Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A passagem do goleiro Fábio pelo Vasco

Por Felipe Roque
Foto: arquivo

Fábio 'estourou' no cenário nacional quando ganhou espaço no Vasco

Fábio é um personagem marcante no futebol brasileiro. O goleiro, que hoje completa 43 anos, levantou diversas taças ao longo da carreira e fez seu nome no último século em cenário nacional, principalmente defendendo o Cruzeiro. Entretanto, não foi somente com a camisa celeste que o arqueiro fez seu nome.

No início de seu vitorioso caminho no futebol, Fábio defendeu o Vasco da Gama, de 2000 a 2004, conquistando a Copa João Havelange e a Copa Mercosul, em 2000, além do Campeonato Carioca, em 2003. O goleiro, porém, saiu pela porta dos fundos do Cruzmaltino, após alguns desentendimentos com o então presidente do Clube, Eurico Miranda.

A carreira de Fábio até o Vasco - Revelado pelo União Bandeirante, Fábio iniciou sua carreira no futebol em 1997, com 17 anos. Com o objetivo de ganhar experiência, foi emprestado, em 1998, ao Athletico Paranaense, onde foi campeão paranaense daquele ano. Após a breve passagem pelo Furacão, o arqueiro fora emprestado para o Cruzeiro - clube onde, mais tarde, faria história - em 1999, fazendo parte do elenco campeão da Copa do Brasil do ano seguinte, em 2000.

Após a conquista no Cruzeiro, Fábio se transferiu para o Vasco da Gama, onde permaneceu durante os anos de 2000 e 2005, se tornando titular absoluto da equipe em 2002, após a saída de Helton.

Fábio no Vasco da Gama - A estreia de Fábio com a camisa vascaína aconteceu em 2000, em um jogo marcante. O Santos recebeu o Vasco, na Vila Belmiro, e a partida contava com um tempero especial: o ídolo cruzmaltino Edmundo, que saiu da equipe carioca após briga com Romário, vestia a camisa do Peixe e reencontrava o clube onde era ídolo. Fábio, que, na época, tinha 19 anos, entrou como goleiro titular e defendeu um pênalti de Edmundo, que garantiu o empate de 1 a 1 na Vila Belmiro.

A partir daí, as atuações de Fábio no gol da equipe carioca começaram a chamar a atenção e foram reconhecidas pelo técnico da Seleção Carlos Alberto Parreira, que convocou o arqueiro para fazer parte do grupo que disputou a Copa das Confederações, em 2003, e a histórica Copa América de 2004, vencida pelo Brasil, em cima da Argentina.

Fábio ia bem no Vasco e se consolidava cada vez mais na meta Cruzmaltina. Os títulos da Copa João Havelange e a Copa Mercosul, em 2000, e o Campeonato Carioca, em 2003, enchiam a torcida do Vasco de esperança no novo goleiro da equipe.


Entretanto, após algumas convocações para a Seleção Brasileira, o presidente vascaíno, Eurico Miranda, acusou Fábio de não ter se reapresentado ao time. Bloqueado de jogar no Vasco e impedido pelo regulamento de assinar com outra equipe, Fábio ficou quatro meses parado e no meio tempo processou o Vasco na Justiça do Trabalho. Durante o período, negociou seu retorno para o Cruzeiro, onde escreveria a história mais bonita de sua carreira.

Fábio nos dias de hoje - Após passagem histórica com a camisa do Cruzeiro, tendo mais de 900 jogos pela equipe mineira, Fábio se transferiu ao Fluminense, em 2022, onde atua como titular nos dias de hoje, mesmo estando com 43 anos. O arqueiro conquistou o bicampeonato carioca e a Taça Guanabara, além de ser semifinalista da Copa Libertadores da América, competição que o Fluminense nunca ganhou em sua história.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A passagem do goleiro Fábio pelo Vasco

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×