Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carlos Alberto Silva e sua passagem vitoriosa como técnico do Porto

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Carlos Alberto Silva teve uma passagem bem sucedida pelo Porto

Carlos Alberto Silva nasceu em Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, no dia 14 de agosto de 1939, e teve uma carreira como jogador, mas teve mais sucesso como treinador. Como profissional na beira do gramado comandou grandes times, inclusive a seleção brasileira, e passou pelo Futebol europeu, sendo campeão pelo Porto.

A sua trajetória dentro de campo acabou cedo, mas a sua vida no futebol ainda não tinha finalizado. Pois se formou em Educação Física, e Alberto voltou a campo, mas dessa vez fora das quatro linhas, sendo treinador. Sua primeira equipe foi a Ferroviária, um clube do interior paulista.

O treinador ficou na Ferroviária apenas dois anos, 1972 e 73, e ficou longe do futebol alguns anos, até voltar a dirigir um clube em 1978, quando assumiu o Guarani, sendo campeão brasileiro, título que completou 45 anos no último 13 de agosto.

Depois disso sua carreira alavancou, tendo passagens por grandes times do futebol brasileiro, como São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Cruzeiro, entre outros. Após fazer sucessos em alguns desses clubes, o treinador foi convidado para dirigir a Seleção Brasileira em 1987.

Na Amarelinha, teve um percalço, que foi a derrota por 4 a 0 para o Chile, na Copa América. Mas, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1987, do Torneio Bicentenário da Austrália e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1988. Mas, ainda em 1988, acabou sendo trocado por Sebastião Lazaroni.

Em 1989, foi contratado novamente pelo São Paulo, sendo vice-campeão brasileiro, mas após o péssimo desempenho no Campeonato Paulista de 1990, foi demitido. Depois, foi para o futebol Japonês, quando treinou o Verdy Yomiuri Kawasaki.

Depois de um ano retornou ao Brasil, dessa vez para comandar o Corinthians, mas ficou pouquíssimo tempo, pois logo na sequência recebeu uma ótima proposta do futebol europeu. Carlos foi contratado pelo Porto, uma nova experiência na vida do treinador.

O técnico chegou para dirigir um dos maiores clubes do país, e conseguiu acertar a equipe, montando um grande time. Em sua primeira temporada, já acertou e fez o Porto mostrar um bom futebol, sendo bem regular, e mostrando uma força nos torneios nacionais.

O Porto fez uma grande campanha no campeonato nacional, se tornando campeão em 1991-92. Mas a boa sequência não parou por aí, pois na próxima temporada a regularidade continuou, e a equipe se manteve com bom futebol, sendo a grande força do país.


A equipe conseguiu conquistar o bicampeonato nacional, fazendo mais uma ótima campanha. O treinador fez um excelente trabalho nos seus dois primeiros anos no clube, ganhando uma idolatria da torcida, mas isso não durou muito tempo, pois na temporada seguinte, a equipe não conseguiu manter e o técnico acabou sendo demitido, retornando ao futebol brasileiro.

Mas seu desempenho gerou bons frutos, além de outra boa campanha dirigindo o Guarani, em 1994. Entre 1996 e 1997, ele foi o treinador do Deportivo La Coruña. Seu último clube foi em 2004, novamente em Portugal, quando dirigiu o Santa Clara. Infelizmente, em 2017, Carlos Alberto Silva estava se recuperando de uma cirurgia no coração, mas acabou não resistindo, falecendo no dia 20 de janeiro, aos 77 anos.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Carlos Alberto Silva e sua passagem vitoriosa como técnico do Porto

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×