Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mauro Ramos de Oliveira - O capitão do bi

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Mauro levantando a Taça do Mundo no Chile, em 1962

Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, conquistando o bicampeonato da Copa do Mundo, e em uma delas sendo capitão da equipe, completaria 93 anos neste 30 de agosto de 2023 se estivesse vivo. Mauro Ramos de Oliveira construiu uma grande trajetória no futebol, com passagens pelo São Paulo, Santos e Toluca.

O zagueiro que nasceu em Poços de Caldas, em Minas Gerais, no dia 30 de agosto de 1930, começou sua carreira no futebol paulista, atuando pelo São Paulo. Com um porte físico impressionante, sendo alto e forte, o jogador era muito firme no sistema defensivo.

Dentro de campo passava medo aos adversários, pois era muito forte e sabia utilizar sua força ao seu favor. Além disso, era muito importante no jogo aéreo, utilizando muito bem o seu tamanho, tendo uma forte cabeçada, marcando diversos gols pelos clubes que passou.

O jogador começou no profissional do São Paulo em 1948 e, no mesmo ano, já foi convocado para a Seleção Brasileira. Mas no começo não era importante, e nem muito utilizado, mas com o passar do tempo, começou a ganhar mais espaço na Seleção e foi campeão do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) de 1949, mas ficou de fora da lista final da Copa do Mundo .

Pelo São Paulo se tornou ídolo, ganhando alguns títulos importantes na história do clube, e por causa disso se tornou titular da Seleção Brasileira, indo para o Mundial de 1954. Mauro Foi campeão do Mundo em 1958 com a Canarinho, mas na reserva de Bellini e Orlando.

Porém, dois anos depois da Copa de 1958, o jogador mudou de clube, indo atuar no Santos de Pelé. Assim que chegou no Peixe, se tornou titular facilmente e teve um poder de liderança muito forte, tornando-se capitão da equipe, assim como era no São Paulo. 

A equipe do Santos era surreal, jogava por música, com todas as estrelas que tinha no elenco. Mauro foi multicampeão pelo clube, construindo uma história belíssima pelo time. E toda sua liderança foi levada a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1962, quando se tornou o capitão daquele elenco.


O zagueiro teve o grande privilégio de se tornar bicampeão do mundo, e ainda levantou a taça da competição. Em 1965, acabou deixando a seleção, após quase vinte anos atuando com a tão poderosa camisa amarela do Brasil.

O jogador acabou deixando o Santos em 1967, depois de uma passagem belíssima, conquistando todos os títulos possíveis, para atuar no Toluca, do México. E após uma temporada se aposentou do futebol. Infelizmente, o Brasil perdeu o zagueiro em 2002, no dia 18 de setembro. Mauro foi vítima de câncer no estômago.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Mauro Ramos de Oliveira - O capitão do bi

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×