Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Chinesinho e sua boa passagem pelo Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Chinesinho durante sua passagem pelo Verdão

Sidney Colônia Cunha, mais conhecido como Chinesinho, teve uma Grande carreira no século passado. O jogador, filho de chineses, teve passagens por clubes gigantes do futebol brasileiro, tendo grande destaque no Palmeiras.

Chinesinho nasceu no Rio Grande, no dia 15 de setembro de 1935, e começou sua carreira em sua cidade. Aos 18 anos foi revelado Pelo Riograndense, no ano seguinte foi para o Renner, outra equipe gaúcha, e conseguiu se destacar, chamando a atenção dos clubes mais fortes do estado. 

Quando começou sua carreira atuava como ponta-esquerda, e foi contratado pelo Internacional, em 1955. Logo em seu primeiro ano foi Campeão Gaúcho, sendo o seu segundo consecutivo, pois no ano anterior havia ganho pelo Renner. Essa foi a sua única conquista pelo Colorado. 

Mesmo sem ganhar títulos, o atacante conseguiu se destacar e mostrar todo seu talento dentro de campo. Depois de alguns anos, deixou a equipe gaúcha, sendo contratado pelo Palmeiras em 1958, junto com Valdir Joaquim de Moraes e Ênio Andrade. 

Chegou sendo titular do alviverde, mostrando toda sua categoria pela equipe paulista. Em 1959, em um empate sem gols contra a Portuguesa, o goleiro Valdir se machucou e teve que deixar os gramados, e na época não eram permitidas alterações. 

Por causa do ocorrido, o técnico Brandão mandou Ênio Andrade para o gol, e deslocou Chinesinho para o meio-campo. O jogador conseguiu se adaptar rapidamente a posição, mostrando que tinha um grande potencial naquela função. 

Desde aquele dia, o jogador aderiu a sua nova função, sendo titular do meio-campo alviverde. Em 1959, a equipe conquistou o título do Campeonato Paulista, contra a equipe do Santos de Pelé. Após um final emocionante, com três jogos, o Verdão venceu a última de virada por 2 a 1, e ficou marcado como “supercampeonato”, por causa da final. 

Além desse grande título, o jogador ainda chegou a conquistar o Campeonato Brasileiro de 1960, após uma grande campanha. O jogador continuou sendo muito importante para o elenco, sendo um dos protagonistas do elenco alviverde. 


Chinesinho ficou no Palmeiras até 1962, quando acabou recebendo uma grande proposta do futebol italiano. O Verdão aceitou a oferta do Modena, pois a quantia era muito boa para a época, e por isso o meio-campista deixou o clube. 

Pelo Verdão foram 241 jogos, com 147 vitórias, 46 empates e 48 derrotas, marcando 55 gols, e com dois títulos na conta. Além disso tudo, deixou uma alta quantia de dinheiro para o clube, por causa da sua transferência, e o Palmeiras usou para contratar diversos jogadores, construindo a tão famosa ‘Primeira Academia’. O ex-jogador faleceu em 2011.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Chinesinho e sua boa passagem pelo Palmeiras

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×