Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Há 30 anos, Romário dava show e garantia o Brasil na Copa do Mundo de 1994

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Romário marcou diante do Uruguai

O baixinho Romário é, além de um dos maiores jogadores, uma das maiores entidades da história do futebol brasileiro. Protagonista do título da Copa do Mundo de 1994 conquistado pela Seleção Brasileira, o Rei da Pequena Área foi além de tudo grande responsável pela classificação da Canarinho para a competição. No dia 19 de setembro de 1993, o baixo deu show no Maracanã e foi crucial na vitória brasileira Diante do Uruguai. 

Naquele ano, as eliminatórias foram disputadas basicamente em modo "turbinado". A competição atrasou e ainda teve o Chile desclassificado devido ao caso Rojas, onde o goleiro fingiu ser atingido por um rojão no jogo diante do Brasil nas classificatórias para a o mundial anterior. O Brasil chegou a aquele jogo contra o Uruguai numa situação complicada. A derrota diante da Bolívia em La Paz, primeira da história canarinho em Eliminatórias colocou o clube em situação de confronto direto naquela última rodada.

Romário não vinha sendo convocado pela Seleção Canarinho naquele ciclo. A despeito de ser um dos melhores jogadores do mundo na época, o Baixinho reclamou publicamente da não utilização em um amistoso contra a Alemanha no Beira Rio, no ano de 1992. Naquele momento, porém, Careca havia pedido dispensa por mal desempenho, Muller estava lesionado e Evair e Valdeir não corresponderam. A despeito da desaprovação de Zagallo, Parreira decidiu convocar (e convocou) Romário.

Romário, desde o primeiro minuto, chamou o jogo para si. Chegou a mandar uma bola na trave no primeiro tempo, em um toque de cobertura que veio depois de uma jogada que ele mesmo começou e terminou. Ainda sofreu um pênalti claríssimo não marcado, quando teve a camisa puxada pelo zagueiro celeste Herrera. Romário, mesmo atuando bem, não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo. 


Na etapa final, o Baixinho seguiu infernizando a defesa uruguaia, sendo parado inclusive por Siboldi numa das chances mais claras que teve. Aos 26 minutos, porém, não deu mais para o uruguai segurar. Dunga deu lindo passe para Jorginho, que achou Bebeto, ele avançou e cruzou na cabeça de Romário, que subiu e mandou paras as redes. Aos 38', Romário fechou o marcador aproveitando ótimo passe de Mauro Silva, que viu a defesa celeste adiantada e lançou o baixinho sozinho, ele driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, fechando o placar no Maracanã.

O Brasil se classificou na primeira posição do grupo graças ao empate da Bolívia com o Equador fora de casa, já que os verdes eram líderes até aquele momento. A Seleção Canarinho terminaria aquela Copa do Mundo com o título. Romário diz até hoje que essa atuação diante do uruguai é a maior de toda a sua carreira. 


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Há 30 anos, Romário dava show e garantia o Brasil na Copa do Mundo de 1994

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×