Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A história do gol olímpico

Foto: arquivo

O gol de escanteio marcado pela Argentina sobre o Uruguai em 1924

O Gol Olímpico é uma raridade no futebol e, como tal, sempre que é marcado, ocupa um lugar especial no coração dos torcedores que o testemunharam. Embora marcar um gol através de uma cobrança de Escanteio seja uma ocorrência muito comum, marcar um diretamente da cobrança do tiro de canto, é raro, tão raro que entra nos prognósticos de cantos futebol.

Como você provavelmente pode adivinhar pelo nome, o termo “Olímpico” tem uma relação direta com os Jogos. Para conhecer as suas origens, é preciso voltar a Paris 1924, última vez em que os Jogos foram realizados na capital francesa. O torneio Olímpico masculino de futebol era a principal competição da modalidade, uma espécie de Copa do Mundo. Naquela ocasião, o Uruguai faturou o título.

Apenas um mês após a vitória, eles se enfrentaram contra a Argentina em dois amistosos, um em cada lado do rio da Prata. A segunda partida, que aconteceu em Buenos Aires, no campo do Sportivo Barracas, em 2 de outubro de 1924, foi a que mudou a história do futebol.

Aos 15 minutos, o argentino Cesáreo Onzari, ponta direita do Huracán, cobrou escanteio que foi direto para a rede uruguaia sem que mais ninguém a tocasse. Foi o primeiro gol desse tipo a ser registrado na história.

Na época, o gol foi chamado pelos jornais de 'o gol de Onzari contra os Olímpicos', mas, eventualmente, esse nome foi encurtado para apenas 'gol Olímpico'.


“Por homenagem ou ironia, aquela raridade foi chamada de gol Olímpico. E até hoje é chamado assim, nas poucas vezes em que acontece. Onzari passou o resto de sua vida jurando que não tinha sido casualidade. E embora tenham transcorrido muitos anos, a desconfiança continua: cada vez que um chute de escanteio sacode a rede sem intermediários, o público celebra o gol com uma ovação, mas não acredita nele”, escreveu o famoso autor uruguaio Eduardo Galeano em seu livro 'Futebol ao Sol e à Sombra', em 1995.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A história do gol olímpico

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×