Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os títulos do Goytacaz no antigo Campeonato Fluminense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Goytacaz na Taça Brasil de 1967, classificado após o título Fluminense de 1966

A cidade de Brasília nem sempre foi a capital do Brasil. No começo da república, o Brasil teve outra cidade como centro do seu governo federal: o Rio de Janeiro. Antigamente, na bagunça dos estaduais do Brasil, o campeonato carioca era disputado pelos times do Antigo Distrito Federal e do antigo estado da Guanabara e existia o Campeonato Fluminense, que envolvia o antigo estado do Rio de Janeiro. O Goytacaz, clube que recentemente fez seus 11 anos, conquistou cinco títulos desse antigo campeonato.

Devido a existência da separação entre os dois estados que existia antigamente, haviam na região que hoje engloba o Rio de Janeiro. Antes, além do Rio, havia o estado da Guanabara, que basicamente envolvia a área do antigo Distrito Federal quando o Rio era a capital do país, entre a Independência e o ano de 1960. O Campeonato Fluminense ainda durou até 1978, três anos depois da divisão dos estados que deu fim a Guanabara em 1975.

O Goytacaz era um dos maiores campeões desse antigo torneio. O Alvi-anil conquistou seu primeiro título em 1955, quando o Campeonato Fluminense envolvia a disputa entre os campeões de cada município (Campos, Niterói, entre outros) sendo assim chamado de Supercampeonato. O Goytacaz venceu aquele torneio batendo o Barra Mansa já em junho de 1956. Foi o primeiro título do time na competição.

Nos anos 1960, o Goyta viveu um período de "auge". Com bons times, por várias vezes esteve na disputa do título fluminense e o conquistou três vezes. A equipe conquistou os títulos de 1963, que o permitiu participar pela primeira vez na Taça Brasil e o bicampeonato em 1966 e 1967. O título de 1966 permitiu inclusive que a equipe jogasse a decisão da Zona Sul da Taça Brasil, após boa campanha naquela fase, porém ela foi derrotada pelo Atlético Mineiro na decisão, no jogo da foto do texto. 



A última conquista do Goyta veio já na última edição, em 1978, quando o Rio de Janeiro já havia inclusive sido "unificado". Naquele ano, o regulamento foi mais simples, com uma disputa de dois turnos por pontos corridos entre as seis equipes participantes. O Goytacaz saiu campeão de forma invicta. A equipe terminou a frente do arquirrival Americano.  

Desde então, o Goytacaz se juntou com as equipes da capital no Campeonato Carioca e nunca mais foi campeão estadual, assim como nenhuma equipe que veio do antigo Campeonato Fluminense. O Goytacaz terminou empatado com o Americano como maior campeão do torneio, com cinco títulos, além de outros oito vices por parte da equipe azul e branca, o que o tornou o time de mais "sucesso" na competição. Atualmente, o Índio Goytacá disputa a série B2 do Carioca, longe dos tempos de glória.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Os títulos do Goytacaz no antigo Campeonato Fluminense

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×