Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Há 20 anos, Brasil conquistava o seu primeiro Ouro no Futebol Feminino em Jogos Pan-Americanos

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Jogadoras comemoram o Ouro

Há 20 anos a Seleção Brasileira conquistou a sua primeira medalha de Ouro no Futebol Feminino em Jogos Pan-Americanos. A partida começou no dia 14 de agosto de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, mas só terminou no dia seguinte, por causa de uma forte chuva, mas com a vitória brasileira sobre o Canadá.

O Brasil não tinha participado da competição em 1999, na edição Winnipeg, no Canadá, pois os países  filiados à Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), menos o Uruguai, boicotaram o torneio. Então em 2003, foi a grande estreia da equipe feminina na competição.

A equipe brasileira caiu no grupo A, que tinha o Canadá e o Haiti. Na primeira fase, as seleções se enfrentavam, e as duas melhores campanhas passavam. Existiam dois grupos apenas, então os times que passassem já estariam na semifinal da competição.

O Brasil goleou o Haiti na estreia por 5 a 0, dando um passo importante para a classificação. O Canadá também venceu o Haiti, mas por 4 a 1, com um saldo inferior à nossa seleção. Na última rodada as duas se enfrentaram para decidir o primeiro lugar no grupo, e o Brasil goleou novamente por 5 a 0.

No grupo B, que tinha México, Argentina e Costa Rica, os dois que se classificaram foram o México, em primeiro lugar, e a Argentina, na segunda colocação. Na semifinal as seleções se cruzavam. 

Na semifinal foi um clássico, Brasil e Argentina, e em um jogo disputado, as meninas brasileiras venceram por 2 a 1, com uma grande atuação de Marta. Na outra decisão, o Canadá venceu o México por 3 a 2, e as duas equipes voltaram a se cruzar depois da goleada na fase de grupos.

A partida estava marcada para o dia 14 de agosto, às 19 horas do horário local. Mas, aos 24 minutos, o jogo estava empatado em 0 a 0, e começou uma forte chuva no Centro Olímpico Juan Pablo Duarte. Com isso, tiveram que aguardar alguns minutos, mas a chuva não parou, e tiveram que transferir para o dia seguinte. 

No dia 15, o jogo reiniciou, e o Brasil voltou bem, pressionou e criou boas chances de gols. Aos 43 minutos, Formiga abriu o placar para o Brasil, deixando as meninas mais tranquilas para retornar no segundo tempo. 


Porém, as canadenses voltaram melhor para a segunda etapa, fazendo uma forte pressão e gerando muito perigo. Depois de tanta insistência, Kiss, aos 21 minutos, empatou a partida. Com o placar igual, o jogo ficou aberto, com ambos os times tentando, mas, ao mesmo tempo, tendo uma cautela, porque qualquer erro poderia ser fatal.

A partida foi se encaminhando para a prorrogação, mas ambos os times tiveram oportunidade para matar a decisão no tempo normal, mas acabaram desperdiçando. Na época, a prorrogação era gol de ouro, então quem fizesse primeiro levava o título, ou o jogo ia para as penalidades. 

Mas a prorrogação não durou muito, com apenas um minuto, Cristiane, que entrou durante o jogo e ainda era novata na seleção, marcou para o Brasil. O gol deu o ouro para as brasileiras, que fizeram uma campanha perfeita, ganhando todos os jogos, menos a final, que foi para a prorrogação.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Há 20 anos, Brasil conquistava o seu primeiro Ouro no Futebol Feminino em Jogos Pan-Americanos

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×