Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

34 anos da morte do ex-árbitro Mario Vianna

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Mario Vianna foi um árbitro famoso no futebol brasileiro

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro de 2023, se completam 34 anos da morte de Mário Gonçalves Vianna, ex-árbitro renomado no futebol brasileiro. Ele ficou muito famoso por também ter acumulado outras funções após parar de apitar jogo.

Antes de ficar famoso arbitrando jogos de futebol, Mário trabalhou como engraxate em sua infância e também de operário numa fábrica de velas. Algum tempo depois, passou a fazer parte da Polícia Especial do Estado Novo, formada por Getúlio Vargas, ex-Presidente do Brasil, chegando a ser oficial. Ali, começou apitar jogos de futebol que os policiais faziam e acabou sendo convidado para entrar no quadro de árbitros da Federação Carioca.

Como árbitro ficou marcado por sua maneira severa e polêmica. Assim, alcançou fama no âmbito nacional e chegou a arbitrar jogos de Copa do Mundo. No Mundial de 50,Mário apitou a vitória da Espanha sobre os Estados Unidos por 3 a 1, e na Copa de 54, o triunfo da Suíça para cima da Itália pelo placar de 2 a 1. No mesmo ano, fez críticas à respeito de corrupção e acabou sendo expulso da FIFA.

Em 1957, Vianna deixou de ser árbitro e recebeu a oportunidade de comandar o Palmeiras. Após 14 jogos à frente do Verdão e acumular oito derrotas, abandonou a carreira de técnico.


No fim da década de 60, foi contratado pela Rádio Globo para ser comentarista de arbitragem, e exerceu tal função por mais de 20 anos. Fez parte  de equipes de transmissão compostas pelos renomados Waldir Amaral, Jorge Curi e João Saldanha. Criou bordões como "Mário Vianna com dois enes" e "Gol Le...gal", e os usava depois de grande parte dos gols que o locutor narrava durante as jornadas esportivas.

Mário Vianna veio a falecer no dia 16 de outubro de 1989 aos 87 anos de idade. Ele foi vítima de uma pneumonia, no Rio de Janeiro.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

34 anos da morte do ex-árbitro Mario Vianna

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×