (como o clima, água, biodiversidade) deixam de ter capacidade para se manterem nas condições seguras e estáveis que se têm observado nos últimos 10 mil anos.

"Este período do Holoceno, que começou com o fim da última era do gelo e durante o qual evoluíram a agricultura e as civilizações modernas, foi caracterizado por condições planetárias relativamente estáveis e quentes. As atividades humanas trouxeram agora a Terra para fora da janela de variabilidade ambiental do Holoceno, dando origem à proposta da época do Antropoceno”, concluem os investigadores da Universidade de Estocolmo.

A primeira avaliação deste género foi realizada em 2009, tendo já na altura concluído que três dos limites tinham sido superados. Posteriormente, 2015, este número tinha subido para quatro. Agora, os cientistas concluíram que foram superados Seis Dos Nove limites dos processos que regulam a estabilidade e resiliência do sistema da Terra. Esta foi a primeira avaliação que contemplou todos os nove processos, sendo assim “primeiro exame científico de saúde para todo o planeta”.

Mais especificamente, identificam os investigadores, foram ultrapassadas as fronteiras quanto às alterações climáticas, integridade da biosfera, sistema terrestre, novas entidades, alterações na água doce e fluxos biogeoquímicos.

Embora o romper destes limites não seja considerado irreversível, estes são pontos a partir dos quais o planeta incorre no risco de sofrer mudanças profundas nos sistemas físicos, biológicos e químicos que asseguram a viabilidade da vida (nos suportes que conhecemos) na Terra.

“Esta atualização do quadro das fronteiras planetárias pode servir como um renovado alerta para a humanidade de que a Terra corre o risco de deixar o seu estado semelhante ao do Holoceno”, afirmam os cientistas. "Os resultados do nosso modelo demonstram que um dos meios mais poderosos que a humanidade tem à sua disposição para combater as alterações climáticas é respeitar os limites da mudança do sistema terrestre."


This post first appeared on Bioterra, please read the originial post: here

Share the post

“A Terra está agora bem fora do espaço operacional seguro para a humanidade”: planeta ultrapassou seis dos nove limites de estabilidade

×

Subscribe to Bioterra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×