Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Disputa pelo título na Grécia é a história mais legal do fim da temporada europeia

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Panathinaikos

Bernard é o grande nome do Panathinaikos

Diversos campeonatos Europa a dentro estão já com campeões praticamente definidos neste fim de temporada. O Bayer Leverkusen foi campeão com cinco rodadas de antecedência, mas Real Madrid, Internazionale e PSG caminham a passos largos para conquistar os torneios de seus países. Na Inglaterra, o título caiu novamente no colo do City enquanto Portugal tem uma insana disputa entre Benfica e Sporting. Em meio à essas brigas, se destaca o final do campeonato grego, que coloca quatro times com chances de título numa luta ponto a ponto.

O Campeonato Grego, também conhecido pelo nome oficial de Superleague, não é exatamente conhecido pelo equilíbrio. Se em outros esportes o Panathinaikos simplesmente domina praticamente todos os cenários no país, no futebol o Olympiakos se destaca e é o maior time local, apesar de não ter nem de perto as campanhas do arquirrival no continente. Nos últimos anos, porém, a liga da Grécia tem variado de maneira interessante seus campeões, apesar do título permanecer no núcleo Atenas-Tessalônica. 

Nos últimos seis anos, em meio a um tricampeonato do Olympiakos, o título nacional chegou a passar pelo AEK, em 2019 e na última temporada e pelo Paok. O Panathinaikos ficou muito perto de quebrar o jejum na temporada passada, mas falhou contra o Volos em casa num jogo que acabou o custando o título na fase decisiva. Este ano, a disputa está insana entre PAOK, AEK e Panathinaikos, com o Olympiakos inclusive correndo por fora.

Atualmente, a classificação da fase final da disputa pelo título, que coloca de frente os Seis Primeiros Colocados na disputa pela taça, tem uma vantagem do PAOK, que tem um jogo a menos e se vencer esta partida diante do Olympiakos, em Pireu, seguirá lider, já que vai a 70 pontos. Com um jogo a mais, atualmente o líder é o AEK, com 69 pontos, um ponto na frente do Panathinaikos. O Olympiakos corre por fora e tem 63, mas se vencer o PAOK possivelmente volta de vez para a disputa, que promete ser pesada nas últimas rodadas.

O formato de campeonato que coloca frente a frente os seis primeiros colocados brigando pelo título são os confrontos diretos dessa fase final, que permitem as equipes chegarem aos 36 jogos e enfrentarem os concorrentes em turno e returno. Na fase regular, o Olympiakos era o vice-líder e concorrente do PAOK, mas o time perdeu fôlego nesta fase final e vê diante dos seus olhos Panathinaikos e AEK serem os times que de fato brigam contra o PAOK. Ironicamente, o Olympiakos pode inclusive ajudar um deles se vencer o PAOK, dando talvez o título de bandeja a algum rival.


É claro que, com seis jogos por disputar, não dá para descartar a chance do título terminar na mão dos Gavros, mas a maior probabilidade, até pelos resultados em confrontos diretos é mesmo da conquista do PAOK, que inclusive já surrou o Panathinaikos dentro do Apostolos Nikolaidis recentemente. A campanha dos comandados de Lucescu é impressionante e pode culminar no quarto título grego dos alvinegros, que fazem uma campanha incrível nesta temporada.

Seja qual for o fim dessa história, o final do Campeonato Grego é talvez a definição mais interessante do fim da temporada europeia junto com a decisão da Ekstraklasa e da segunda divisão inglesa. Para quem tiver a curiosidade de assistir as partidas, os jogos da Superliga grega estão disponíveis no Brasil no Star+. A Grécia é uma prova de que, em muitas vezes, as melhores histórias do futebol do Velho Continente estão nos campeonatos que você sequer cogita assistir. 


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Disputa pelo título na Grécia é a história mais legal do fim da temporada europeia

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×