Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os títulos uruguaios de Zezé Moreira comandado o Nacional

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Zezé Moreira teve grande carreira como treinador

Além de um jogador de grande história, principalmente vestindo a camisa do Botafogo, o carioca Zezé Moreira, que estaria completando 106 anos neste dia 16, teve uma enorme carreira fora das quatro linhas, sendo um dos grandes treinadores brasileiros na história do futebol, sendo inclusive campeão da Libertadores no comando do Cruzeiro. Além disso, outro time onde o brasuca teve sucesso foi no Nacional, onde conquistou dois títulos uruguaios.

A primeira passagem de Zezé Moreira no Bolso veio quando o brasileiro já havia passado pelo futebol chileno. Acabou por não conquistar títulos por lá, mas saiu bastante considerado pelo Nacional, que vivia um período complicado dentro do Uruguai, numa época dominada pelo seu arquirrival Penãrol, que dominava inclusive o cenário da América do Sul na Libertadores naqueles anos. 

Zezé teve no Nacional um ano iluminado. Conseguiu fazer com que um time que não tinha os mesmos valores técnicos que os rivais aurinegros fizesse grande campanha, com apenas duas derrotas e 15 vitórias ao longo da competição, além de um empate, em 18 jogos disputados. O título acabou vindo mesmo com as duas derrotas em clássicos para o Peñarol, que teve o artilheiro Pedro Rocha, mas não levou o título. No total, segundo números da Wikipedia, em sua primeira passagem, Zezé venceu 30 jogos, empatou quatro e perdeu cinco pelo Bolso.

Voltaria ao gigante uruguaio seis anos depois, depois de passar por Vasco, Corinthians e Sport. Voltou com grande expectativa do torcedor e em seu primeiro ano, já fez boa campanha, mas não conseguiu levar o Bolso ao título uruguaio. Acabou repetindo o feito de 1963 no ano seguinte, inclusive desta vez vencendo o clássico diante dos aurinegros. A conquista veio de forma invicta, com 16 vitórias e quatro empates em 20 jogos, num ano onde o argentino Artime foi infernal com 24 gols na artilharia, mais da metade dos 47 do Bolso na competição e uma média de mais de um por jogo.


No total, fechou sua segunda passagem com 35 vitórias, 17 empates e sete derrotas. É considerado um dos grandes nomes da história do clube entre os treinadores. Zezé Moreira foi treinador até 1981. O histórico jogador e treinador nos deixou no dia 10 de abril de 1998, aos 90 anos de idade, sendo homenageado por vários dos clubes pelos quais fez história, incluindo o Bolso. 


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Os títulos uruguaios de Zezé Moreira comandado o Nacional

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×