Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Waldemar Fiúme - Um ídolo histórico do Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Waldemar Fiúme foi histórico no Verdão

Waldemar Fiúme é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, fazendo parte de um time centenário, conquistando diversos títulos importantes para o clube, principalmente a Copa Rio, em 1951. O jogador teve passagem apenas pelo alviverde em toda a sua carreira.

O jogador nasceu em São Paulo, no dia 12 de outubro de 1922, e começou jogar futebol na várzea, mas ao mesmo tempo trabalhava na gráfica da família, pois seu pai não queria que Waldemar seguisse a sua carreira no esporte, mas não teve jeito.

Waldemar chegou nos gramados da Várzea do Glicério, que na época era um celeiro de craques para o futebol paulistano. O jogador chegou no final da década de 30, onde conseguiu se desenvolver melhor e começou a chamar atenção dos grandes clubes do estados.

Da várzea, o jogador foi para o Palmeiras em 1941, uma grande oportunidade para a sua carreira. Waldemar começou atuando no meio-campo, mais como um meia a direita, sendo muito alto, rápido e habilidoso. Rapidamente tornou-se titular do alviverde, que na época ainda era chamado de Palestra Itália.

Em 1942 já ganhou os seus primeiros títulos, ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Paulista, o Torneio Início Paulista e a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo. Waldemar foi muito importante nas conquista do alviverde e começou a ter um carinho imenso da torcida.

Com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais destaque, e acabou mudando de posição, passando a atuar como volante. Em 1944 voltou a conquistar o Campeonato Paulista, e no ano seguinte venceu a Taça Cidade de São Paulo, título inédito para o jogador.

Em 1946 conquistou mais títulos, dessa vez foram a Taça Cidade de São Paulo e Torneio Início Paulista. No ano seguinte, ganhou novamente o Campeonato Paulista e a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo.

Porém, o clube passou por dois anos sem conquista, acabou passando por um momento de reformulação e sofreu nas competições. Mas, em 1950, voltou a conquistar os títulos, foram o Campeonato Paulista e a Taça Cidade de São Paulo. 

A temporada seguinte foi muito importante para a história do clube, pois a equipe foi disputar a Copa Rio, que é polêmica até os dias atuais, mas os jornais da época davam como um “Campeonato Mundial”. A equipe foi campeã após vencer a Juventus no Maracanã.

Além desse importante título, a equipe ganhou o Torneio Rio-São Paulo e a Taça Cidade de São Paulo. Foi um dos principais anos de Waldemar no clube, se não, o melhor de todos.

Mas depois dessa grande temporada, o clube acabou sofrendo um pouco e passou alguns anos sem nenhuma conquista. Já na reta final de carreira, Waldemar começou a atuar como quarto zagueiro, e foi apelidado de “O Pai da Bola”, por ter passado por várias posições e ter competência em todas elas.


Em 1958 acabou se aposentando do futebol e deixando o alviverde como um dos maiores ídolos. Quando saiu do clube era o jogador com mais jogos pelo Palmeiras, tendo entrado em campo 601 vezes, mas depois foi passado por Ademir da Guia, Emerson Leão e o volante Dudu. 

Porém, em 1959, o jogador decidiu voltar a atuar, e foi jogar a segunda divisão do Campeonato Paulista pelo Bragantino. Waldemar ajudou o clube a ficar com o vice-campeonato e depois voltou a encerrar a sua carreira.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Waldemar Fiúme - Um ídolo histórico do Palmeiras

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×